Notícias
MEIO AMBIENTE Operação Amazônia aplicou R$ 979 milhões em multa nos 7 primeiros meses do ano
O Estado de Mato Grosso aplicou R$ 979 milhões em multas e embargou 240 mil hectares por crimes contra a flora nos primeiros sete meses de 2021, durante a Operação Amazônia, que integra órgãos estaduais e federais, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).
SAÚDE Covid-19: 40 milhões de pessoas estão totalmente imunizadas no país
Até esta sexta-feira (30), 40 milhões de pessoas receberam as duas doses ou dose única da vacina contra a covid-19 no Brasil. O número corresponde a mais de 25% do público alvo do Programa Nacional de Imunização (PNI), que inclui 160 milhões de pessoas. Se considerada a população total do país, foram vacinados 18,7% dos habitantes.
Até o momento, de acordo com dados do Ministério da Saúde, foram aplicadas 140 milhões de doses de imunizantes, sendo 99,5 milhões da primeira dose. Foram aplicadas 1,673 milhão de doses nas últimas 24 horas.
MEIO AMBIENTE Pará terá Forças Armadas no combate a crimes ambientais
O presidente Jair Bolsonaro autorizou a ampliação da utilização das Forças Armadas, no contexto da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), para combater delitos ambientais no estado do Pará.
No dia 28 de junho, ele havia editado um decreto autorizando o emprego das Forças Armadas até 31 de agosto de 2021 no combate a esse tipo de delito na Amazônia, em municípios específicos com situação mais problemática. No decreto anunciado hoje pelo Planalto, ele amplia esse combate ao estado do Pará.
Pelo primeiro decreto da GLO editado, a atuação dos militares ocorre exclusivamente em áreas de propriedade ou posse da União, como terras indígenas, áreas federais de preservação, imóveis da União, entre outros.
GERAL Governo lamenta falecimento de proprietário do jornal Diário de Cuiabá
O Governo de Mato Grosso lamenta o falecimento do diretor-presidente do Jornal Diário de Cuiabá, Adelino Messias de Mattos Praeiro, aos 83 anos, na quinta-feira (29.07), por complicações decorrentes de diabetes, hipertensão e problemas renais.
O governador Mauro Mendes prestou condolências aos familiares e amigos e desejou que possam superar o momento de perda com a força de Deus. “A Comunicação do Estado de Mato Grosso perde com o falecimento de Adelino. Que Deus possa confortar o coração da família”, disse.
EDUCAÇÃO Seduc esclarece principais dúvidas sobre o retorno das aulas na modalidade híbrida
As aulas na rede estadual de ensino de Mato Grosso serão retomadas, na modalidade híbrida, no dia 3 de agosto. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) esclarece que a rede possui todos protocolos de biossegurança e planos de contingência necessários para garantir o retorno seguro.
CULTURA Espetáculo de dança Quilombo de Nanã estreia neste sábado
O espetáculo de dança Quilombo de Nanã estreia neste sábado (31.07), às 19h30, com apresentação presencial na comunidade onde o grupo Elementares do Quilombo nasceu, a Lagoinha de Baixo na Chácara Ouro Verde, em Chapada dos Guimarães. Serão 30 lugares, dos quais 20 serão destinados aos moradores da comunidade e 10 para o público externo.
SAÚDE Mato Grosso registra nesta sexta-feira 489.642 casos e 12.765 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sexta-feira (30.07), 489.642 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 12.765 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Foram notificadas 1.535 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado
SAÚDE Mato Grosso recebe 111.240 doses de vacina contra a Covid-19 neste sábado
O Ministério da Saúde informou ao Estado o envio de 111.240 doses de vacinas para a imunização dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Uma remessa chegará em Mato Grosso às 10h20 e outra às 15h35 deste sábado (31.07), no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.
MEIO AMBIENTE Monitoramento de desmatamento será discutido em Webinar nesta sexta
Nesta sexta-feira (30), das 8h30 às 11h, ocorrerá o Webinar sobre “Experiências no Uso da Plataforma Global Forest Watch (GFW)” para coibir desmatamentos e incêndios florestais ilegais em Mato Grosso. Integrantes das Promotorias Especializadas de Bacia Hidrográfica e do Instituto Centro Vida (ICV) vão apresentar os resultados alcançados e discutir os próximos passos para manter o monitoramento dos desmatamentos e incêndios florestais ilegais no estado. O evento ocorrerá pela plataforma Google Meet com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto Centro Vida no Youtube.
De acordo com a programação, o Webinar contará com participações de representantes da GFW no Brasil e da Delegacia Especializada Contra Crimes Ambientais (DEMA) da Polícia Civil de Macapá (AP).