Notícias SAÚDE
Taxa de complicação de cirurgias eletivas no PS antigo está abaixo de 1%
As cirurgias eletivas realizadas no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), do programa MT Mais Cirurgias, têm sido um grande sucesso. Até o momento, mais de 800 procedimentos foram realizados. A ação, que começou em agosto, tem como objetivo tirar mais de 11 mil pessoas de todo Estado que aguardam na fila para passar por algum tipo de procedimento cirúrgico.
Conforme revelou o médico responsável pelas equipes de cirurgias, Douglas Dolce Domingues, outro indicador do sucesso das cirurgias é a taxa de complicação, que está abaixo de 1%. “Pelo fato destas cirurgias serem de baixa complexidade e a internação ser no máximo de 48h, quase todos os pacientes estão tendo alta sem nenhum tipo de complicação”, comentou.
Mato Grosso registra nesta segunda-feira 838.562 casos e 15.241 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (10.10), 838.562 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 15.241 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Dos 838.562 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso
Outubro Rosa: histórias inspiradoras de mulheres que superaram câncer
A fisioterapeuta Roberta Perez, especializada na área cardiorrespiratória, tinha a vida profissional com que sonhou, mas às custas do abandono da saúde e do autocuidado, como ela conta. “Estava há anos sem ir ao médico, só me consultava quando caía gripada entre um plantão e outro.
Várzea Grande inicia vacinação em crianças de 3 e 4 anos neste sábado
A partir deste sábado (08), a Prefeitura de Várzea Grande inicia a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos de idade na ação 'VG Vacina Kids'. A imunização para a primeira dose será realizada no anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ipase, das 8h às 16h.
Criança paraense não está com poliomielite, diz ministério
O Ministério da Saúde informou não se tratar de poliomielite o caso registrado no Pará em uma criança de 3 anos de idade. De acordo com a pasta, o caso ocorrido no município de Santo Antônio do Tauá é de “paralisia flácida aguda”.
Pará investiga suspeita de paralisia infantil em criança de 3 anos
A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) notificou ao Ministério da Saúde que investiga uma suspeita de paralisia infantil em um menino de 3 anos de idade, do município de Santo Antônio do Tauá, no nordeste do estado.Em comunicação de risco do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde
Estudos vão mostrar como covid-19 afetou a saúde mental da mulher
Além dos impactos sociais e econômicos, a pandemia da covid-19 trouxe repercussões na saúde mental da população como um todo e, de forma especial, na saúde mental da mulher. Em entrevista hoje (5) à Agência Brasil, a psiquiatra Ritele Hernandez da Silva, membro da Comissão de Saúde Mental da Mulher, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), informou que estudos serão feitos para dimensionar a extensão do impacto porque, na verdade, a pandemia não acabou.
“Vamos ver ao longo do tempo, mas alguns estudos dizem que a covid pode ter correlação com sintomas depressivos e ansiosos”. A médica destacou que os sintomas da chamada covid longa, por outro lado, podem estar vinculados com outros sintomas existentes previamente.
Saúde e GAAT abrem campanha de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, em Várzea Grande
A prefeitura de Várzea Grande, por meio do Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT) e a Secretaria Municipal de Saúde, abriu na manhã desta quarta-feira (05), a campanha “Outubro Rosa” de 2022. O evento foi realizado nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social- CRAS- Cristo Rei.
Presente na abertura, a primeira-dama, promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, destacou que o cuidado com a mulher é uma rotina em todas as unidades de saúde da Prefeitura, o que inclui serviços e orientações sobre a prevenção ao câncer de mama e o do colo do útero.
Campanha de Vacinação terminou no dia 30 contabilizando menos de 50% da meta atendida em Cuiabá
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite chegou ao fim no dia 30 de setembro e menos da metade do público previsto recebeu a dose de reforço em Cuiabá. Das 35.892 crianças de 1 ano a menores de 5 anos, apenas 11.746 foram vacinadas, conforme registrado até o momento. Isso representa 32,73% do público correspondente. Agora, somente as vacinas do calendário vacinal estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá.
“Acabou a vacinação contra a Poliomielite na idade de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Mas, as unidades de saúde seguem ofertando as doses para a atualização da caderneta em conformidade com o calendário vacinal da criança”, destacou a responsável técnica da vacinação, Nágila da Costa Rocha.
Instabilidade de temperatura contribui para quadros virais em crianças
Verão estendido em julho, quando seria inverno; e tempo instável desde agosto, entrando pela primavera. Sazonalmente, a transição de temperatura contribui para o aumento da incidência de quadros virais em São Paulo. Números dos últimos 30 dias da Secretaria de Estado da Saúde mostram um crescimento de 20% nos atendimentos de pronto-socorro nos hospitais da capital referência de atendimento pediátrico, o Darcy Vargas e o Cândido Fontoura. Durante esse período do ano, segundo o governo, é comum o aumento de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças..
Os dados indicam ainda que, em todo estado, de 22 de julho a 20 de setembro, foram notificados 1.256 casos de SRAG em crianças de 5 a 11 anos de idade, o que representa 85,4% a menos do que no mesmo período do ano passado.