Publicado em Quarta - 01 de Junho de 2022 | por Volney Albano, Assessoria

Contrária à PEC que propõe cobrança de mensalidade em Universidades Públicas, Rosa Neide pede que Comissão de Educação debata o tema

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) protocolou na segunda-feira (30), na Câmara, Requerimento 46/2022, com solicitação de “realização de seminário para debater a cobrança de mensalidades nas Universidades Públicas”. Caso aprovado, o seminário ocorrerá na Comissão de Educação.

O debate deverá contar com duas mesas com representantes dos profissionais da educação das Universidades Federais e Institutos Federais e representação de técnicos/as administrativos/as, alunos e alunas dessas Instituições.

Leia mais...

Governador: “Chromebooks e TVs vão melhorar a aprendizagem e conectar nossos estudantes ao mundo”

Publicado em Quarta - 01 de Junho de 2022 | por Redação TA c/ Secom-MT

O governador Mauro Mendes afirmou que os 30 mil chromebooks e as 1.500 TVs Smart entregues à rede estadual de ensino vão “melhorar a aprendizagem e conectar nossos estudantes ao mundo”. A entrega iniciou na manhã desta quarta-feira (01.06), na Escola Estadual Militar Dom Pedro II

Leia mais...

Poconé disponibiliza transporte fluvial a alunos ribeirinhos

Publicado em Sábado - 28 de Maio de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPE-MT

Após articulação da 1ª Promotoria de Justiça de Poconé (a 100km de Cuiabá), a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação disponibilizaram transporte escolar fluvial a alunos ribeirinhos da região, até a Escola “Jofre Velho”. A contratação de uma empresa especializada assegurou o direito à educação

Leia mais...
Assessoria
Assessoria

Justiça decreta a legalidade da Greve da Educação de MT em 2019

Publicado em Domingo - 22 de Maio de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria Sintep-MT

Na última quinta-feira (19/05) o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) em julgamento presidido pela desembargadora Maria Erotides Kneip, decretou a legalidade da greve, de 79 dias, realizada em 2019, pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT). A decisão unânime, de todos os desembargadores presentes, torna ilegítimo o corte de salários feito pelo governo Mauro Mendes aos trabalhadores da educação que participaram do movimento paredista e derruba a cobrança de multa diária imposta ao Sindicato.

Em seu voto, a desembargadora revogou a liminar anteriormente concedida e extinguiu a obrigação de pagamento da multa diária por descumprimento da decisão liminar.

Leia mais...
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ministro diz que recuperação da aprendizagem é o principal desafio

Publicado em Terça - 10 de Maio de 2022

Há poucos dias do lançamento da Politica Nacional de Recuperação da Aprendizagem, o ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, que assumiu a pasta há três semanas, afirmou hoje (10) que o principal desafio a ser enfrentado é o déficit na educação.


Leia mais...
© Valter Campanato/Agência Brasil
© Valter Campanato/Agência Brasil

Inscrições para o Enem 2022 começam na terça-feira

Publicado em Segunda - 09 de Maio de 2022

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta terça-feira (10) e podem ser realizadas até o dia 21 de maio. Pela primeira vez, os interessados em participar do exame poderão efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de PIX e cartão de crédito.

Leia mais...
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência

Inep divulga resultado de pedidos de isenção para o Enem 2022

Publicado em Sexta - 22 de Abril de 2022

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou hoje (22) os resultados dos pedidos de isenção para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles estão disponibilizados na Página do Participante.

Leia mais...
Foto: Escola Militar Tiradentes Diamantino
Foto: Escola Militar Tiradentes Diamantino

Alunos da Escola Militar Tiradentes são destaques nos jogos estudantis

Publicado em Sábado - 09 de Abril de 2022 | por Redação TA c/ PM-MT

Os alunos da Escola Estadual Militar Tiradentes Dr. Manoel José Murtinho foram destaque na edição de 2022 dos Jogos Estudantis Diamantinenses (JEDs), disputado na cidade entre os dias 28 de março e 07 de abril. A escola militar subiu ao pódio em seis categorias, sagrando-se campeões no futsal feminino e futebol masculino.

Participaram da competição alunos da instituição que estão entre o sétimo ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio, que possuem idades entre 13 e 17 anos, divididos em categorias A e B, e em sete modalidades.

Além das vitórias no futsal feminino e futebol masculino, a participação dos alunos também resultou na segunda colocação da equipe do futsal masculino e terceira colocação para as equipes de vôlei feminino, futsal masculino e futsal feminino.

Leia mais...
Foto: Michel Alvim - SECOM / MT
Foto: Michel Alvim - SECOM / MT

Governo lança projeto EducaAÇÃO para melhorar índices educacionais até 2032

Publicado em Quinta - 07 de Abril de 2022 | por Redação TA c/ Seduc-MT

O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, lançaram nesta quinta-feira (07.04), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, o projeto ‘EducAÇÃO 10 anos’, que tem como objetivo alinhar questões estratégicas com ações e projetos desenvolvidos para melhorar os índices educacionais de Mato Grosso até 2032.

A meta é garantir o acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes com equidade, visando ser referência entre as cinco melhores redes de ensino público do país.

Leia mais...

Sintep-MT debate em Assembleia Geral luta pela recomposição do piso salarial na rede estadual

Publicado em Domingo - 20 de Março de 2022 | por Assessoria Sintep-MT

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) delibera após dois dias de debates - 19 e 20 de março – no Conselho de Representantes, às pautas a serem encaminhadas para a Assembleia Geral da rede estadual, amanhã (21/03), às 14h, na frente do Tribunal Regional do Trabalho, de Mato Grosso (TRT-MT), em Cuiabá. A valorização salarial, a profissionalização de funcionários e desmonte da educação na rede estadual estarão em debate na plenária.

A defesa pelo pagamento de, no mínimo, 21,51% de recomposição do piso salarial estadual, para se chegar ao Piso Salarial Profissional Nacional, que é de R$ 3.845,63, em 2022.

Leia mais...