Notícias
MEIO AMBIENTE Proibição de pesca nos rios de divisa de Mato Grosso começa nesta segunda-feira
A pesca está proibida em todos os rios de Mato Grosso, incluindo os rios de divisa, a partir desta segunda-feira (1º de novembro). O defeso da Piracema já estava vigente nos rios de Mato Grosso desde o dia 1º de outubro, e vai até 31 de janeiro de 2022. A diferença de datas ocorre porque Mato Grosso antecipa em um mês o período de proibição
POLÍCIA Operação da PM fiscaliza bares, motéis e tabacarias em Várzea Grande
A Polícia Militar, por meio do 4º Batalhão, deflagrou a ‘Operação Ostensividade’, no bairro Jardim Potiguar, região conhecida por Zero KM, em Várzea Grande. A PM prendeu três pessoas, apreendeu 21 veículos, 19 porções de drogas e mais de R$ 1 mil em dinheiro.
POLÍCIA Três pessoas são presas e 22 veículos são removidos durante operação em Várzea Grande
A Operação Integrada Lei Seca realizada em Várzea Grande resultou na prisão de três pessoas que foram flagradas dirigindo embriagadas. Na fiscalização, 22 veículos foram apreendidos. A abordagem iniciou às 17h de domingo (31.10), na MT- 444 (Rodovia Mário Andreazza), km 01.
POLÍTICA Lúdio Cabral faz representação à PGJ para anular edital de seleção de interinos da Educação que exclui pessoas do grupo de risco
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) prepara uma representação ao procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges, para anular o processo seletivo lançado na quarta-feira (27) pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para contratação de professores e funcionários interinos nas escolas estaduais de Mato Grosso. Lúdio destacou diversas irregularidades no edital de seleção e solicita que o Ministério Público Estadual (MPE) acione o governador Mauro Mendes (DEM) e o secretário de Educação, Alan Porto, para suspender o edital.
“Olha a irresponsabilidade do governo de Mato Grosso: o edital é copiado integralmente de um seletivo do Espírito Santo.
MEIO AMBIENTE Conferência vai debater Estatuto do Bioma Pantanal
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em parceria com o Senado Federal e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, realiza de 10 a 12 de novembro, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, a Conferência sobre o Estatuto do Bioma do Pantanal Mato-Grossense. O evento vai reunir diversas autoridades para debaterem o uso, a conservação e a exploração sustentável da maior planície alagada do mundo.
O debate, durante os três dias, será focado no desenvolvimento sustentável no Bioma Pantanal, sob a ótica do Projeto de Lei nº 5.482/2020, de autoria do senador Wellington Fagundes (PL/MT). O interessado em participar do evento pode fazer sua inscrição pelo site da Assembleia Legislativa: www.al.mt.gov.br – no link – “Conferência sobre o Estatuto do Pantanal”.
MEIO AMBIENTE Presidente da COP diz que reunião é última chance para meta climática
A 26ª edição da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP26) representa a última chance para a humanidade cumprir as metas climáticas e limitar o aquecimento global, disse hoje (31) o presidente da reunião, Alok Sharma. O encontro começou hoje em Glasgow, na Escócia, e vai até o próximo dia 12.
SAÚDE Mato Grosso registra neste domingo 546.997 casos e 13.930 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (31.10), 546.997 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 13.930 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Foram notificadas 27 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado
SAÚDE Hospital Estadual Santa Casa realiza técnica cirúrgica inédita em Mato Grosso
O Hospital Estadual Santa Casa realizou no sábado (30.10) a primeira cirurgia pediátrica de reparação da extrofia de bexiga pela “técnica de Kelly” em Mato Grosso. A cirurgia tem o objetivo de corrigir a má formação do aparelho gênito urinário – que engloba a bexiga, uretra e genitália – e promover mais qualidade de vida ao paciente.
SEGURANÇA Ministério da Justiça destaca atuação integrada do Gefron de MT
O secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (Seopi/MJSP), Alfredo Carrijo, elogiou o trabalho realizado pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron) de Mato Grosso dentro da Operação Hórus/Vigia, que vem sendo desenvolvida desde 2019.
POLÍCIA Onze são presos por dirigir sob efeito de álcool e um por não ter habilitação na Capital
A 60ª edição da Operação Integrada Lei Seca flagrou 12 pessoas cometendo crime de trânsito, na noite de sexta-feira (29.10), em Cuiabá. Ao todo, 11 foram presas por embriaguez ao volante e uma por dirigir veículo sem carteira de habilitação. A ação foi realizada na Avenida do CPA, por volta das 23h30, no bairro Baú.