Notícias DIREITO DO CONSUMIDOR
Confira as novas regras para transporte aéreo no Brasil
As mudanças passam a valer para os trechos comprados a partir de 14 de março do ano que vem. Se o consumidor comprar passagens antes desta data, o que vale é a regra fixada na data da compra.
Anac aprova regra que autoriza aéreas cobrarem por bagagem despachada
A Anac também reduziu para 7 dias o prazo máximo para a devolução de bagagens extraviadas em casos de voos domésticos e para 21 dias para voos internacionais. Após esse prazo, se a bagagem não for localizada, as empresas aéreas terão no máximo uma semana para indenizar os passageiros.
Consumidor deve ficar atento na hora da compra dos presentes
Nos postos de Ganha Tempo da Praça Ipiranga e do Várzea Grande Shopping, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Procon Estadual requer que Arsec realize audiência pública para discutir reajuste tarifário
Ao solicitar a audiência, o Procon-MT, enquanto órgão de defesa do consumidor, objetiva atender os princípios de transparência e de interesse público. “No atual cenário econômico, todo e qualquer aumento de custo afeta de maneira substancial a vida do consumidor e da família brasileira. Em especial, os serviços essenciais, que são aqueles que as pessoas não podem abrir mão, como é o caso dos serviços de água e esgoto”, alerta Gisela.
Brinquedos e luminárias são foco da Operação Especial Papai Noel
“No ano passado não encontramos muito erros. Esperamos poder tranquilizar o consumidor quanto aos produtos que estão disponíveis no mercado, uma vez que terão mais tranquilidade ao presentear, cientes de que estão adquirindo produtos certificados”, pontuou Marluce Fanaia, diretora de Fiscalização do Ipem-MT, ao explicar que a expectativa é de encontrar um quadro positivo, mediante o trabalho desenvolvido ao longo dos anos.
Procons realizam pesquisa sobre comportamento do consumidor
A pesquisa mostrou que cerca de 14% dos consumidores não considera importante conferir prazos de validade dos produtos. Além disso, apenas 39,4%, ou seja, menos da metade dos entrevistados, relataram conferir sempre tais informações.
Procon Estadual orienta consumidores sobre direitos em caso de dano elétrico a equipamentos
Nos postos de Ganha Tempo da Praça Ipiranga e do Várzea Grande Shopping, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Banco do Brasil e Procon discutem efeitos do fechamento de agências bancárias no estado
O Procon-MT é um órgão vinculado à Sejudh e atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.