Notícias EDUCAÇÃO
Educação em tempo integral é bem recebida por gestores
O Programa Escola em Tempo Integral, cuja lei foi sancionada nesta segunda-feira (31) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi bem recebido por gestores e trabalhadores em educação. A perspectiva é que o programa atenda a uma demanda de aumento de matrículas em tempo integral e que, com isso, haja melhora nos resultados educacionais
Fórum Sindical convoca servidores para manifestação contra falta de proposta salarial da gestão do Prefeito Kalil Baracat
A insatisfação dos servidores públicos da prefeitura de Várzea Grande (VG) atingiu um ponto crítico devido à falta de responsabilidade, respeito e compromisso por parte do Prefeito Kalil Baracat e sua equipe de governo.
Após a promessa de apresentar uma proposta oficial de Revisão Geral Anual (RGA) de 4,36% até o dia 19/07, a gestão não cumpriu com o compromisso, o que gerou um sentimento de engano entre os trabalhadores.
Em resposta a essa situação, o Fórum Sindical convocou os servidores para um forte ato público/carreata nesta quarta-feira (26/07), às 7:30h
Prefeito entrega neste sábado (22), às 8h, a 22ª unidade educacional reformada em seu segundo mandato
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entrega neste sábado (22), às 8h, a reforma de mais uma unidade da rede pública municipal de educação. Esta será a 22ª unidade reformada e entregue, no segundo mandato da atual gestão Municipal.
A Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Novo Renascer, localizada na Estrada Rio dos Couros, Km 54 - Fazenda Velha, Distrito do Coxipó da Ponte atende 195 estudantes da Educação Infantil (Pré-Escola II) e do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano.
Em 2016 (gestão anterior), o bloco das salas de aula foi interditado devido à queda da estrutura de madeira e das telhas cerâmicas. A escola passou a atender em salas modulares.
Levantamento aponta que 97,3% dos profissionais da educação estadual se consideram sobrecarregados
Consulta realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) revela que para 97,3% trabalhadores da educação a rotina pedagógica em 2023 se tornou mais extenuante do que em anos anteriores. O levantamento faz parte do questionário disponibilizado pela Secretaria de Assuntos Educacionais do Sintep/MT, por meio da plataforma google forms, para saber a opinião dos educadores na rede estadual, sobre a rotina pedagógica após medidas impostas pelo governo Mauro Mendes ao longo do primeiro semestre.
Robótica inova na educação de jovens e torna escola muito mais atrativa
A robótica educacional estabeleceu uma nova rotina para os estudantes da Escola Estadual Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, em Campo Novo do Parecis (MT). Com o kit de robótica disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), os alunos passaram a montar protótipos e outros projetos. Os trabalhos feitos no decorrer nos primeiros meses de 2023 foram expostos na mostra ‘Programando o amanhã’, realizada como encerramento do ano letivo.
Segundo o professor de Física da escola, Francisco das Chagas Brito Paiva, para muitos dos estudantes a robótica educacional é um universo totalmente novo, desafiador e uma ferramenta que torna a escola muito mais atrativa.
Fim das escolas cívico-militares repercute entre estudantes e escolas
O Ministério da Educação (MEC) começou, esta semana, o processo de extinção do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). A decisão, que impacta cerca de 200 escolas nas cinco regiões do país, foi comemorada e criticada. Para alguns, o modelo precisa ser extinto e não está em conformidade com o papel da escola pública. Para outros, o modelo gera resultados e deve ser mantido.
Para a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a medida é uma vitória, pois o modelo cívico-militar é “um modelo de escola que acaba privando os estudantes de ter liberdade de expressão”. Para a presidenta da entidade, Jade Beatriz, o modelo “não apoia a formação do pensamento crítico e acaba excluindo uma parcela dos estudantes”.
Apenas uma em quatro pessoas com deficiência conclui o ensino básico
A proporção de pessoas com deficiência, com 25 anos ou mais, que concluem a educação básica (ensinos fundamental e médio) é de 25,6%, ou uma em quatro. A conclusão é do estudo especial sobre deficiência da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizado no terceiro trimestre de 2022, pelo IBGE
Inscrições para o Fies terminam nesta sexta-feira
Termina nesta sexta-feira (7) o período de inscrição para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2023. Os interessados têm até às 23h59 (horário de Brasília) para efetuar a inscrição por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Servidores Públicos de Várzea Grande realizam manifestações nesta quarta-feira pelo não pagamento justo da RGA
Nesta quarta-feira (07/05/23), a partir das 8h, os Servidores Públicos de Várzea Grande se unirão em um Ato Público na Avenida da FEB, em busca do cumprimento da legislação e atendimento de suas reivindicações. O Fórum Sindical dos Servidores Públicos do Município de Várzea Grande lidera o movimento, que visa principalmente o pagamento justo da recomposição salarial referente ao ano de 2023 (RGA), que acumula mais de 27% de pendências desde 2018.
Diante das dificuldades enfrentadas e da falta de avanços nas carreiras com o Prefeito Kalil Baracat e sua equipe ao longo dos últimos meses
Sisu: prazo para inscrição na lista de espera acaba dia 4 de julho
Candidatos não selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do segundo semestre, mas interessados em participar da lista de espera, têm até terça-feira (4) para acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e fazer a inscrição.