Notícias
GERAL Fiocruz espera que vacinação contra covid-19 comece até março de 2021
A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, espera que comece até março do ano que vem a imunização contra a Covid-19 com a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca. A Fiocruz assinou um acordo, em agosto, para transferência de tecnologia e produção dessa vacina no Brasil. Segundo Nísia, a produção deve começar entre janeiro e fevereiro.
“A nossa expectativa é que possamos encaminhar todo esse processo da vacina que precisa ter a validação da pesquisa. Entre os meses de janeiro e fevereiro estaremos iniciando a produção. Todo trabalho acompanhado pela agência Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e, assim, temos toda a esperança que possamos, no primeiro trimestre de 2021, iniciar esse processo de imunização, como um dos instrumentos importantes para que nós possamos lidar com essa pandemia e todos os impactos na nossa sociedade”, disse Nísia.
GERAL Mais MT vai investir R$ 936,4 milhões na melhoria do ensino público do Estado
O Governo de Mato Grosso vai destinar, por meio do Programa Mais MT, o valor total de R$ 936,4 milhões para serem aplicados na educação básica e ensino superior. O montante será dividido para contemplar três bases da educação: infraestrutura, evolução do sistema pedagógico e ensino superior.
SAÚDE Mato Grosso registra nesta segunda-feira 143.978 casos e 3.862 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (02.11), 143.978 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 3.862 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Foram notificadas 214 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado
SEGURANÇA Mato Grosso zera registro de roubos a instituições financeiras e reduz furto pela metade
A incidência de crimes praticados contra instituições financeiras tem reduzido de um modo geral em Mato Grosso. Entre janeiro e setembro de 2020, não houve registros de tentativa nem de roubo consumado a bancos. No mesmo período do ano passado, houve três ocorrências de cada. Já os casos de furto consumado reduziram pela metade, já que foram 13 casos este ano e 26 em 2019. As tentativas de furto diminuíram 55%, sendo que ocorreram 17 casos em 2020 e 38 no ano anterior.
Entre os seis registros de roubos e tentativas de 2019, a modalidade “sapatinho” foi responsável por dois deles, cujas investigações já foram concluídas, com identificação de autoria, e agora está em fase de localização dos envolvidos.
SISTEMA PRISIONAL Policiais penais evitam fuga de reeducandos na penitenciária da Mata Grande
Uma tentativa de fuga da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (215 ao Sul de Cuiabá), foi frustrada por policiais penais, na madrugada desta segunda-feira (02.11). Por volta de 3h, a equipe que fazia a vigilância na muralha das torres 02 e 03 ouviu um barulho na ala de segurança
GERAL Dia da Consciência Negra e morte de Cartola marcam mês de novembro
Novembro é um dos raros meses do ano com dois feriados nacionais: Dia de Finados, celebrado nesta segunda-feira (2), e Proclamação de República, no dia 15. Em algumas cidades brasileiras, o dia 20 de novembro também é feriado. A data é marcada pelo Dia da Consciência Negra, uma homenagem a Zumbi dos Palmares.
SAÚDE Mato Grosso registra neste domingo 143.764 casos e 3.857 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (01.11), 143.764 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 3.857 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Foram notificadas 126 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado
POLÍCIA Forças de segurança apreendem mais de 400 kg de cocaína em Mato Grosso
Em ação conjunta, o Grupo Estadual de Segurança na Fronteira (Gefron), a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam 407,15 kg de substância análoga a cloridrato de cocaína, neste sábado (31.10). A apreensão ocorreu próximo à cidade de Planalto da Serra (260 km ao Leste de Cuiabá), dentro da Operação Hórus/Vigia.
Equipes policiais receberam uma denúncia anônima de que um caminhão Ford Cargo de cor branca estaria transportando grande quantidade de entorpecentes, e que uma caminhonete Hilux de cor prata estaria sendo utilizada como “batedor”. Com essas informações, foi montada uma força-tarefa entre Gefron, PF e PRF, que se deslocaram até as rodovias MT-140 e MT-020.