Artigos
Geral A fronteira Brasil Bolívia
Na fronteira Brasil Bolívia em Mato Grosso a comunicação entre os países é uma prática cotidiana. A movimentação transnacional de cidadãos, a comercialização de bens e serviços, e o intercâmbio cultural fazem parte da vida na região. Essa rotina pode significar um fator de desenvolvimento e ajudar no progresso e bem-estar das populações envolvidas. Mas para que essa convivência seja promissora, as políticas destinadas a garantir o controle, a segurança pública e o desenvolvimento nas localidades de fronteira devem ser eficazes. Em linhas gerais, essa foi a conclusão do relatório apresentado no dia 13 de julho pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL/MT) sobre as condições de segurança e exercício da cidadania na região de fronteira.
Geral Aborto questão legal ou existencial?
O Juiz Marcelo Pimentel, titular da Décima Vara Cível de Vitória, autorizou que uma parturiente interrompesse a gravidez em vista da comprovação de que o bebê nasceria sem cérebro. Se magistrado da ativa ainda fosse, daria a mesma decisão que foi prolatada pelo digno colega.
Geral O coletivo ambiental
O meio ambiente como dimensão coletiva passou a ser realidade dos nossos dias, consagrado em artigos constitucionais por imposição de uma consciência global voltada para a preservação de toda forma de vida.
Geral O planeta Terra - I
As atividades decorrentes da presença do homem na Terra impactam em maior ou menor escala o meio ambiente dependendo da região do planeta em que isso ocorre. Muito embora as nações ricas possam ter tecnologia de ponta disponível para mitigar o grande impacto que provocam em razão do elevado nível de consumo de suas populações, sua contribuição para a degradação e o esgotamento da capacidade de suporte e resiliência da Terra são maiores do que em regiões mais pobres. Basta constatar quais são os maiores contribuintes para o aquecimento global com farta oferta de gases estufa: China, Estados Unidos, União Europeia, Índia, Rússia, Indonésia, Brasil Japão, Canadá e México.
Geral Reconhecer e recuar
A teimosia infundada não é, nem foi uma atitude saudável. O problema maior é quando a teimosia se torna prática corriqueira entre os agentes políticos. Estes, aliás, se transformam em agente público também pela via eleitoral, ou seja, pelas mãos do eleitorado. Por isso, eles, em especial na condição de agente público, jamais deveriam perder de vista os desejos, as necessidades e as vontades da população. Mas, infelizmente, não é isto que acontece cotidianamente. Veja (e) leitor, por exemplo, a criação da Secretaria Municipal Extraordinária Cuiabá 300 Anos.
Geral Aprende-se pela emoção e repetição
É no cérebro que as memórias cognitivas e emocionais são construídas. Por esta razão, torna-se necessário que o professor reconheça a importância desse estudo para promover a melhoria em suas práxis pedagógicas, e reconhecer como essa específica função executiva, desperta a cognição e a inteligência dos estudantes.
Geral É preciso enxergar o futuro
Trabalhar com a experiência do cliente hoje não se resume mais a atender bem, realizar uma venda ou responder às dúvidas com relação a determinado produto ou serviço. É preciso interagir e conhecer todo o histórico do cliente e aproveitar todos os dados captados para o planejamento de estratégias futuras. Mas como fazer isso? A análise preditiva pode ser uma das soluções.
Geral O vício que afeta o cérebro
Vejo uma confusão quando alguém afirma que o mundo virtual faz com que o relacionamento humano se torne mais frio. Muitos defendem que as pessoas estão cada vez mais isoladas devido à conectividade com o mundo nesta era pós-advento das redes sociais. Será mesmo? Ou, isso é uma questão de educação? Quantas pessoas perdem a disciplina e até o controle sobre si em função do uso do dispositivo eletrônico? Quantos mais usam isso como subterfúgio para esconderem-se de enfrentamentos às próprias dificuldades?
Geral Alerta no ar
A evolução tecnológica não tem poupado a população de problemas há muito tempo presentes no nosso cotidiano. A revolução industrial foi prodigiosa em novos métodos de manufatura, mas também contribuiu para aumentar a poluição atmosférica.
Geral Uma sociedade sem ética
É preocupante o resultado de uma recente pesquisa: para 90% dos jovens de 14 a 24 anos a sociedade brasileira é pouco ou nada ética. Nesse universo, não entram apenas os políticos o que seria um efeito previsível diante da enxurrada de denúncias e processos contra eles. Os próprios familiares pertencem à categoria dos pouco ou nada éticos na opinião de 57% dos entrevistados, o mesmo acontecendo com os amigos, para 74%. E como eles veem a si mesmos? Se 63% dizem que buscam ter conduta correta no dia a dia, apenas 8% acreditam ser possível se ético o tempo todo.