Notícias POLÍTICA
Maia e Alcolumbre já admitem adiamento de eleições municipais
Com o avanço da pandemia do coronavírus, a Câmara e o Senado tentarão adiar as eleições municipais, marcadas para outubro. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avisou, porém, que a ideia é evitar a prorrogação de mandatos de prefeitos e vereadores.
Com aval do Congresso, governo vai barrar socorro a quem processa a União
O governo federal vai excluir do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus aqueles Estados e municípios que tenham ajuizado ações na Justiça contra a União por motivos relacionados à pandemia da covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus).
FHC e Lula divergem sobre pedidos de impeachment de Bolsonaro
Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticaram o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas divergiram sobre o movimento pelo impeachment. Ambos ratificaram, em eventos separados, as posições já declaradas sobre um processo de impedimento na Câmara.
Senado aprova maior proteção a profissionais expostos à covid-19
O Senado aprovou nesta terça-feira (12) um projeto de lei (PL) que determina a adoção de medidas de proteção aos profissionais que são expostos a pessoas doentes ou suspeitas de contaminação pelo novo coronavírus. Dentre essas medidas, estão o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI) e a prioridade na realização de testes de diagnóstico de covid-19. Por ter havido alterações da relatora, a senadora Zenaide Maia (Pros-RN), o projeto volta à Câmara para análise.
“É fato que a pandemia causada pelo novo coronavírus vem expondo a riscos significativos de contraíram a doença e evoluírem de forma letal os profissionais que atuam em contato com pessoas com covid-19, sobretudo médicos e enfermeiros”, disse Zenaide em seu relatório.
Celso de Mello libera vídeo de reunião para Moro, PGR e Polícia Federal
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Celso de Mello liberou o vídeo da reunião ministerial citada por Sergio Moro em seu depoimento, para a defesa do ex-juiz, para o procurador-geral da República, Augusto Aras, e para a delegada Christiane Corrêa, responsável pela investigação na Polícia Federal sobre possível interferência do presidente Jair Bolsonaro na instituição.
O advogado-geral da União, José Levi, também terá acesso integral ao material.
Celso de Mello escreveu em sua decisão (eis a íntegra – 190kb) que o acesso tem como objetivo permitir que sejam formuladas perguntas para interrogatórios de ministros citados pelo ex-juiz.