Notícias POLÍTICA
Lúdio pede prorrogação de concurso da Segurança com provas marcadas para a mesma data do Exame da OAB
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) requereu ao Governo do Estado a prorrogação do concurso público convocado pela Secretaria do Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), com provas previstas para o dia 20 de fevereiro de 2022. Isso porque a data coincide com a aplicação do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizada em âmbito nacional em todos os estados da federação, conforme item 3.1.1 do Edital XXXIV Exame de Ordem Unificado.
“Isso impossibilita que milhares de possíveis candidatos ao concurso da Sesp-MT se inscrevam no exame da OAB ou vice e versa, considerando que o bacharelado em Direito é sem sombras de dúvidas uma formação compatível com a área de Segurança Pública”, explica Lúdio.
O maior corredor de escoamento da safra de Mato Grosso está em completo abandono
O maior corredor de escoamento da safra de Mato Grosso não recebe o mínimo cuidado de manutenção por parte do desgoverno Bolsonaro.
Fiz o trajeto de carro pela rodovia de Santarém (PA) a Cuiabá (MT) e encontrei no lado paraense a estrada sem pavimentação asfáltica e os poucos trechos com asfalto completamente esburacados e sem manutenção.
Bolsonaro não respeita os produtores e produtoras de Mato Grosso.
Regulamentação de repasses do Governo aos times da Série D começa a sair do papel
Uma reunião realizada nesta segunda-feira (10), na sede da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (SECEL), deu início às tratativas para regulamentação da lei 11.150/2021, no que diz respeito aos repasses do Governo aos times que vão representar Mato Grosso na Série D do Campeonato Brasileiro de futebol deste ano. Eles vão repartir R$ 1 milhão do Programa Mato Grosso na Série A.
Serão beneficiados o Ação, de Santo Antônio de Leverger, campeão do campeonato estadual de 2021, e o vice, Operário, de Várzea Grande. Seus diretores receberam, hoje, a lista de documentos e certidões que exigidas pela Secel, gestora do programa e responsável pela regulamentação da lei.
Eleições 2022: confira as regras para propaganda eleitoral
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, em dezembro, todas as normas que valerão para as eleições gerais de 2022, incluindo aquelas referentes à propaganda eleitoral. Entre as principais novidades está o endurecimento das regras relativas à produção e compartilhamento de informações sabidamente inverídicas sobre candidatos
Barranco requer informações sobre agendas políticas do chefe do Ermat
O deputado estadual Valdir Barranco apresentou um requerimento de nº 746/2021, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (16.12.2021), com pedido de informações sobre as atividades “extraoficiais” do advogado Aécio Rodrigues (PSL), coordenador do Escritório de Representação de Mato Grosso em Brasília (Ermat).
Motivado pela preocupação do uso da máquina do Estado para pré-campanha, Barranco busca saber qual o cargo ocupado por Aécio Rodrigues, qual as atribuições do cargo e qual a remuneração. Além de também cobrar prestação de contas de todos os gastos com diárias e com passagens e hospedagens dele no período de ocupação do cargo.
Pacientes oncológicos terão prioridade nos atendimentos nas iniciativas pública e privada
Já é lei em Mato Grosso a garantia do direito ao atendimento prioritário à pessoa em tratamento oncológico. De autoria do deputado Eduardo Botelho (DEM), a Lei 11.621/21 foi publicada em dezembro de 2021. Dessa forma, os estabelecimentos públicos, privados e as agências bancárias terão que oferecer atendimento prioritário
Assembleia aprova projeto de lei que libera pesca nos Rios Manso e Cuiabazinho
Seguiu para redação final o projeto de lei (646/2021), de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) e de lideranças partidárias. Ele susta os efeitos da lei 11.486, que proibia a pesca profissional em toda a extensão dos rios Manso e Cuiabazinho.
Agora, a proibição se restringe apenas a uma área de 3 km da barragem da Usina do Manso, salvo nas modalidades de pesca exercidas com a finalidade de subsistência, amadora ou científica.
Empresa recebe autorização para construir ferrovia ligando Água Boa a Lucas do Rio Verde
Mato Grosso deverá ganhar mais uma ferrovia para agilizar o escoamento da produção agrícola nos próximos anos. A VLI Logística recebeu autorização para a construção do ramal ferroviário que vai interligar Água Boa a Lucas do Rio Verde. O projeto da VLI prevê que o novo ramal terá 557 quilômetros