Publicado em Segunda - 08 de Julho de 2019 | por Redação TA c/ MPE-MT

Justiça defere liminar para suspender obras de ampliação da Orla do Porto

A Vara Especializada do Meio Ambiente de Cuiabá deferiu o pedido de liminar ajuizado pelo Núcleo de Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística para que “se impeça o início ou para que se suspenda a realização da segunda etapa das obras de ampliação da Orla do Rio Cuiabá

Leia mais...

Empaer e Indea orientam produtores sobre descarte de embalagens vazias de agrotóxico

Publicado em Segunda - 08 de Julho de 2019 | por Redação TA c/ Empaer-MT

Com o objetivo de orientar sobre a destinação de embalagens vazias de agrotóxico, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), realizou palestras no município de Colíder (650 km ao Norte de Cuiabá).

Leia mais...

Mato Grosso tem queda no desmatamento pelo quarto mês consecutivo

Publicado em Quinta - 27 de Junho de 2019 | por Redação TA c/ Sema-MT

Pelo quarto mês consecutivo, Mato Grosso obteve queda no desmatamento da Amazônia, de acordo com o Serviço de Alerta do Desmatamento (SAD) publicado mensalmente pelo Instituto Imazon. Avaliando apenas o período de 30 dias em comparação a maio de 2018

Leia mais...

Nova legislação pretende tornar regras do licenciamento ambiental mais claras

Publicado em Terça - 25 de Junho de 2019 | por Redação TA c/ Sema-MT

A legislação que rege o licenciamento ambiental no Brasil foi tema de discussão entre diversos setores na manhã desta segunda-feira (24.06). Assembleia Legislativa de Mato Grosso e Câmara Federal dos Deputados apresentaram para a sociedade as linhas gerais sobre a discussão que pretende criar regras

Leia mais...

Cuiabá avança no sistema de coleta de lixo com a chegada da Balsa Ecológica

Publicado em Quinta - 20 de Junho de 2019 | por Redação TA c/ Sicom - CBA

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entrega na segunda-feira (24), às 8h, na Praça Luís de Albuquerque, mais uma inovadora ferramenta que vai fazer parte do conjunto de ações voltadas para o recolhimento e destinação de lixo. Com a ideia de potencializar as atividades de preservação daquele que é considerado o maior patrimônio natural da cidade, o Município realiza o trabalho de coleta fluvial no Rio Cuiabá com a primeira Balsa Ecológica.

A chegada da Balsa Ecológica integra as medidas exigidas no processo licitatório, finalizado em 2018, que resultou na assinatura de contrato com a Locar Gestão de Resíduos.

Leia mais...

MT planeja empregar uso controlado do fogo para prevenção de incêndios

Publicado em Sexta - 14 de Junho de 2019 | por Redação TA c/ Sema-MT

O Estado de Mato Grosso, por meio do Comitê do Fogo, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Corpo de Bombeiros Militar, estuda aplicar a técnica de Manejo Integrado do Fogo (MIF) para diminuição de material combustível, prevenindo incêndios florestais de grandes proporções.

Leia mais...

Missão alemã afirma que Ministério Público confere robustez a programa de investimentos para redução de desmatamento

Publicado em Sexta - 31 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ MPE-MT

A participação do Ministério Público de Mato Grosso no Programa Global REDD Early Movers (REM) - REDD para Pioneiros, foi elogiada por integrantes da comitiva do banco de desenvolvimento alemão KfW (Kreditanstalt für Wiederaufbau), entidade financiadora da iniciativa. “Estamos muito satisfeitos que o Ministério Público esteja dentro do programa, isso dá robustez ao REM”, afirmou a coordenadora do REDD para Pioneiros, Christiane Ehringhaus, em reunião com o procurador-geral de Justiça do Estado, José Antônio Borges Pereira, na quinta-feira (30 de maio).

Leia mais...

Mais de 3,5 toneladas de peixe são apreendidas por órgãos de defesa do meio ambiente

Publicado em Quinta - 30 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ PJC-MT

Cerca de 3,5 toneladas de peixe de criames de várias espécies foram apreendidos, pela Polícia Civil, na quarta-feira (29.05), em ação integrada deflagrada por órgãos de fiscalização ambiental com objetivo de apurar uma denúncia. O pescado estava armazenado em um frigorífico de pescado clandestino, em uma propriedade rural no Distrito da Guia,

Leia mais...

Liminar obriga município a mapear e assegurar limpeza de terrenos

Publicado em Segunda - 27 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ MPE-MT

Leia mais...

Projeto quer banir pulverização aérea em Mato Grosso

Publicado em Quinta - 23 de Maio de 2019 | por BLOGS UOL

Maior produtor de grãos e dono da maior frota de aeronaves agrícolas do país, Mato Grosso pode ver a pulverização aérea ser banida da agricultura no estado. É isso que propõe o projeto de lei 484/2019*, apresentado pelo deputado Estadual Lúdio Cabral (PT-MT).

Leia mais...