Publicado em Quarta - 20 de Outubro de 2021 | por Redação TA c/ Sefaz-MT

Batalhão Fazendário aumenta efetivo e passa a operar 24 horas nos postos fiscais

O 27º Batalhão Fazendário da Secretaria de Fazenda (BPMFaz) recebeu um aumento em seu corpo policial, passando de 26 para 32 militares que dão apoio em ações de fiscalização e agora passam a atender nos seis postos fiscais do estado por 24 horas.

Leia mais...
Foto: Sefaz-MT
Foto: Sefaz-MT

© Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

IBGE cancela contrato com empresa organizadora do Censo Demográfico

Publicado em Segunda - 18 de Outubro de 2021

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou hoje (18), no Rio de Janeiro, que o contrato com o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) ,empresa organizadora do processo seletivo simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022, que termina hoje, não será prorrogado. Em nota, esclareceu "que o PSS para as funções de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor, que estava suspenso, passará à condição de cancelado".

Acrescentou que, “conforme previsto no edital, em casos como esse, de cancelamento, o IBGE publicará nos seus canais oficiais os procedimentos para a devolução das taxas de inscrição já efetuadas”.

Leia mais...
Presidente do Indea, Emanuele de Almeida - Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT
Presidente do Indea, Emanuele de Almeida - Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

Presidente do Indea de MT está entre as 100 mulheres mais influentes do agronegócio do país

Publicado em Domingo - 17 de Outubro de 2021 | por Redação TA c/ Secom-MT

A presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Emanuele de Almeida, é destaque da Lista Forbes dessa semana, em homenagem ao Dia da Mulher Rural, comemorado em 15 de outubro. Emanuele está entre as 100 mulheres brasileiras apontadas pela publicação como as "Mais Poderosas do Agro".

Leia mais...
Foto: Divulgação Museu de História Natural
Foto: Divulgação Museu de História Natural

Exposição apresenta esqueletos de animais para explicar bioma do Pantanal

Publicado em Domingo - 17 de Outubro de 2021 | por Redação TA c/ Secel-MT

Jacaré, anta, quati, tuiuiú, capivara e até uma sucuri de dois metros de comprimento integram a exposição “O Pantanal através dos esqueletos”, aberta ao público no Museu de História Natural de Mato Grosso. A proposta é apresentar para os visitantes um olhar diferente do Pantanal, sob a perspectiva do sistema esquelético de alguns dos animais que habitam o bioma e mostrar como é a interação desses bichos com o ambiente.

Os esqueletos integram acervo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e foram reconstituídos em tamanho real para a exposição, realizada em parceria com o Laboratório de Anatomia Animal Comparada da UFMT.

Leia mais...
Foto: Sedec-MT
Foto: Sedec-MT

MT Gás cria comissão para solucionar gargalo de abastecimento em postos de GNV

Publicado em Quarta - 13 de Outubro de 2021 | por Redação TA c/ Sedec-MT

A diretoria da Companhia Mato-grossense de Gás (MT Gás), proprietários dos postos de combustíveis que comercializam o gás natural veicular (GNV) em Cuiabá e Várzea Grande, representantes do Sindicato dos motoristas de aplicativos de Mato Grosso (Sindmapp-MT) e Associação de Motoristas de Aplicativos de Mato Grosso (Ama-MT) formaram uma comissão para solucionar o gargalo das filas nos quatro postos que abastecem a grande Cuiabá. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (13.10), após reunião realizada no auditório da PGE.

Leia mais...
© Marcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil
© Marcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil

Agressões contra crianças e adolescentes chegam a quase 120 mil

Publicado em Terça - 12 de Outubro de 2021

No data em que se comemora o Dia da Criança (12), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulgou que o Brasil alcançou a marca de 119,8 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes entre os meses de janeiro a setembro deste ano.

Leia mais...
Foto: Lidiana Cuiabano/Detran-MT
Foto: Lidiana Cuiabano/Detran-MT

Detran-MT reforça quanto aos cuidados com a segurança das crianças e as mudanças na Lei de Trânsito

Publicado em Terça - 12 de Outubro de 2021 | por Redação TA c/ Detran-MT

Neste dia 12 de outubro, em que se comemora o Dia das Crianças, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) reforça quanto a importância dos cuidados com a segurança dos pequenos no trânsito e destaca as mudanças promovidas em abril deste ano, pela Lei Federal nº 14.071/2020, para o transporte de crianças em veículos e motocicletas.

Quando se trata de crianças e trânsito, os cuidados devem ser redobrados, pois as limitações relacionadas ao desenvolvimento infantil representam um risco em potencial para a incidência de acidentes de trânsito.

Leia mais...
Foto: Mayke Toscano
Foto: Mayke Toscano

“Foi a realização do sonho de 2.400 noivos”, afirma emocionada a primeira-dama de MT sobre o Casamento Abençoado

Publicado em Segunda - 11 de Outubro de 2021 | por Redação TA c/ Secom-MT

O tão esperado dia do sim para 1.200 casais aconteceu neste domingo (10.10), no Ginásio Aecim Tocantins. O Casamento Abençoado é uma ação do Governo de Mato Grosso, com a coordenação da primeira-dama do Estado Virginia Mendes. A execução do projeto foi feita através da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (UNAF) e da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC).

O objetivo era proporcionar de forma gratuita a regularização civil matrimonial de casais com renda total de até três salários mínimos e que estão cadastrados no CADÚnico.

Leia mais...

Exposição Vale dos Dinossauros é aberta no Parque Bernardo Berneck em Várzea Grande

Publicado em Domingo - 10 de Outubro de 2021 | por Redação TA c/ Secom-VG

No coração do Centro Ecológico de Recreação e Lazer Parque Bernardo Berneck de Várzea Grande foi aberta a exposição “Vale dos Dinossauros”, onde foram instaladas 11 réplicas das mais importantes espécies de dinossauros encontradas pela arqueologia mundial. Entre elas estão o dinossauro Chapadense (Pycnonemassaurus nevese) encontrado na região de Chapada dos Guimarães e o Uberabatitan Ribeiror, o maior dinossauro do Brasil descoberto em Minas Gerais.

Leia mais...
Foto: PMMT
Foto: PMMT

Primeira-dama e PM entregam brinquedos para mais de 700 crianças carentes de Cuiabá e Várzea Grande

Publicado em Domingo - 10 de Outubro de 2021 | por Redação TA c/ Secom-MT

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e policiais militares do 2º Comando Regional e da Cavalaria, proporcionaram neste sábado (09.10) um dia de alegria e lazer para mais de 700 crianças carentes das cidades de Cuiabá e Várzea Grande. As ações sociais fazem parte da programação da PM em comemoração ao Dia das Crianças, que será celebrado na próxima terça-feira (12).

No bairro Chapéu do Sol, em Várzea Grande, os policiais prepararam para as crianças um espaço com brinquedos infláveis gigantes, circuito de obstáculos, exposições e muita diversão com o palhaço Peluzim Júnior. Elas foram presenteadas com brinquedos e as famílias delas receberam cestas básicas.

Leia mais...