Artigos Geral
Hábitos conscientes
Rafael amava a Deus e tinha fé inabalável. Um dia, durante uma viagem de volta ao lar, sobrevoando o mar, um dos motores falhou e o piloto fez um pouso forçado no oceano. Confiante e otimista agarrou-se a alguma coisa que o manteve sobre a água e ficou boiando à deriva até chegar numa ilha inabitada.
Ser bom é fazer com que pessoas sintam felicidade em viver
Em qualquer profissão, em qualquer situação, procure sempre cultivar sentimentos de justiça em relação à família, aos colegas ou aos subordinados. Ser justo é saber compreender os que nos cercam, é trabalhar por sua felicidade. Ser justo é também ter a coragem de usar um remédio amargo para reverter uma situação difícil, seja na família, na empresa ou na comunidade em que vivemos. A verdadeira justiça é a que nasce da Verdade. Começa com a consciência de que somos filhos de Deus. É a “justiça do bom coração”, diz o autor japonês Ryuho Okawa em seu livro “As Leis da Justiça”.
Obesidade: educar ou chocar?
Há 20 anos me dedico a cuidar e entender o que acontece aos pacientes com obesidade. Operei no mundo todo, escrevi livro e artigos, fiz mestrado e doutorado e, principalmente, vivenciei e vivencio a vida deles. Aprendi muito. O Brasil é um dos países com uma das maiores epidemias de obesidade, mas será que nós e o governo sabemos realmente quais as reais consequências dessa doença?
Escapa a oportunidade
Vive-se em um momento histórico simplesmente extraordinário no país. Momento que é privilegiado em razão do próprio cenário de crises social, econômica, política, ética e moral. Daí a importância de um grande debate, no qual possam estar presentes (não ao mesmo tempo) todos os segmentos da sociedade. Independentemente da conta bancária, da vitrine e da condição ou não de letrado. Mais do que nunca, o país precisa ser discutido, "passado a limpo", como dizem. Para isto, contudo, é necessário o sentar a longa mesa, desacompanhado de qualquer corrente ideológica, clerical ou corporativista.
O espaço da mulher no Judiciário
As atitudes femininas de conquistas de espaço, tem como caminho invariável a ação pioneira de mulheres que longe de submeter, sem alardes, aos nichos masculinos de predominância, ocuparam espaços de destaque no cenário nacional em áreas tão importantes como a Política e o Judiciário, para ficar nos exemplos mais visíveis.
Brasil: democracia meia-boca
A alienação política decorre não só, mas também, em grande parte, do analfabetismo escolar. Mas existem outros componentes fundamentais como a falta de cultura política, por exemplo. Pode-se se dizer que a grande falha da democracia brasileira é a baixíssima cultura política da maioria do seu povo. A nossa democracia nunca foi o que o nome traduzido do grego nos transmite: governo do povo. O que é cultura política? É um volume de conhecimentos formado por noções, de história, sociologia, matemática, economia, filosofia e outros. Além disso podemos entende-la também como um conjunto de atitudes, normas, crenças e valores políticos partilhados pela maioria dos membros de uma determinada sociedade ou nação.
Se relacionar bem é uma arte
As pessoas estão mais conectadas do que nunca. E não falo de redes sociais, falo das conexões entre elas. Além disso, com o auxílio de muitas ferramentas, a capacidade de armazenar informações não para de aumentar. E, na minha opinião, consequentemente as possibilidades de fazer negócios ou de levantar novos rumos para a carreira professional são cada vez maiores.
Juventude ao abismo
Pesquisa da Universidade de San Diego (EUA) com analítico de 11 milhões de jovens, que nasceram após 1995, apontou amadurecimento muito lento e inflexível na geração smartphone. Algo nunca visto na humanidade. E que permite hoje imprevidentemente que a adolescência tardia se prolongue até após 30 anos.
Duas perguntas que têm o poder de Comprometer uma Equipe
Dei as boas-vindas a uma colaboradora nova, que começou há 2 semanas, no financeiro. E perguntei a ela:
E aí o que está achando da empresa? Com um sorriso amarelo, ela respondeu:
- Legal.
Depois entendi o motivo. Após a aprovação para ocupar a função, ela entrou pela porta da empresa direto para o financeiro, e ali foi treinada arduamente pela gestora da área para dar conta da tarefa.
Ela não foi apresentada à empresa. Seu caminho era da entrada para a sala do financeiro, onde saia só para o almoço ou ir embora.
Caminho do bem
Admiro as pessoas que dedicam parte do seu tempo à prática da caridade. A caridade é a vitória do amor sobre o egoísmo. Tenho a ventura de conhecer pessoas caridosas que professam diversas fés religiosas: católicas, evangélicas, judias, muçulmanas, espíritas, umbandistas e candomblecistas. Conheço outras que não se filiam a nenhum credo em particular, mas são atuantes em ações beneficentes, de auxílio ao próximo.