Notícias
DIREITO DO CONSUMIDOR Novas regras do rotativo do cartão podem elevar pagamento mínimo
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) está elaborando uma carta ao BC para apontar os pontos que considera falhos na mudança. “A norma está muito solta e é difícil de entender. Isso é prejudicial ao consumidor”, diz Ione Amorim, economista-chefe do Idec. A especialista diz que, da maneira como serão as aplicadas as regras, a tendência é que o consumidor recorra mais ao mínimo. “O risco é replicar a dinâmica atual do rotativo.”
ECONOMIA Missão ao Canadá resulta em potenciais negócios para MT
Integraram a comitiva de Mato Grosso o secretário da Sedec, Ricardo Tomczyk, o deputado estadual Oscar Bezerra, representantes da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Companhia Mato-grossense de Mineração do Estado de Mato Grosso (Metamat) e das prefeituras de Alta Floresta, Apiacás, Juína, Peixoto de Azevedo, Nova Guarita, Jaciara e Rondonópolis, Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), Cooperativa de Produtores de Diamante Ltda, de Juína (Cooprodil) e Cooperativa de Desenvolvimento de Minerais de Poconé (Cooper Poconé).
ASSISTÊNCIA SOCIAL Governo do Estado chega à marca de 12 mil cirurgias realizadas em cinco edições
A busca ativa é realizada por equipes multiprofissionais da Saúde da Família dos municípios mato-grossenses. Como a Caravana tem em seu público-alvo pessoas com mais de 55 anos, o munícipio regula este público por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e encaminha aos atendimentos de cada edição.
POLÍCIA Operação ‘Bairro Seguro’ prendeu 162 pessoas em todo o Estado
Foram cumpridos também 49 mandados de busca e apreensão, 191 pessoas foram conduzidas para a delegacia, 171 veículos apreendidos e 32 recuperados, 28 armas de fogo retiradas de circulação e 101 fiscalizações do Corpo de bombeiros a estabelecimentos comerciais e bares.
SAÚDE Pacientes vão à Justiça para exigir que SUS pague tratamento com canabidiol
Judicialização. Entre 2015 e 2016, o número de pessoas que entraram com ação contra o Ministério da Saúde solicitando o fornecimento do composto triplicou, passando de 17 no primeiro ano para 46 no seguinte, Esse volume não inclui pacientes que movem ação contra as secretarias estaduais, o que indica que o número de brasileiros que vão à Justiça possa ser muito maior.