Notícias
RODOVIAS Governo começa reconstrução completa da rodovia que dá acesso a Barra do Bugres
Entre os trechos considerados prioritários que poderiam ser concessionados à iniciativa privada, Marcelo Duarte confirmou que estão a rodovia MT-010, entre o distrito de Nossa Senhora da Guia (Cuiabá) e Rosário Oeste; a MT-235, de Nova Mutum e Sapezal; a MT-100, de Alto Taquari a divisa com Mato Grosso do Sul; a MT-130, de Paranatinga a Primavera do Leste; e a MT-320, entre Nova Santa Helena e Alta Floresta.
GERAL Análise histórica mostra que corrupção no Brasil persiste desde o período colonial
"Desde a colônia, temos um Estado que nasce por concessão, no qual a instituição pública é usada em benefício próprio. A corrupção persiste no Brasil devido a essa estrutura de colonização" - Denise Moura, historiadora
SAÚDE Pesquisadores concluem o sequenciamento do genoma da esquistossomose
A esquistossomose é, atualmente, o segundo maior problema de parasitose no mundo, depois da malária. A doença é causada pelo Schistosoma mansoni, parasita que tem no homem seu hospedeiro definitivo, mas que precisa de caramujos, como a espécie Biomphalaria glabrata', para desenvolver o ciclo evolutivo.
SEGURANÇA Novas viaturas vão reforçar a segurança em 11 municípios de Mato Grosso
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, a aquisição de novos veículos e reforço no efetivo policial influenciaram positivamente no atendimento de ocorrências, operações integradas e resolução de crimes em todas as regiões do Estado. Entre os municípios beneficiados estão Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Nova Mutum, Juína, Confresa, Guarantã do Norte, Tangará da Serra, Primavera do Leste, Sinop, e Pontes e Lacerda.
GERAL Reativação do Porto de Cáceres será um marco no escoamento da produção de MT
O Porto do Governo do Estado em Cáceres está em nome da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamet), que auxilia a APH na obtenção de licenças ambientais. Desde que assumiu a gestão, o governador Pedro Taques teve a preocupação de recuperar a viabilidade do embarcadouro, que estava praticamente “abandonado,” num termo de cessão com a Docas Brasil. Havia o risco de o Estado ser processado, já que se trata de um patrimônio público cedido pela União à Metamat.