Publicado em Terça - 25 de Outubro de 2022 | por Assessoria

Projeto institui programa de intercâmbio Mato Grosso no Mundo

A Assembleia Legislativa vai analisar, nos próximos dias, o Projeto de Lei 713/22, que institui o Programa de Internacionalização da Rede Pública Estadual de Ensino, denominado Mato Grosso no Mundo, para alunos do Ensino Médio. De autoria do presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (União Brasil)

Leia mais...

Harleid Claiton - Foto: Harleid Claiton
Harleid Claiton - Foto: Harleid Claiton

Mais de 57 mil candidatos farão as provas do Enem 2022 em Mato Grosso

Publicado em Domingo - 23 de Outubro de 2022 | por Redação TA c/ Seduc-MT

Em Mato Grosso, 57.728 estudantes se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que será realizado nos dias 13 e 20 de novembro. O resultado da prova é utilizado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a seleção de vagas no ensino superior público e em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Leia mais...
Paralisação com ato público realizada em 16 de Maio, mês da data base da categoria
Paralisação com ato público realizada em 16 de Maio, mês da data base da categoria

Sintep-MT realiza Ato Público contra arrocho salarial de Mauro Mendes neste dia 28

Publicado em Quarta - 28 de Setembro de 2022 | por Assessoria Sintep-MT

Caravanas do Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Mato Grosso (Sintep-MT) reunirá profissionais da educação de todo o estado para Ato Público, nesta quarta-feira (28/09), a partir das 14 horas, em Cuiabá, na Praça do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no Centro Político Administrativo (CPA), em frente ao Shopping Pantanal. Esta será a quarta paralisação realizada pelos trabalhadores da educação da rede estadual nos últimos seis meses (1º/04; 16/05; 22/06; e, 28/09), pelo descaso da carreira e desvalorização salarial.

As mobilizações dos profissionais da educação estadual têm sido recorrentes, dado a sequência de calotes que a categoria soma nos últimos quatro anos da gestão Mauro Mendes.

Leia mais...
© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

Prouni abre inscrições para lista de espera

Publicado em Terça - 27 de Setembro de 2022

Os candidatos do Programa Universidade para Todos (Prouni) que não foram pré-selecionados em nenhuma das duas chamadas têm, até esta quarta-feira (28), para se inscrever na lista de espera.Para manifestar interesse em entrar na lista, é preciso acessar a página do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).

Leia mais...

Mediar conflitos para melhorar a educação

Publicado em Segunda - 26 de Setembro de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPE-MT

Um levantamento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) apontou que o índice de violência nas escolas aumentou após o retorno das atividades presenciais, suspensas no período mais crítico da pandemia da Covid19. Em 2022, 78% das 700 escolas da rede estadual ouvidas registraram casos de violência. Em 2019, a taxa era de 69%.

Leia mais...

Prefeitura de Cuiabá convoca aprovados no cargo de Professor

Publicado em Terça - 13 de Setembro de 2022 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

A Prefeitura de Cuiabá publica nesta terça-feira (13) os editais de convocação de 10 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado Emergencial para os cargos de Professor Pedagogo e Professor de Língua Portuguesa. Os convocados devem comparecer na Secretaria Municipal de Educação na quarta-feira (14), às 14h,

Leia mais...
© Valter Campanato/Agência Brasi
© Valter Campanato/Agência Brasi

Prorrogado prazo para comprovar dados de pré-selecionados do Prouni

Publicado em Terça - 13 de Setembro de 2022

O Ministério da Educação prorrogou até sexta-feira (16) o prazo para a comprovação de informações para os candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni). O calendário com novos prazos foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (13).

Quem não for pré-selecionado em nenhuma das duas etapas do Prouni pode manifestar interesse em participar da lista de espera, por meio da página do Acesso Único nos dias 27 e 28 de setembro.

O resultado da lista de espera estará disponível para consulta no dia 3 de outubro. Na mesma data se inicia o prazo para comprovação de informações, que segue até 7 de outubro.

Leia mais...
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Inscrições para o Exame Nacional de Residência 2022/3 estão abertas

Publicado em Segunda - 12 de Setembro de 2022

Já estão abertas as inscrições para a edição 2022/2023 do Exame Nacional de Residência (Enare). De acordo com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), entidade responsável pelo certame, serão ofertadas mais de 4 mil vagas de residências em 90 instituições, para profissionais de medicina, enfermagem, farmácia, psicologia e biomedicina, entre outras áreas.

Leia mais...

Smecel destaca importância da educação pública em Dia Mundial da Alfabetização

Publicado em Sexta - 09 de Setembro de 2022 | por Redação TA c/ Secom-VG

A alfabetização é considerada por entidades nacionais e internacionais como a base da Educação e, portanto, um direito humano fundamental para o pleno exercício da cidadania. Por isso, desde 1967, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) promove o dia 8 de setembro como Dia Mundial da Alfabetização

Leia mais...
© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

Renegociação de dívidas do Fies já pode ser feita em novo aplicativo

Publicado em Quinta - 01 de Setembro de 2022

A partir desta quinta-feira (1º), estudantes que contrataram o Financiamento Estudantil (Fies) na Caixa Econômica Federal poderão renegociar as dívidas. O banco lançou o aplicativo Fies Caixa, que permitirá o refinanciamento das parcelas em atraso com até 99% de desconto.

Leia mais...