Publicado em Segunda - 12 de Dezembro de 2016 | por Redação TA c/ Gcom-MT

Sinop e Alta Floresta recebem esta semana curso de outorga da água

“Se os representantes dos usuários da água estiverem fortes, munidos de informações, os comitês também estarão fortes, tendo em vista que eles juntos formam o tripé da polícia estadual de recursos hídricos. E no final quem ganha é recurso natural que será usado de maneira planejada”.

Leia mais...
Foto: Divulgação

Pesquisadores vão avaliar impactos da agropecuária sobre biodiversidade do Pantanal

Publicado em Segunda - 12 de Dezembro de 2016 | por Redação TA c/ Gcom-MT

Como consequência à expansão das atividades agropecuárias, trouxe altas taxas de perdas e fragmentação de habitats, alteração da taxa de dispersão de sementes e polinização, aumento da pressão de caça e pesca, acréscimo das cargas de efluentes nos rios, contaminação química, assoreamento dos cursos d’água e desequilíbrio na dinâmica fluvial. “Os efeitos dessas atividades promovem a erosão da biodiversidade em escala local e regional, visto que a diversidade biológica está diretamente ligada aos padrões e processos de um ecossistema”, explicou o professor Manoel dos Santos Filho, doutor em Biologia, há mais de 15 anos atuando com Ecologia de Mamíferos.

Leia mais...

Em quase um ano, fiscalização apreende 3,6 toneladas de pescado irregular

Publicado em Segunda - 12 de Dezembro de 2016 | por Redação TA c/ Gcom-MT

A modalidade pesque e solte ou pesca por amadores também estará proibida nos rios de Mato Grosso. Frigoríficos, peixarias, entrepostos, postos de venda, restaurantes, hotéis, e similares tiveram até o segundo dia útil após o início da piracema para informar à Sema o tamanho de seus estoques de peixes in natura, resfriados ou congelados, provenientes de águas continentais, excluindo os peixes de água salgada.

Leia mais...

Parques da capital recebem policiamento reforçado

Publicado em Quinta - 08 de Dezembro de 2016 | por Redação TA c/ Gcom-MT

Leia mais...

Mato Grosso será beneficiado com parceria entre Brasil e Alemanha

Publicado em Quinta - 08 de Dezembro de 2016 | por Redação TA c/ Gcom-MT

Conforme o secretário executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), André Baby, a reunião foi muito positiva. “Mato Grosso deu mais um importante passo para cumprir as metas assumidas na gestão ambiental e de valorização da floresta em pé, por meio da política de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento, Degradação florestal, Conservação, Manejo Florestal Sustentável e Aumento dos Estoques de Carbono Florestal)”.

Leia mais...

Batalhão Ambiental apreende 140 quilos de pescado e intensifica patrulhamento fluvial

Publicado em Quarta - 07 de Dezembro de 2016 | por Redação TA c/ Gcom-MT

Leia mais...

Sema aumenta número de processos emitidos em comparação a 2015

Publicado em Segunda - 05 de Dezembro de 2016 | por Redação TA c/ Gcom-MT

Acompanhado pelo Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), o plano de melhorias para a Sema é fruto do protocolo de intenções celebrado em agosto do ano passado com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e o MMTC sem custo ao erário público. O objetivo do Licenciamento Eficiente é melhorar o tempo de resposta da Sema, mas garantindo que a instituição continue analisando criteriosamente os processos.

Leia mais...

Brasil adere a iniciativas de conservação da natureza

Publicado em Segunda - 05 de Dezembro de 2016 | por Redação TA c/ Portal Brasil

A contribuição voluntária do Brasil à Iniciativa 20x20 também inclui a recuperação de 5 milhões de hectares de pastagens degradadas até 2020, assim como outras tecnologias que visam ao aumento da resiliência da agricultura brasileira às mudanças do clima.

Leia mais...

Governo apresenta conclusão do projeto ‘Licenciamento Eficiente’ na segunda-feira

Publicado em Sábado - 03 de Dezembro de 2016 | por Redação TA c/ Gcom-MT

Leia mais...

Sema reúne prefeitos eleitos para tratar do Pacto das Cabeceiras do Pantanal

Publicado em Sábado - 03 de Dezembro de 2016 | por Redação TA c/ Gcom-MT

O projeto foi assinado em junho do ano passado entre o Governo do Estado e demais parceiros - do setor público, privado e ONGs. Com esse documento, os 25 municípios que abrangem as cabeceiras do Pantanal, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, assumiram 34 desafios que compreendem várias ações prioritárias para implantação até 2020.

Leia mais...