Publicidade

Publicado em Domingo - 07 de Outubro de 2018

Alimentos versus Prisão civil

No Brasil a restrição do direito de ir e vir do cidadão (mais claramente, a prisão) ocorre, em geral, por determinação judicial, principalmente por questão criminal. Mas ainda constam da Constituição duas hipóteses de prisão de natureza civil, uma relativa ao depositário infiel e outra relacionada ao “responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia”.

A primeira hipótese não mais existe, apesar de ainda constar do texto constitucional, ou seja, a do depositário infiel (aquele responsável pela guarda de um bem, que não lhe pertence, mas deixa que ele se perca ou desapareça).

Leia mais...

Indefinido

Publicado em Segunda - 01 de Outubro de 2018

Os rumos políticos do país estão mais indefinidos do que nunca. Não só pelos resultados das pesquisas de intenção de voto, mas principalmente pela decisão desta semana do Supremo Tribunal Federal (STF).

O Supremo reafirmou que continuarão longe das urnas os 3,4 milhões eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico. Esse número representa 2,4% do eleitorado do país. Os cancelamentos ocorreram entre 2016 e 2018.

Leia mais...

Idosos e direitos humanos

Publicado em Segunda - 01 de Outubro de 2018

Existe uma parcela bem grande de pessoas, no Brasil, inclusive um certo candidato que defende posturas conservadoras e de extrema direita, que confundem direitos humanos com a defesa pura e simples de bandidos. Esta é uma visão equivocada de quem não estuda as questões politicas, sociais e econômicas e não sabe que a ONU tem um setor o Conselho dos Direitos Humanos, para cuidar exatamente dos direitos fundamentais das pessoas e que existe um documento aprovado quando do surgimento da ONU em 1948, denominado de Declaração Universal dos Direitos Humanos, e que o Brasil, além de ser signatário da Carta da ONU tem por obrigação cumprir tratados internacionais aprovadas pela referida organização, inclusive tratados sobre direitos humanos.

Leia mais...

O tudo ou nada

Publicado em Segunda - 01 de Outubro de 2018

As nossas ações giram em funções dos nossos hábitos e esses hábitos levam-nos a decidir por impulsos, e que trazem vários vícios, que nos afastam do raciocínio lógico.

O exercício diário para atingir o equilíbrio tem como meta pessoal, estar livre para:

1 - procurar entender antes de criticar;


Leia mais...

Setembro Verde alerta para prevenção de câncer de intestino

Publicado em Segunda - 01 de Outubro de 2018

O mês de setembro é lembrado por ser muito colorido e não é somente pela chegada da primavera. No setor da saúde, as cores representam todas as campanhas de conscientização que abordam assuntos, muitas vezes, esquecidos ou pouco abordados em meio a rotina. Dentre eles, o Setembro Amarelo, Setembro Vermelho e Setembro Dourado. Mas hoje quero destacar o Setembro Verde, movimento de conscientização sobre a prevenção do Câncer Colorretal (Câncer no Intestino e Reto).

Leia mais...

Persistir na divina missão além do fim

Publicado em Domingo - 30 de Setembro de 2018

“Vós sois a luz do mundo” (Evangelho, consoante Mateus, 5:14), disse o Cristo àqueles que se integraram no que Ele veio trazer, “da parte do Pai”, à Terra.

Leia mais...

A lavagem de dinheiro e a infração penal antecedente

Publicado em Sexta - 28 de Setembro de 2018

Expressão penal em relevância no cenário brasileiro, a lavagem de dinheiro é o meio pelo qual os recursos de origem delitiva se integram no sistema econômico com aspecto de terem sido adquiridos de forma lícita. Isto é, trata-se de um mecanismo de “mascaramento” de bens de origem ilícita. O crime de lavagem de dinheiro, mesmo que autônomo, guarda relação de acessoriedade material com uma infração precedente.

Leia mais...
Economista Wilson Carlos Fuáh – É Especialista em   Recursos Humanos e Relações Sociais e Políticas
Economista Wilson Carlos Fuáh – É Especialista em Recursos Humanos e Relações Sociais e Políticas

Chegou a hora votar

Publicado em Domingo - 23 de Setembro de 2018

Chegou a hora de votar, será um momento histórico, por isso, devemos estar atentos nas escolhas dos nossos representantes, é neste momento que devemos estar levantando à história de vida de todos os candidatos, qual a formação acadêmica e cultural dos postulantes, e principalmente verificar se não respondem processos na justiça.

Os maiores cargos do país e do estado serão ocupados por esses candidatos, agora mais do que nunca temos que ser rigorosos nas nossas escolhas, pois quando aproximam às eleições tudo vira política e os políticos viram santos.

Leia mais...
ALECY ALVES, Jornalista e estudante de Serviço Social
ALECY ALVES, Jornalista e estudante de Serviço Social

Sem tempo

Publicado em Domingo - 23 de Setembro de 2018

Ainda sobre as eleições 2018, a moda do #elenão, #elenunca #elejamais que se espalhou pelas redes sociais nos grupos de whatsapp, facebook e tantos outros espaços virtuais e físicos, públicos e privados.

Decidi não responder a nenhuma provocação, a não entrar em confronto, tampouco excluir pessoas às quais contrariam o meu modo de ver, analisar e desejar de mundo.

Não que me falte opiniões e convicções dignas de defesa. Penso que profissionais como nós, jornalistas, vistos e tratados como formadores de opinião, não vamos mudar a visão de mundo de colegas, de outros jornalistas.

Leia mais...
JUACY DA SILVA, professor universitário, titular e aposentado UFMT,  mestre  em  sociologia, articulista
JUACY DA SILVA, professor universitário, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia, articulista

Pesquisas eleitorais: pra que servem?

Publicado em Domingo - 23 de Setembro de 2018

A presença de pesquisas eleitorais é um fato existente em todos os países democráticos, onde as eleições são realizadas de forma periódica para possibilitar que os eleitores possam melhor escolher seus governantes.

Essas pesquisas, para que sejam verdadeiras, devem obedecer a metodologia própria das ciências humanas e sociais, sejam elas quantitativas ou qualitativas e tem por objetivos possibilitar aos partidos, coligações ou equipes dos candidatos conhecerem as intenções dos eleitores e, a partir desse conhecimento da realidade, permitir aos mesmos traçarem suas estratégias de convenciamento dos eleitores e/ou desconstruirem a imagem de seus adversários.

Leia mais...