Publicado em Domingo - 13 de Novembro de 2022

SAÚDE Técnicos pedem vacinas para impedir que variantes sofram mutações

Diante do aumento de casos de covid-19, autoridades sanitárias internacionais estão em alerta. O registro de novos casos da doença tem a ver com o surgimento de novas subvariantes da Ômicron, BQ.1 e XBB. Segundo os primeiros estudos, elas podem ser mais transmissíveis e resistentes às barreiras vacinais.

Leia mais...
© Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil

PC-MT
PC-MT

POLÍCIA Força-tarefa apura denúncias de exercício ilegal da profissão e venda de medicamentos contrabandeados em drogarias

Publicado em Domingo - 13 de Novembro de 2022 | por Redação TA c/ PJC-MT

Vigilância Sanitária de Cuiabá montaram uma força-tarefa para apurar denúncias de que drogarias funcionariam sem um farmacêutico responsável, comercializando medicamentos falsificados ou importados de forma ilegal.

Leia mais...

POLÍCIA Operação Retomada cumpre 29 ordens judiciais contra investigados por tráfico e organização criminosa

Publicado em Sexta - 11 de Novembro de 2022 | por Redação TA c/ PJC-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Vera com apoio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Sinop, deflagrou nesta sexta-feira (11.11) a Operação Retomada, para cumprimento de 29 mandados judiciais. A operação faz parte de ações de repressão qualificada ao tráfico de entorpecentes e formação de organização criminosa na região.

Equipes policiais das unidades da Delegacia Regional de Sinop cumpriram 17 mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Sinop, Sorriso, Vera e Várzea Grande.

Na cidade de Vera foram cumpridas 8 prisões. Ainda, uma em Sinop e uma em Várzea Grande. Outros sete mandados de prisão foram cumpridos em unidades prisionais de Sorriso, Cuiabá e Várzea Grande contra investigados que já estavam detidos por outros crimes.

Leia mais...
© Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil

SAÚDE Em 24 horas, país registra 18.622 casos e 49 mortes por covid-19

Publicado em Sexta - 11 de Novembro de 2022

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (11) mostram que o Brasil registrou, desde o início da pandemia, 688.656 mortes por covid-19. Segundo o boletim epidemiológico, número total de casos confirmados da doença é de 34.889.576.

Em 24 horas, foram registrados 18.622 novos casos. No mesmo período, foram confirmadas 49 mortes de vítimas do vírus. Ainda segundo o boletim, 34.115.188 pessoas se recuperaram da doença e 104.354 casos estão em acompanhamento.

Estados

De acordo com os dados divulgados, São Paulo lidera o número de casos, com 6,16 milhões, seguido por Minas Gerais (3,88 milhões) e Paraná (2,75 milhões). O menor número de casos é registrado no Acre (150 mil). Em seguida, aparece Roraima (175,9 mil) e Amapá (178,7 mil).

Em relação às mortes, de acordo com os dados mais recentes, São Paulo apresenta o maior número (175.825), seguido de Rio de Janeiro (75.908) e Minas Gerais (63.897). O menor número de mortes está no Acre (2.029), Amapá (2.164) e Roraima (2.175).

Leia mais...
© Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil

SAÚDE Mais de 69 milhões não tomaram 1ª dose de reforço contra covid-19

Publicado em Sexta - 11 de Novembro de 2022

Mais de 69 milhões de brasileiros ainda não voltaram aos postos para receber a primeira dose de reforço da vacina contra covid-19, segundo dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI). De acordo com Ministério da Saúde, 32,8 milhões de pessoas poderiam ter recebido a segunda dose de reforço contra a doença

Leia mais...

GERAL Governo de MT publica decreto com redução de expediente em dias de jogos do Brasil

Publicado em Sexta - 11 de Novembro de 2022 | por Redação TA c/ Secom-MT

O Governo de Mato Grosso publicou, em edição extra do Diário Oficial nesta sexta-feira (11.11), decreto com redução de expediente nos órgãos e entidades do Poder Executivo nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022, disputada no Catar (Qatar).

Leia mais...
Foto: Ministério da Saúde
Foto: Ministério da Saúde

SAÚDE Mato Grosso recebe 19.440 doses de vacina para a faixa etária de seis meses a três anos

Publicado em Sexta - 11 de Novembro de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu, na manhã desta sexta-feira (11.11), 19.440 doses da vacina Pfizer, destinada ao público de seis meses de idade e a menores de três anos. De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, este quantitativo deverá ser destinado à aplicação de três doses

Leia mais...
PJC-MT
PJC-MT

POLÍCIA Operação prende mandantes e executores dos homicídios de quatro trabalhadores em Nova Monte Verde

Publicado em Sexta - 11 de Novembro de 2022 | por Redação TA c/ PJC-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu nesta sexta-feira (11.11), em duas cidades da região norte do estado, 13 mandados de prisão e de busca e apreensão contra alvos investigados por homicídios consumados e tentados nas cidades de Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde.

Leia mais...

SAÚDE Kalil autoriza a construção de mais duas UBS, anuncia credenciamento de mais 46 ESF e dobra cobertura da Atenção Básica

Publicado em Quinta - 10 de Novembro de 2022 | por Redação TA c/ Secom-VG

O prefeito Kalil Baracat e o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo Aparecido de Barros, assinaram, nesta quinta-feira (10), Ordem de Serviço para início de construção de mais duas Unidades Básicas de Saúde, a serem construídas nos bairros Jardim Maringá I e São Mateus II. As unidades estão orçadas no valor de R$ 1 milhão e serão construídas por meio de recursos próprios.

Kalil assegurou que a saúde, assim como o saneamento básico, são as principais prioridades de sua gestão. Para ele, saneamento e saúde são indissociáveis, de modo que paralelo ao maior investimento da história da água em Várzea Grande que está sendo feito pela Prefeitura, é necessário fortalecer a atenção básica, secundária e terciária.

“Temos 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Vamos construir mais estas duas unidades e até o final do meu mandato mais cinco. Com isso, queremos avançar na promoção e prevenção à saúde, evitando o agravamento de doenças como diabetes, hipertensão, tabagismo e Infecções Sexualmente Transmissíveis, além de fortalecer a vacinação”, disse o prefeito.

Leia mais...
Coleta de amostras em aves - Foto: Assessoria
Coleta de amostras em aves - Foto: Assessoria

GERAL Indea pede reforço na biossegurança em MT após casos confirmados da doença na América Latina

Publicado em Quinta - 10 de Novembro de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria Indea-MT

Os casos confirmados de influenza aviária na Colômbia e no México, nas últimas semanas, ligaram sinal amarelo na produção de aves em Mato Grosso. Médicos veterinários do Indea/MT orientam para o reforço nas medidas de biosseguridade e a atenção com a sanidade avícola, em granjas e criações de aves de fundo de quintal.

O Brasil nunca registrou a influenza viária, mas nem por isso os cuidados devem ser deixados de lado. A Doença de Newcastle, que também atinge aves, teve um caso notificado em Mato Grosso, em 2006, no município de Lambari d’Oeste.

Como medida de prevenção e monitoramento, médicos veterinários do Indea têm percorrido as granjas comerciais para coleta de amostras.

Leia mais...