Publicado em Domingo - 04 de Novembro de 2018

Qual o futuro que nos aguarda?

Passadas as eleições, enquanto a “midia” e as forças conservadoras tentam direcionar a opinião pública para a questão da formação da equipe do futuro presidente, o novo formato da máquina administrativa federal; precisamos acompanhar mais de perto quais as propostas que devem, de fato, serem apresentadas `a população e quais os temas que deverão constar da agenda politica, econômica, social e cultural do novo governo a partir de 2019.

Leia mais...

Da homogeneidade à diversidade: uma reflexão atual em combate ao racismo

Publicado em Domingo - 04 de Novembro de 2018

Caro leitor, nesse mês de novembro nos deparamos com muitas datas importantes, em que o Brasil focaliza seus pensamentos reflexivos dando base para nossa história atual e que podemos transmití-la para todas as gerações vindouras. Quero me ater a um contexto que envolve um grupo étnico que vem ganhando espaço na sociedade atual, mas que ainda precisa ser cada vez mais respeitado e valorizado.

Leia mais...

Novembro Azul: juntos no combate ao câncer de próstata

Publicado em Domingo - 04 de Novembro de 2018

Iniciamos o mês de novembro empunhando mais uma bandeira. Desta vez, de cor azul e com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção do câncer de próstata. Mesmo sendo a segunda causa de morte entre a população masculina, a doença ainda é vista como tabu. O preconceito é grande, gerando a desinformação sobre a forma de detecção e tratamento do câncer de próstata, por exemplo.

O assunto é sério e precisa da atenção e envolvimento de todos, em especial, da família! Não podemos admitir que tantas vidas sejam perdidas para uma doença que – se diagnosticada precocemente - tem grandes chances de cura, como acontece com o câncer de mama (alvo da campanha Outubro Rosa).

Leia mais...
ALECY ALVES, Jornalista e estudante de Serviço Social
ALECY ALVES, Jornalista e estudante de Serviço Social

Lei do retorno

Publicado em Domingo - 04 de Novembro de 2018

Todas as vezes em que assisto ou leio alguma reportagem sobre morte de bandido, na maioria das vezes ocorrida em circunstâncias violentas e/ou com requintes de crueldade, relembro a frase que um policial militar me disse há 17 anos, durante entrevista.

Em 11 de outubro de 2001 o então sargento Jesus (José Jesus de Freitas) declarou, minutos após o assassinato de um desafeto dele, também militar: "quem mata com tiros não morre de dor de barriga".

Jesus, que também morreu assassinado com 9 tiros em uma emboscada menos de um ano depois da declaração, fazia referência ao policial suspeito do atentado que o havia vitimado no ano anterior.

Leia mais...

Você sabe com quem está falando?

Publicado em Domingo - 21 de Outubro de 2018

Uma das características de uma sociedade ainda bem distante da cidadania é o exercício do autoritarismo, transvestido de uma autoridade constituída pela lei. A sociedade brasileira mantém um grande "ranço" autoritário, prepotente, dominador e escravocrata.

Além disso, temos um sistema jurídico que deseja legislar sobre absolutamente tudo, deixando a impressão que somos uma sociedade imbecilizada e incapaz. O artigo 331 do Código Penal, Decreto Lei n. 2848/40 escancara essa situação:

Leia mais...

Princípio da vivência

Publicado em Domingo - 21 de Outubro de 2018

Desde que me conheço por gente o serviço de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande é alvo de queixas, tanto pelo preço da tarifa quanto pela quantidade de veículos circulando e a falta de qualidade.

Veículos velhos, sem ar condicionado, longo tempo de espera, descumprimento dos horários e superlotação são alguns dos itens mais recorrentes na longa lista de reclamações.

Leia mais...

Eleição 2018 é divisor de águas

Publicado em Domingo - 21 de Outubro de 2018

O eleitorado brasileiro deu provas de avanço em termos de conscientização e de participação, não somente em trabalho organizado em prol de candidatos como também em mobilização democrática e saudável contra adversários, como se viu no movimento “ele não”, liderado por grupos femininos em oposição a Jair Bolsonaro. Para isso muito contribuiu a utilização das redes sociais. Aliás, a ferramenta foi muito mais usada nesta eleição do que nas anteriores.

Leia mais...

A recepcionista e a empresária

Publicado em Domingo - 21 de Outubro de 2018

Hoje, através da história de Sarah, vou falar sobre cumprir função e missão. Sarah é funcionária de um salão de beleza fundado há dois anos. Como recepcionista, sua função é atender os clientes, seja por telefone ou pessoalmente.

Leia mais...

Administrar é chegar antes

Publicado em Domingo - 21 de Outubro de 2018

Na vida pessoal ou coletiva, temos de saber, com honestidade, nos preparar para o amanhã. Daí o imenso valor dos pais, das mães e dos educadores. Repetidas vezes retomo o que declarei, em 1981, numa entrevista ao veterano jornalista italiano radicado no Brasil Paulo Rappoccio Parisi (1921-2016): administrar o próprio lar, entidades, empresas e nações é chegar antes.

Leia mais...

Alimentos versus Prisão civil

Publicado em Domingo - 07 de Outubro de 2018

No Brasil a restrição do direito de ir e vir do cidadão (mais claramente, a prisão) ocorre, em geral, por determinação judicial, principalmente por questão criminal. Mas ainda constam da Constituição duas hipóteses de prisão de natureza civil, uma relativa ao depositário infiel e outra relacionada ao “responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia”.

A primeira hipótese não mais existe, apesar de ainda constar do texto constitucional, ou seja, a do depositário infiel (aquele responsável pela guarda de um bem, que não lhe pertence, mas deixa que ele se perca ou desapareça).

Leia mais...