Publicado em Domingo - 20 de Julho de 2025

AGU quer apuração de movimentações financeiras antes do tarifaço

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a abertura de investigação sobre o suposto uso de informações privilegiadas visando o lucro a partir do tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil.

Segundo a AGU, o objetivo da ação é investigar o eventual vínculo do tarifaço com movimentações atípicas no mercado cambial brasileiro antes e depois de Trump anunciar a taxação de 50% das exportações brasileiras para os Estados Unidos, a partir de 1° de agosto.

Leia mais...
© Valter Campanato/Agência Brasil
© Valter Campanato/Agência Brasil

© Valter Campanato/Agência Brasil
© Valter Campanato/Agência Brasil

Eduardo aumenta ilícitos após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

Publicado em Domingo - 20 de Julho de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), escreveu neste sábado (19) que o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) intensificou a prática de condutas ilícitas depois que medidas cautelares foram impostas contra seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro

Leia mais...
Foto ilustrativa: Canva
Foto ilustrativa: Canva

Crise de Anticonvulsivantes: MPF Cobra Plano Urgente de Abastecimento e Multa de R$ 50 Milhões

Publicado em Quinta - 17 de Julho de 2025 | por Redação TA c/ MPF-MT

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública com pedido urgente contra a Pharlab Indústria Farmacêutica, Sanofi Medley Farmacêutica, Moksha8 Brasil Indústria e Comércio de Medicamentos e o Governo Federal. O objetivo da ação é garantir o fornecimento imediato e contínuo dos medicamentos Gardenal (fenobarbital), Frisium (clobazam) e Urbanil (clobazam) em todo o território nacional, além de buscar a responsabilização das empresas pelos danos coletivos e individuais causados pelo desabastecimento desses medicamentos essenciais, utilizados para controle de crises convulsivas.

Leia mais...

Feminicídio em Cuiabá: homem recebe quase 37 anos de prisão por matar companheira com 16 facadas

Publicado em Quinta - 17 de Julho de 2025 | por Redação TA c/ MPE-MT

Juniel de Pinho Silva foi condenado pelo Tribunal do Júri de Cuiabá, na terça-feira (15), pelo feminicídio da companheira Josiane Ferreira da Silva, assassinada com 16 golpes de faca. A pena foi fixada em 36 anos e 10 meses de reclusão, em regime inicial fechado. O réu foi julgado com base na Lei nº 14.994/2024, conhecida como “Pacote Antifeminicídio”, que entrou em vigor em outubro do ano passado. A nova legislação tornou o feminicídio um crime autônomo, com pena prevista de 20 a 40 anos de reclusão, além de agravar as circunstâncias do crime.

Leia mais...
© Bruno Peres/Agência Brasil
© Bruno Peres/Agência Brasil

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Publicado em Quinta - 17 de Julho de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (16) manter a validade do decreto editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aumentar as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Leia mais...
© Valter Campanato/Agência Brasil
© Valter Campanato/Agência Brasil

PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado

Publicado em Terça - 15 de Julho de 2025

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus do núcleo 1 da trama golpista.

Leia mais...

Senadora denuncia lentidão da Justiça e cobra aplicação da Lei Antifeminicídio em MT

Publicado em Sexta - 04 de Julho de 2025 | por Redação TA c/ MPE-MT

A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) apresentou, durante pronunciamento em Plenário na quarta-feira (2), os números do Observatório Caliandra, do Ministério Público de Mato Grosso, e criticou a lentidão da Justiça na aplicação da Lei Antifeminicídio (Lei 14.994, de 2024). “Os números que trago hoje a esta tribuna são fruto de um magnífico trabalho do Observatório Caliandra, do Ministério Público de Mato Grosso, com o apoio da Polícia Civil. Das 75 mulheres vítimas de feminicídio no estado desde 2024, apenas três tinham medidas protetivas contra o agressor.

Leia mais...
© Rosinei Coutinho/STF
© Rosinei Coutinho/STF

Moraes vai relatar ação da AGU para manter decreto do IOF

Publicado em Terça - 01 de Julho de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhido relator da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) protocolada pela Advocacia-Geral da União (AGU) para reconhecer a validade do decreto editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aumentar as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Moraes vai comandar o caso porque já atua como relator de dois processos que tratam do assunto. As ações foram protocoladas pelo PL e pelo PSOL. Não há data para decisão do ministro.

Leia mais...
© José Cruz/Agência Brasil/Arquivo
© José Cruz/Agência Brasil/Arquivo

Entenda como fica o IOF após derrubada de decreto

Publicado em Domingo - 29 de Junho de 2025

A derrubada do decreto que aumentava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) provocou a terceira mudança nas alíquotas em pouco mais de um mês. As alíquotas que vigoravam até 22 de maio, quando o Ministério da Fazenda anunciou as mudanças, foram retomadas.

Leia mais...
© Gustavo Moreno/STF
© Gustavo Moreno/STF

STF não atua por interesse do governo, diz Flávio Dino sobre emendas

Publicado em Sexta - 27 de Junho de 2025

Ao abrir audiência pública sobre emendas parlamentares, nesta sexta-feira (27), em Brasília, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou que a Corte atue em prol de interesses de qualquer governo, ou contra outros poderes, afirmando que é dever de todos corrigir erros que causem prejuízos à população brasileira.

“Não se cuida aqui de tratar de interesse de um ou outro partido político”, afirmou Dino. Ele frisou que o plenário do Supremo já aprovou por unanimidade um plano de trabalho para adequar as emendas aos princípios constitucionais de transparência e rastreabilidade do dinheiro público.

Leia mais...