Publicado em Segunda - 08 de Julho de 2019 | por Redação TA c/ Empaer-MT

Empaer e Indea orientam produtores sobre descarte de embalagens vazias de agrotóxico

Com o objetivo de orientar sobre a destinação de embalagens vazias de agrotóxico, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), realizou palestras no município de Colíder (650 km ao Norte de Cuiabá).

Leia mais...
Foto: Extensionista | Empaer

Mato Grosso tem queda no desmatamento pelo quarto mês consecutivo

Publicado em Quinta - 27 de Junho de 2019 | por Redação TA c/ Sema-MT

Pelo quarto mês consecutivo, Mato Grosso obteve queda no desmatamento da Amazônia, de acordo com o Serviço de Alerta do Desmatamento (SAD) publicado mensalmente pelo Instituto Imazon. Avaliando apenas o período de 30 dias em comparação a maio de 2018

Leia mais...

Nova legislação pretende tornar regras do licenciamento ambiental mais claras

Publicado em Terça - 25 de Junho de 2019 | por Redação TA c/ Sema-MT

A legislação que rege o licenciamento ambiental no Brasil foi tema de discussão entre diversos setores na manhã desta segunda-feira (24.06). Assembleia Legislativa de Mato Grosso e Câmara Federal dos Deputados apresentaram para a sociedade as linhas gerais sobre a discussão que pretende criar regras

Leia mais...

Cuiabá avança no sistema de coleta de lixo com a chegada da Balsa Ecológica

Publicado em Quinta - 20 de Junho de 2019 | por Redação TA c/ Sicom - CBA

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entrega na segunda-feira (24), às 8h, na Praça Luís de Albuquerque, mais uma inovadora ferramenta que vai fazer parte do conjunto de ações voltadas para o recolhimento e destinação de lixo. Com a ideia de potencializar as atividades de preservação daquele que é considerado o maior patrimônio natural da cidade, o Município realiza o trabalho de coleta fluvial no Rio Cuiabá com a primeira Balsa Ecológica.

A chegada da Balsa Ecológica integra as medidas exigidas no processo licitatório, finalizado em 2018, que resultou na assinatura de contrato com a Locar Gestão de Resíduos.

Leia mais...

MT planeja empregar uso controlado do fogo para prevenção de incêndios

Publicado em Sexta - 14 de Junho de 2019 | por Redação TA c/ Sema-MT

O Estado de Mato Grosso, por meio do Comitê do Fogo, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Corpo de Bombeiros Militar, estuda aplicar a técnica de Manejo Integrado do Fogo (MIF) para diminuição de material combustível, prevenindo incêndios florestais de grandes proporções.

Leia mais...

Missão alemã afirma que Ministério Público confere robustez a programa de investimentos para redução de desmatamento

Publicado em Sexta - 31 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ MPE-MT

A participação do Ministério Público de Mato Grosso no Programa Global REDD Early Movers (REM) - REDD para Pioneiros, foi elogiada por integrantes da comitiva do banco de desenvolvimento alemão KfW (Kreditanstalt für Wiederaufbau), entidade financiadora da iniciativa. “Estamos muito satisfeitos que o Ministério Público esteja dentro do programa, isso dá robustez ao REM”, afirmou a coordenadora do REDD para Pioneiros, Christiane Ehringhaus, em reunião com o procurador-geral de Justiça do Estado, José Antônio Borges Pereira, na quinta-feira (30 de maio).

Leia mais...

Mais de 3,5 toneladas de peixe são apreendidas por órgãos de defesa do meio ambiente

Publicado em Quinta - 30 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ PJC-MT

Cerca de 3,5 toneladas de peixe de criames de várias espécies foram apreendidos, pela Polícia Civil, na quarta-feira (29.05), em ação integrada deflagrada por órgãos de fiscalização ambiental com objetivo de apurar uma denúncia. O pescado estava armazenado em um frigorífico de pescado clandestino, em uma propriedade rural no Distrito da Guia,

Leia mais...

Liminar obriga município a mapear e assegurar limpeza de terrenos

Publicado em Segunda - 27 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ MPE-MT

Leia mais...

Projeto quer banir pulverização aérea em Mato Grosso

Publicado em Quinta - 23 de Maio de 2019 | por BLOGS UOL

Maior produtor de grãos e dono da maior frota de aeronaves agrícolas do país, Mato Grosso pode ver a pulverização aérea ser banida da agricultura no estado. É isso que propõe o projeto de lei 484/2019*, apresentado pelo deputado Estadual Lúdio Cabral (PT-MT).

Leia mais...

Ministro de Minas e Energia diz que não há barragem segura no Brasil

Publicado em Quinta - 23 de Maio de 2019

O ministro de Minas e Energia, Beto Albuquerque, disse nesta quinta-feira (23), que não há barragem segura no país. Em depoimento na Comissão de Meio Ambiente do Senado, sobre segurança de barragens, o ministro disse que "não tem barragem segura. Esse conceito não existe”.

Leia mais...