Publicado em Segunda - 06 de Fevereiro de 2023 | por Redação TA c/ Fapemat

Pesquisa apoiada pela Fapemat estuda uso de óleo de pequi e baru na nutrição de frangos

Uma pesquisa realizada com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) busca melhorar a qualidade animal e segurança alimentar com a utilização de óleos extraídos do pequi e do baru na dieta de aves.

Leia mais...
Foto: João de Melo/Empaer-MT
Foto: João de Melo/Empaer-MT

Posto de identificação RG Politec - Foto: Ascom/Politec
Posto de identificação RG Politec - Foto: Ascom/Politec

Novo sistema para emissão de carteira de identidade garante mais segurança, destaca diretor da Politec

Publicado em Segunda - 06 de Fevereiro de 2023 | por Redação TA c/ Secom-MT

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) se prepara para a implantação de um novo sistema de emissão de carteira de identidade nacional, integrado aos dados da Receita Federal, e que irá garantir mais segurança para a população.

Leia mais...
© Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Ministra diz que é preciso garantir alimentos próprios dos yanomami

Publicado em Domingo - 05 de Fevereiro de 2023

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, desembarcou neste sábado (4), em Boa Vista, para acompanhar de perto as ações interministeriais que tentam conter a crise humanitária envolvendo o povo Yanomami. Afetados pela presença do garimpo ilegal em suas terras, os indígenas têm sofrido com casos de desnutrição e doenças como malária e pneumonia, situação histórica, mas que piorou nos últimos quatro anos.

Após visitar a Casa de Saúde Indígena (Casai) e o Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira (FAB), a ministra se reuniu com integrantes do Centro de Operações Emergenciais (COE), do governo federal, para atualizar as ações em andamento. Representantes de entidades indígenas e de organismos internacionais, como a Organização Panamericana de Saúde (Opas) e os Médicos Sem Fronteiras, também estiveram presentes.

Leia mais...
© Jamil Bittar/Direitos reservados
© Jamil Bittar/Direitos reservados

Brasil bate recorde em geração de energia renovável

Publicado em Domingo - 05 de Fevereiro de 2023

No ano passado, as usinas hidrelétricas responderam por 73,6% do total gerado (45.613 MW médio). As eólicas por 14,6% (9.066 MW médio). Já as demais fontes, como biomassa, pequenas centrais elétricas (PCH), solar e as centrais geradoras hidrelétricas (CGH) foram responsáveis por 11,8% (7.291 MW médio).

Leia mais...
© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

Abono salarial: valores podem ser consultados a partir deste domingo

Publicado em Domingo - 05 de Fevereiro de 2023

Os trabalhadores que têm direito ao abono salarial do PIS/Pasep começam a receber o benefício a partir do próximo dia 15 de fevereiro. A consulta à disponibilidade dos valores e às datas de pagamento poderão ser feitas a partir deste domingo (5) pelo portal Gov.br e pela Carteira de Trabalho Digital.

Leia mais...
Marcello Casal Jr - Agência Brasil
Marcello Casal Jr - Agência Brasil

Governo prorroga prazo de adesão a benefício fiscal do setor comercial

Publicado em Quinta - 02 de Fevereiro de 2023 | por Redação TA c/ Sefaz-MT

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Fazenda (Sefaz), prorrogou o prazo para os estabelecimentos varejistas e atacadistas optarem pelo benefício fiscal de crédito outorgado, que reduz o imposto incidente nas operações praticadas. A adesão deve ser formalizada até o dia 28 de fevereiro e, após aprovada, será retroativa ao dia 1º de janeiro de 2023.

A prorrogação do prazo foi publicada nesta quarta-feira (01.02) na edição extra do Diário Oficial, por meio do Decreto nº 106.

A adesão ao crédito outorgado, para contribuintes que ainda não fruem do benefício, deve ser realizada no Sistema de Registro e Controle da Renúncia Fiscal (RCR), disponível dentro do Acesso Web (acesso restrito) da Sefaz.

Leia mais...

Prefeitura de Cuiabá convoca aprovados nos cargos de TDI, TNE e ASG

Publicado em Quinta - 02 de Fevereiro de 2023 | por Redação TA c/ Sicom CBA

A Prefeitura de Cuiabá convoca 175 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários de Prestação de Serviços por Tempo Determinado e Formação de Cadastro Reserva Nº 009/2022/GS/SME, da Secretaria Municipal de Educação (SME), nos cargos de Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI), Técnico em Nutrição Escolar (TNE) e Auxiliar de Serviços Gerais (ASG), para várias Regionais.

Os candidatos convocados devem comparecer à Secretaria de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, no próximo sábado (4), às 8h, para entrega de documentos e atribuição.

Leia mais...
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Anatel amplia uso de bloqueadores de celular, internet e drones

Publicado em Quinta - 02 de Fevereiro de 2023

Usados até agora apenas em penitenciárias, os bloqueadores de sinais de celular, de internet, de drones e de receptores de GPS poderão ser ativados em mais locais. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (2) uma resolução que amplia as possibilidades de uso dos equipamentos.

Leia mais...
© Divulgação/Paulo Belote
© Divulgação/Paulo Belote

Glória Maria: pioneirismo e referência para jornalistas negras

Publicado em Quinta - 02 de Fevereiro de 2023

A perda, na manhã desta quinta-feira (2), da jornalista Glória Maria, causou um grande impacto na imprensa nacional. Mas, em especial, as jornalistas negras sentiram a perda de sua principal referência profissional. Pelas redes sociais, diversas jornalistas negras também renderam homenagens à Glória Maria.

Leia mais...
Prédio da Ager-MT - Foto: Meneguini/Gcom-MT
Prédio da Ager-MT - Foto: Meneguini/Gcom-MT

Ager abre concurso público com 54 vagas para cadastro reserva

Publicado em Quarta - 01 de Fevereiro de 2023 | por Redação TA c/ Secom-MT

A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager) publicou nesta quarta-feira (1º.02), no Diário Oficial, edital de concurso público para a formação de cadastro reserva. Ao todo, são 54 vagas para cargos de nível superior e ensino médio.

Conforme o edital, os cadastros reservas de nível superior são para os cargos de analista administrativo e analista regulador, para graduados em Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação ou Sistemas de Informação, Direito, Economia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Sanitária. Já os cargos de técnico administrativo e inspetor regulador têm como requisito a conclusão do ensino médio. Para este último cargo ainda é exigida a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A/B.


Leia mais...