Publicado em Terça - 15 de Março de 2022

Estudantes poderão escolher área avaliada no novo Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ter questões subjetivas e provas voltadas para áreas específicas. As mudanças foram propostas em parecer aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), com o objetivo de orientar as mudanças que deverão ser feitas no exame para que ele seja adequado ao novo ensino médio. O novo Enem começa a ser aplicado em 2024.

Leia mais...
© 07.07.2016/Gabriel Jabur/Agência Brasília
© 07.07.2016/Gabriel Jabur/Agência Brasília

© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

Inscrições do primeiro Fies de 2022 vão até a próxima sexta-feira

Publicado em Terça - 08 de Março de 2022

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2022 começaram nesta terça-feira (8) e terminam na sexta-feira (11). A inscrição pode ser feita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado dos pré-selecionados será divulgado no dia 15 de março.

Leia mais...
© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

Estudantes inadimplentes já podem renegociar dívidas com Fies

Publicado em Sexta - 04 de Março de 2022

Cerca de 1 milhão de estudantes já podem renegociar as dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o Ministério da Educação, o total de inadimplentes, ou seja, com mais de 90 dias de atraso no pagamento, já alcança 51,7% dos estudantes com financiamento e soma R$ 9 bilhões em prestações não pagas.

Leia mais...
Foto: Tchelo Figueiredo Secom-MT
Foto: Tchelo Figueiredo Secom-MT

Aulas da rede estadual de ensino iniciam nas 700 escolas de MT

Publicado em Segunda - 07 de Fevereiro de 2022 | por Redação TA c/ Seduc MT

As aulas da rede estadual de ensino foram iniciadas nesta segunda-feira (07.02), no formato 100% presencial, em cerca de 700 escolas localizadas nos 141 municípios de Mato Grosso. Para garantir um retorno seguro, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) reforçou todas as medidas de biossegurança para evitar o contágio da Covid-19, da gripe influenza H3N2, e da variante Ômicron.

Leia mais...
O Sistema Estruturado de Ensino é um dos melhores métodos de ensino do Brasil - Foto: Wesley Rodrigues
O Sistema Estruturado de Ensino é um dos melhores métodos de ensino do Brasil - Foto: Wesley Rodrigues

Apostilas do Sistema Estruturado começam a ser entregues a partir da próxima semana para as escolas estaduais

Publicado em Sábado - 05 de Fevereiro de 2022 | por Redação TA c/ Seduc-MT

O Governo de Mato Grosso inicia, a partir desta semana, a entrega das apostilas do Sistema Estruturado de Ensino para 703 escolas da rede estadual de ensino.

Leia mais...
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

MEC divulga cronograma da nova edição do Sisu, com 221,7 mil vagas

Publicado em Terça - 01 de Fevereiro de 2022

O Ministério da Educação (MEC) ofertará 221.790 vagas para ingresso em instituições públicas de ensino superior na primeira edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Segundo o MEC, mais de 84,5% das vagas são para instituições federais (universidades e institutos).

As inscrições para o Sisu serão abertas no dia 15 deste mês e podem ser realizadas até as 23h59 do dia 18, horário de Brasília. As vagas são para 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior.

Leia mais...
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Seduc publica edital para inscrição de alfabetizadores do Programa Mais MT Muxirum

Publicado em Sexta - 28 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ Seduc-MT

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (28.01) o edital 01/22 que dispõe sobre o processo de indicação de coordenadores locais, inscrições para alfabetizadores e estabelece normas relativas ao funcionamento do Programa Mais MT Muxirum para o ano de 2022.

Leia mais...
© REUTERS / Amanda Perobelli/direitos reservados
© REUTERS / Amanda Perobelli/direitos reservados

Professores da educação básica terão reajuste no piso salarial

Publicado em Quinta - 27 de Janeiro de 2022

O presidente Jair Bolsonaro anunciou agora à tarde, pelo Twitter, reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores da educação básica. "É com satisfação que anunciamos para os professores da educação básica um reajuste de 33,24% do piso salarial. Esse é o maior aumento já concedido pelo governo federal , desde o surgimento da Lei do Piso”, afirmou. Em 2022, o valor será corrigido e o piso da categoria será de R$ 3.845,63.

O aumento leva em consideração o valor, por aluno, pela variação da inflação nos últimos dois anos, conforme prevê a Lei do Magistério. Segundo o presidente, mais de 1,7 milhão de professores de estados e municípios, que lecionam para mais de 38 milhões de alunos nas escolas públicas, serão beneficiados.

Leia mais...
Fachada Seduc - Foto: Divulgação
Fachada Seduc - Foto: Divulgação

Seduc vai chamar aprovados no processo seletivo por ordem de classificação

Publicado em Segunda - 24 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ Seduc-MT

Os profissionais aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS), da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), deverão aguardar o contato das Diretorias Regionais de Educação (DREs) para agendamento das reuniões online, conforme ordem de classificação decrescente em cada polo.

Leia mais...
Os contratos serão a partir de fevereiro - Foto: Wesley Rodrigues Seduc-MT
Os contratos serão a partir de fevereiro - Foto: Wesley Rodrigues Seduc-MT

Secretaria Estadual de Educação divulga o resultado final do processo seletivo

Publicado em Sexta - 21 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ Seduc MT

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) divulgou nesta quinta-feira (20.01) o resultado final do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária de profissionais em várias áreas de atuação. O resultado e outras informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site do Instituto Selecon.

Leia mais...