Publicado em Quinta - 23 de Maio de 2019

Ministro de Minas e Energia diz que não há barragem segura no Brasil

O ministro de Minas e Energia, Beto Albuquerque, disse nesta quinta-feira (23), que não há barragem segura no país. Em depoimento na Comissão de Meio Ambiente do Senado, sobre segurança de barragens, o ministro disse que "não tem barragem segura. Esse conceito não existe”.

Leia mais...
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Câmara Temática de Meio Ambiente debate poluição sonora

Publicado em Quarta - 22 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ MPE-MT

A primeira reunião da Câmara Temática de Meio Ambiente do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) foi realizada nesta quarta-feira (22 de maio), para tratar de poluição sonora e perturbação do sossego, enquadradas respectivamente como crime ambiental e contravenção penal.

Leia mais...

Sem lei que difere cobrança do ICMS não haverá sustentabilidade florestal nem econômica, aponta Cipem

Publicado em Terça - 21 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ Ascom CIPEM

O problema surgiu em meados de 2018, quando o Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF-MT) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) interpretaram que a publicação da referida lei resultava em renúncia fiscal e recomendaram a suspensão dos seus efeitos.

Leia mais...

Defesa Civil de Mato Grosso fará parte do plano de prevenção e combate a incêndios florestais

Publicado em Quinta - 16 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ CBM-MT

O Corpo de Bombeiros Militar apresentou, na quarta (15), o Plano de Operações para Temporada de Incêndios Florestais (Potif 2019) à Defesa Civil de Mato Grosso, com destaque para as ações preventivas, preparatórias para a estação seca que se aproxima em Mato Grosso.

Leia mais...

MPF instaura inquérito civil para apurar poluição do rio Araguaia por concessionária de serviço de água e esgoto

Publicado em Domingo - 12 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ MPF-MT

O Ministério Público Federal (MPF) em Barra do Garças (MT) instaurou inquérito civil público com o objetivo de apurar responsabilidade da empresa Águas de Barra do Garças pelo derramamento de esgoto, sem tratamento, no leito do rio Araguaia.

Leia mais...

Mato Grosso busca liberação de recursos para prevenção e combate a incêndios florestais

Publicado em Quarta - 08 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ CBM-MT

O governador Mauro Mendes, juntamente com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alessandro Borges, participou de uma reunião nesta quarta-feira (08) com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em Brasília. A pauta principal o projeto de prevenção e combate a incêndios florestais

Leia mais...

Mato Grosso reduz desmatamento na Amazônia em 78%

Publicado em Domingo - 05 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ Sema-MT

O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon aponta que Mato Grosso reduziu em 78% o desmatamento na Amazônia durante o mês de março de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. Já no acumulado entre agosto de 2018 e março de 2019, em relação ao mesmo intervalo de tempo em 2017/18, a queda foi de 18%.

De acordo com o boletim, em março de 2019, o SAD detectou 67 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal, uma redução de 77% em relação a março de 2018

Leia mais...

Alertas emitidos por plataforma digital resultam na prisão em flagrante de três pessoas por desmatamento ilegal

Publicado em Domingo - 05 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ MPE-MT

Ministério Público do Estado de Mato Grosso realizou diligência, que contou com o apoio da PM local, para notificar o proprietário da Fazenda Vale dos Buritis, em Itiquira, para cessar atividade que, segundo os alertas, indicava ser de desmatamento ilegal.

Leia mais...

Sema e ANM desenvolvem ações conjuntas para segurança de barragens

Publicado em Quarta - 01 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ Sema-MT

A secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a Agência Nacional de Mineração (ANM) assinaram, nesta terça-feira (30), um termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de ações conjuntas ou coordenadas para execução da Política Nacional de Segurança de Barragens em Mato Grosso.

Leia mais...