Publicado em Quarta - 28 de Setembro de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPF-MT

MP Eleitoral faz recomendações a proprietários de postos e sindicato sobre distribuição de combustíveis

Os donos de postos de combustíveis de Mato Grosso e o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado (Sindipetroleo/MT) deverão estar atentos a todas as movimentações que forem realizadas no período das eleições e prestar contas ao Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral)

Leia mais...

Faculdade tem multa fixada em R$ 4,8 mil por problemas causados a aluna, decide Tribunal

Publicado em Sexta - 23 de Setembro de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria TJMT

A Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) fixou em R$ 4,8 mil a multa aplicada pela Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT) a uma faculdade particular por falhas na prestação de serviços de uma estudante.

Leia mais...
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

STF retoma julgamento sobre vagas em creches e na pré-escola

Publicado em Quarta - 21 de Setembro de 2022

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quarta-feira (21) o julgamento que vai definir se o Estado é obrigado a garantir vagas em creches e na pré-escola para crianças de até 5 anos de idade.Até o momento, seis ministros se manifestaram para negar recurso do município de Criciúma (SC)

Leia mais...

Ministério Público de MT oferece denúncia por homicídio triplamente qualificado

Publicado em Terça - 20 de Setembro de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPE-MT

Rafael Silva de Oliveira, 24 anos, foi denunciado por homicídio triplamente qualificado, por motivo fútil, meio cruel e que dificultou a defesa da vítima Benedito Cardoso dos Santos, 44 anos. Confresa é um dos municípios atendidos pela Promotoria de Justiça de Porto Alegre do Norte.

Leia mais...

Pós-graduação do MPMT terá aula magna aberta ao público em outubro

Publicado em Segunda - 19 de Setembro de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPE-MT

Uma aula magna sobre “Direitos fundamentais sociais: perspectivas e desafios" será ministrada no dia 13 de outubro, na abertura do curso de pós-graduação lato sensu (especialização) “Proteção nacional e internacional dos Direitos Humanos”, oferecido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) - Escola Institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT). A aula será aberta ao público, com transmissão ao vivo pelo canal do MPMT no YouTube a partir das 18h (horário de Mato Grosso).

A aula magna será ministrada pelo professor titular de Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) Ingo Wolfgang Sarlet. Conforme o projeto pedagógico do curso, a pós-graduação terá 360 horas, com aulas teóricas de sexta a domingo, de outubro de 2022 a outubro 2023. A confecção e entrega do trabalho de conclusão do curso deverá ocorrer até maio de 2024. Destinado a integrantes da instituição, o curso terá 38 alunos entre membros e servidores do MPMT.

Leia mais...

Município inaugura Casa Lar em cumprimento a acordo com Ministério Público de MT

Publicado em Sábado - 17 de Setembro de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPE-MT

Em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Mato Grosso, o Município de Ipiranga do Norte (a 437km de Cuiabá) inaugurou, nesta quinta-feira (15), Casa Lar para acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Leia mais...
Foto: Leobark/Secom/MPF
Foto: Leobark/Secom/MPF

Para PGR, emenda constitucional que estendeu programa Auxílio Brasil é constitucional

Publicado em Sexta - 16 de Setembro de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPF-MT

O procurador-geral da República, Augusto Aras, opinou pela validade da Emenda Constitucional (EC) 123/2022, que estendeu os programas Auxílio Brasil e Auxílio Gás e concedeu ajuda financeira aos motoristas de táxi e transportadores autônomos de cargas. A concessão dos benefícios por parte da União foi autorizada por meio do reconhecimento de estado de emergência por conta da elevação extraordinária e imprevisível dos preços do petróleo, combustível e seus derivados, e dos impactos sociais dela decorrentes.

Leia mais...
Imagem de Bruno /Germany por Pixabay
Imagem de Bruno /Germany por Pixabay

Justiça determina que União adote medidas concretas sobre atendimentos à saúde de estrangeiros em Cáceres (MT)

Publicado em Sexta - 16 de Setembro de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPF-MT

A Justiça Federal atendeu ao pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF) e determinou que a União adote medidas concretas sobre os atendimentos à saúde de estrangeiros em Cáceres (MT) nos próximos 180 dias. A ação civil pública foi ajuizada em agosto do ano passado e tem como objetivo efetivar medidas que garantam a qualidade dos atendimentos aos residentes no município de Cáceres (MT) e região, e racionalizar a utilização dos serviços de saúde por estrangeiros residentes em cidades fronteiriças com o Brasil, incluindo eventual gestão junto ao país vizinho.

Leia mais...

Idoso tem registro de nascimento realizado aos 72 anos em Campinápolis

Publicado em Sexta - 16 de Setembro de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPE-MT

Um processo julgado na última semana na Comarca de Campinápolis (658 km a leste de Cuiabá) chamou a atenção do Ministério Público de Mato Grosso. Após pedido e parecer do promotor de Justiça substituto Roberto Farinazzo, o Poder Judiciário determinou com urgência o Registro Tardio de Nascimento de um idoso de 72 anos.

Leia mais...

MP aciona Município para regularizar funcionamento de unidade de saúde

Publicado em Quarta - 14 de Setembro de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPE-MT

A 1ª Promotoria de Justiça Cível de Cáceres (a 225km de Cuiabá) ajuizou Ação Civil Pública (ACP) contra o Município, com a finalidade de assegurar a integridade física dos frequentadores do Pronto Atendimento Médico (PAM) 24 horas na cidade.

Leia mais...