Publicado em Quarta - 08 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ CBM-MT

Mato Grosso busca liberação de recursos para prevenção e combate a incêndios florestais

O governador Mauro Mendes, juntamente com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alessandro Borges, participou de uma reunião nesta quarta-feira (08) com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em Brasília. A pauta principal o projeto de prevenção e combate a incêndios florestais

Leia mais...
Foto: GCOM

Mato Grosso reduz desmatamento na Amazônia em 78%

Publicado em Domingo - 05 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ Sema-MT

O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon aponta que Mato Grosso reduziu em 78% o desmatamento na Amazônia durante o mês de março de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. Já no acumulado entre agosto de 2018 e março de 2019, em relação ao mesmo intervalo de tempo em 2017/18, a queda foi de 18%.

De acordo com o boletim, em março de 2019, o SAD detectou 67 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal, uma redução de 77% em relação a março de 2018

Leia mais...

Alertas emitidos por plataforma digital resultam na prisão em flagrante de três pessoas por desmatamento ilegal

Publicado em Domingo - 05 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ MPE-MT

Ministério Público do Estado de Mato Grosso realizou diligência, que contou com o apoio da PM local, para notificar o proprietário da Fazenda Vale dos Buritis, em Itiquira, para cessar atividade que, segundo os alertas, indicava ser de desmatamento ilegal.

Leia mais...

Sema e ANM desenvolvem ações conjuntas para segurança de barragens

Publicado em Quarta - 01 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ Sema-MT

A secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a Agência Nacional de Mineração (ANM) assinaram, nesta terça-feira (30), um termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de ações conjuntas ou coordenadas para execução da Política Nacional de Segurança de Barragens em Mato Grosso.

Leia mais...

BNDES e Reino Unido vão cooperar na área de finanças verdes

Publicado em Sexta - 26 de Abril de 2019

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o governo britânico assinaram nesta sexta-feira (26), no Rio de Janeiro, acordo de cooperação em finanças verdes, no âmbito do Prosperity Fund, ou Fundo da Prosperidade, criado pelo governo do Reino Unido para promover o desenvolvimento social

Leia mais...

Forte atuação da Prefeitura garante fim do esgoto no Parque das Águas

Publicado em Sexta - 26 de Abril de 2019 | por Redação TA c/ Sicom - CBA

Fruto de uma grande luta da Prefeitura de Cuiabá, a obra de adequação no sistema de captação de esgoto no Centro Político Administrativo foi concluída nesta quarta-feira (24). Com isso, um grande problema que afetava todo ambiente do Parque das Águas está completamente sanado. Isso porque, segundo laudo emitido pela concessionária Águas Cuiabá, a Lagoa Paiaguás não recebe mais o lançamento de dejetos.

A obra realizada na região é resultado de um forte trabalho do Município. O objetivo era assegurar a completa preservação de um dos principais patrimônios ambientais da cidade.

Leia mais...

Governo do Estado entrega laudo de vistoria da readequação de esgoto

Publicado em Quarta - 24 de Abril de 2019 | por Redação TA c/ Seplag-MT

O Estado corrigiu em menos de três meses um problema histórico. Ao todo eram 19 prédios localizados no Centro Político, totalizando 41 órgãos e entidades, que despejavam esgoto na lagoa. . A Secretaria fez gestão junto aos órgãos públicos federais e entidades de classe e cobrou dos mesmos a solução

Leia mais...

Mato Grosso recebe de Goiás proposta para recuperar Araguaia

Publicado em Domingo - 21 de Abril de 2019 | por Redação TA c/ Sema-MT

Para garantir vida longa ao rio Araguaia, o estado de Goiás apresentou a Mato Grosso uma proposta para recuperação das cabeceiras do curso d’água nos dois Estados.

Leia mais...

Audiências para regularizar CAR tem objetivo de melhorar informações ambientais

Publicado em Sábado - 13 de Abril de 2019 | por Redação TA c/ Secom-MT

As instituições envolvidas na Operação Polygonum, que apurou fraudes na validação dos registros inseridos no Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), já realizaram mais de 20 audiências unificadas para regularizar e trazer para a legalidade as propriedades que tiveram os cadastros cancelados.

Leia mais...