Notícias
SEGURANÇA Armas de fogo apreendidas serão doadas a órgãos de segurança pública
O Decreto 8.938 diz que as armas apreendidas serão encaminhadas pelo juiz competente ao Comando do Exército, no prazo máximo de 48 horas, para destruição ou doação aos órgãos de segurança pública ou às Forças Armadas.
CIDADE Governo decreta ponto facultativo nos dias 23 e 30 de dezembro
De acordo com o calendário, os órgãos fecham na sexta-feira e só reabrem na segunda-feira, tanto no Natal como no Ano Novo. Apenas serviços essenciais de saúde e segurança pública estarão em funcionamento, seguindo escala de plantão. O Ganha Tempo estará aberto nos dias 23 e 30 de dezembro em função de abrigar algumas empresas privadas, mas as unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) não funcionarão nestas datas.
AGRICULTURA Projetos de leis do Proalmat e da Defesa Sanitária Animal são aprovados
Mato Grosso possui atualmente 600 mil hectares plantados de algodão. A fibra é o segundo item na pauta de exportações do estado e registrou até outubro deste ano US$ 625 milhões em vendas. Entre os principais compradores do algodão mato-grossense estão a China, Indonésia, Coréia do Sul, Tailândia e Paquistão.
CULTURA Arquivo Público guarda registros de fatos históricos relacionados ao natal
O jornal ‘O Estado de Mato Grosso’, de 27 de dezembro de 1973, exibia a manchete: É comemorada a festa do Senhor Bom Jesus. Foi a primeira celebração no período natalino ocorrida na Catedral Metropolitana de Cuiabá, conhecida popularmente como Igreja Matriz, inaugurada em maio daquele ano. O texto também anunciava uma novena dedicada às crianças no dia 25 de dezembro.
SISTEMA PRISIONAL Estado economiza quase R$ 6 mi com uso de tornozeleira eletrônica
“O Governo executa um controle sobre pessoas que foram autorizadas, em audiências de custódia, a responder a processo em liberdade. Quando a Central identifica algum problema, seja sinal de rompimento ou descarregamento da tornozeleira, entramos em contato para verificar o que ocorreu. Se a pessoa não justificar a infração, ela perde o benefício dado pelo Judiciário e retorna para o Sistema Penitenciário”, explica o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Fernando Lopes .