Publicado em Terça - 30 de Agosto de 2022

MEC prorroga prazos de 2ª chamada e lista de espera do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta terça-feira (30) que o Programa Universidade para Todos (Prouni) terá novos prazos para comprovação de informações por parte dos candidatos pré-selecionados em segunda chamada, além das datas relacionadas à lista de espera.

Leia mais...
© Valter Campanato/Agência Brasil
© Valter Campanato/Agência Brasil

© Valter Campanato/Agência Brasil
© Valter Campanato/Agência Brasil

ProUni: inscrições para segunda edição de 2022 começam na segunda

Publicado em Sábado - 30 de Julho de 2022

Estudantes que almejam bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior poderão, a partir de segunda (1º), fazer inscrição na 2ª edição de 2022 do Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições vão até o dia 4 de agosto e podem ser efetuadas pelo site do ProUni.

Leia mais...

Ministro da Educação anuncia datas de inscrição do Prouni e do Fies

Publicado em Quinta - 21 de Julho de 2022

O ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou nesta quinta-feira (21), durante a live do presidente Jair Bolsonaro, que a inscrição do Programa Universidade para Todos (Prouni) será de 1º a 4 de agosto e a do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) de 9 a 12 de agosto. As inscrições poderão ser feitas no site do Ministério da Educação.

No primeiro semestre, o Prouni, teve os pré-selecionados na lista de espera divulgados no dia 20 de abril. Ao todo, 544.755 candidatos se inscreveram nesta edição do Prouni, que ofereceu número recorde de bolsas: 273.001, sendo 181.036 integrais e 91.965 parciais. Foram oferecidas bolsas para um total de 19.584 cursos de graduação, em 1.085 instituições privadas de ensino superior em todos os estados e no Distrito Federal.

Leia mais...
Foto: Mayke Toscano
Foto: Mayke Toscano

Governo de MT investe R$ 236 milhões na construção e reforma de escolas de Cuiabá e Várzea Grande

Publicado em Quinta - 30 de Junho de 2022 | por Redação TA c/ Seduc MT

O Governo de Mato Grosso assinou nesta quarta-feira (30.06) convênios para licitação de reformas, construções, compra de móveis e entrega de equipamentos para escolas de Cuiabá e Várzea Grande. No total, os investimentos somam R$ 236,5 milhões. De acordo com o governador, as obras são essenciais

Leia mais...
Divulgação
Divulgação

Seduc e IBGE firmam parceria para divulgação do início do censo demográfico 2022 em MT

Publicado em Terça - 21 de Junho de 2022 | por Redação TA c/ Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) firmaram parceria para divulgar na Rede Estadual de Ensino a realização do Censo Demográfico 2022. A reunião entre as duas instituições ocorreu nesta segunda-feira (20.06), em Cuiabá, oportunidade em que foi apresentado o material de divulgação

Leia mais...
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Reuni Digital vai oferecer mais de 5 mil vagas para ensino superior

Publicado em Segunda - 20 de Junho de 2022

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta segunda-feira (20) o Programa para Expansão da EaD nas Universidades Públicas Federais – Reuni Digital. Durante a cerimônia de lançamento em Brasília, o secretário de educação superior destacou que, além de ampliar o acesso, o programa pretende fomentar a permanência dos discentes na educação superior, por meio da educação a distância (EaD).

Vagas

No total, segundo o MEC, serão ofertadas 5.020 novas matrículas por ano. Durante a cerimônia, o ministro da Educação, Vitor Godoy, assinou uma portaria com autorização para criação de 152 novos cargos de docentes no programa.

Leia mais...
Lygia Lima - Assessoria Unemat
Lygia Lima - Assessoria Unemat

Unemat realiza vestibular em 15 cidades de MT e conta com 7,2 mil candidatos

Publicado em Domingo - 12 de Junho de 2022 | por Redação TA c/ Unemat

O vestibular da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), realizado neste domingo (12.06), contou com a participação de 7.252 candidatos que compareceram aos locais de provas para disputar as 2.430 vagas oferecidas em 60 cursos de graduação. As provas transcorreram de forma tranquila nas 15 cidades mato-grossenses onde foi realizado.

Leia mais...
© Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil

Pandemia: alunos com deficiência têm mais risco de abandono escolar

Publicado em Sexta - 10 de Junho de 2022

Estudantes com deficiência têm mais risco de abandono escolar no retorno à escola no contexto da pandemia de covid-19. Pesquisa com dados recolhidos em dezembro de 2021 indicou que 28% dos pais ou responsáveis desses alunos tinham receio da desistência. O percentual entre os demais estudantes era de 19%.

Esses dados constam de uma análise específica sobre pessoas com deficiência, desenvolvida a partir do estudo Educação Não Presencial na Perspectiva dos Estudantes e suas Famílias, feito em diferentes momentos da pandemia.

A pesquisa foi realizada pelo Datafolha com pais e responsáveis por crianças e adolescentes da rede pública, a pedido do Itaú Social, Fundação Lemann e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contou com apoio do Instituto Rodrigo Mendes (IRM). A análise do recorte, divulgada na terça-feira (7), foi elaborada pela Plano CDE.

Leia mais...

Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados nos cargos de Professor, Intérprete e Instrutor de Libras, TNE e TMIE-ASG

Publicado em Quarta - 08 de Junho de 2022 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

A Prefeitura de Cuiabá publica nesta quarta-feira (08), os editais de convocação de 16 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado Emergencial para os cargos de Professor Pedagogo, Professor de Ciências, Professor de Matemática, Professor de Português, Intérprete e Instrutor de Libras

Leia mais...
© Valter Campanato/Agência Brasil
© Valter Campanato/Agência Brasil

Enem 2022 recebe mais de 3,390 milhões de inscrições

Publicado em Sexta - 03 de Junho de 2022

A edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano teve 3.396.597 inscrições confirmadas. De acordo com Ministério da Educação (MEC), o número representa um aumento de 11,6% em relação à edição de 2021, que teve 3.040.908 confirmações. O total corresponde às duas versões do exame, a impressa e a digital.

Leia mais...