Publicado em Sábado - 28 de Janeiro de 2023

Carnaval 2023: desfile dos megablocos no Rio começa dia 4 de fevereiro

Os blocos chamados de mega, por costumarem reunir mais de 100 mil pessoas nos desfiles do pré-carnaval e do carnaval do Rio de Janeiro, estão terminando os preparativos para se encontrarem novamente com os foliões. Na fase pré-carnaval, a programação dos oito megablocos, um recorde no carnaval carioca, começa em 4 de fevereiro com o Carrossel de Emoções. No dia seguinte, tem a estreia do Bloco da Lexa. O Chora me Liga vai reunir os foliões no dia 11 e o Bloco da Preta, no dia 12.

Já no carnaval, como nos anos anteriores à pandemia, o sábado (18 de fevereiro) é do Cordão da Bola Preta, que tradicionalmente costuma receber mais de 1 milhão de foliões. Na terça de carnaval (21), será a vez do Fervo da Lud. As apresentações se estendem até depois do chamado período momesco.

Leia mais...
© Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Emanoele Daiane
Emanoele Daiane

Defesa Civil alerta para ocorrência de chuvas fortes no final de semana

Publicado em Sexta - 27 de Janeiro de 2023 | por Redação TA c/ Sicom CBA

Defesa Civil alerta população para previsão de final de semana chuvoso em Cuiabá. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) neste sábado (28) a probabilidade de chuva é de 90% de chuva com muitas nuvens e trovoadas isoladas. A precipitação deve ficar na casa dos 15 mm e a umidade relativa do ar variar entre 75% e 91%, com ventos de 10km/h. A temperatura deve ficar entre 23ºC a mínima e a máxima de 31ºC.

No domingo (29), a probabilidade de chuva será de 67%. A temperatura deve ficar entre 23ºC a mínima e 30ºC a máxima com ventos de 14 km/h e precipitação de até 10 mm. A umidade relativa do ar fica entre 64% e 93%.

Leia mais...
Arquivo: Apresentação do projeto em 2019 - Foto: Jana Pessôa
Arquivo: Apresentação do projeto em 2019 - Foto: Jana Pessôa

Madrinha do projeto ‘Autismo na Escola’, primeira-dama de MT ressalta a importância da inclusão social

Publicado em Quarta - 25 de Janeiro de 2023 | por Unaf

O projeto idealizado pela psicóloga Érica Rezende Barbieri a partir da cartilha ‘Autismo, Sonho de Menino’, foi apresentado à primeira-dama do estado Virginia Mendes em 2019. O material reproduz a história de Érica com os filhos autistas. Um deles é o Enã Rezende, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) de grau leve, que se formou em medicina.

“Por muito tempo a Dra. Érica buscou ajuda do poder público para multiplicar o alcance da cartilha, que é um material de inclusão precioso e não conseguiu respaldo.

Leia mais...
Foto: Ademar Andreola/Sefaz-MT
Foto: Ademar Andreola/Sefaz-MT

Transportadores autônomos já podem emitir documento fiscal pelo celular

Publicado em Terça - 24 de Janeiro de 2023 | por Redação TA c/ Sefaz-MT

Os transportadores autônomos de Mato Grosso já podem baixar e utilizar o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF). Por meio dele, os motoristas conseguem fazer a emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) de forma fácil e simplificada, sem a necessidade de ir até uma Agência Fazendária.

A emissão dos documentos fiscais pelo celular é mais uma medida adotada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) para trazer eficiência aos serviços fazendários, reduzindo a burocracia. Atualmente, o caminhoneiro tem que se dirigir à uma Agência Fazendária, cada vez que faz um transporte de carga, para emitir o CT-e e o MDF-e.

Leia mais...
© Marcello Casal jr/Agência Brasil
© Marcello Casal jr/Agência Brasil

Prova de vida passará a ser responsabilidade do INSS

Publicado em Terça - 24 de Janeiro de 2023

Procedimento essencial que garante o pagamento de aposentadorias e pensões, a prova de vida deixará de ser feita pelo segurado. De agora em diante, caberá ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fazer a comprovação por meio de cruzamento de dados.

Leia mais...
Portal Transparência do Estado de Mato Grosso - Foto: Ligiani Silveira - CGE/MT
Portal Transparência do Estado de Mato Grosso - Foto: Ligiani Silveira - CGE/MT

Portal Transparência de MT recebe 4,8 milhões de visitas e registra salto de qualidade em quatro anos

Publicado em Segunda - 23 de Janeiro de 2023 | por Redação TA c/ CGE-MT

Com 4,8 milhões de visitas entre 2019 e 2022, o Portal Transparência do Governo de Mato Grosso teve salto de qualidade ao longo dos quatro anos. Foi o que comprovaram organizações não-governamentais em avaliações da página. Destaque para a conquista do Selo Ouro na primeira avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública

Leia mais...

Morre ex-secretário de Fazenda de Várzea Grande

Publicado em Quinta - 19 de Janeiro de 2023 | por Redação TA c/ Secom-VG

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda, o vice-prefeito José Hazama, e o secretário de Governo, Benedito Gonçalo de Figueiredo, lamentam o falecimento do contador e ex-secretário de Fazenda do Município, Bolanger José de Almeida, vítima de câncer na noite de ontem, aos 71 anos.

Além do cargo de secretário em Várzea Grande, durante a gestão do ex-prefeito Murilo Domingos, Bolanger atuou no Estado, foi secretário de Planejamento da prefeitura de Cuiabá, ocupou outros cargos públicos ao longo de sua vida e era também professor-titular do Departamento de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Bolanger está sendo velado na capela Santa Rita, em Cuiabá, e o sepultamento está previsto para às 16h. Ele estava internado desde o último domingo, mas não resistiu.

Leia mais...
Atendimento ao público Desenvolve MT - Foto: Michel Alvim | Secom-MT
Atendimento ao público Desenvolve MT - Foto: Michel Alvim | Secom-MT

Crédito liberado pelo Governo de MT a micro e pequenos empresários cresce 68% em 2022

Publicado em Quinta - 19 de Janeiro de 2023 | por Redação TA c/ Desenvolve MT

A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT) liberou R$ 23,1 milhões em 2022 em crédito liberado para apoiar empreendedores, por meio de linhas de crédito fortalecendo os pequenos negócios, gerando emprego e renda nos municípios mato-grossenses. Pelo terceiro ano consecutivo, a Agência bateu recorde em concessão de crédito.

Leia mais...
Limpurb
Limpurb

Cemitério do São Gonçalo recebe operação de limpeza durante esta semana

Publicado em Quinta - 19 de Janeiro de 2023 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

O Cemitério do São Gonçalo recebe, nesta semana, uma operação de limpeza. O trabalho coordenado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) foi iniciado na terça-feira (17) e a previsão é que seja concluído até sexta-feira (20). A ação segue o planejamento de manutenção de equipamentos públicos, executado diariamente.

Leia mais...
© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

IBGE: desemprego recua para 8,1% no trimestre encerrado em novembro

Publicado em Quinta - 19 de Janeiro de 2023

A taxa de desocupação ficou em 8,1% no trimestre terminado em novembro. O percentual representa recuo de 0,9 ponto percentual (p.p.) na comparação com os três meses anteriores, quando atingiu 8,9%. É, ainda, o menor resultado desde o trimestre de fevereiro a abril de 2015. Com a queda para 8,7 milhões, o número de desempregados alcançou o menor contingente desde o trimestre encerrado em junho de 2015.

Leia mais...