Notícias
JUSTIÇA Governo recebe mais de 107 mil e-mails sobre atos golpistas
O Ministério da Justiça e Segurança Pública recebeu mais de 107 mil e-mails com denúncias sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. De acordo com a Secretaria de Acesso à Justiça do ministério, das mais de 107 mil mensagens, foram analisadas 102.407 enviadas por 27.457 denunciantes.
POLÍTICA Ministro defende revisão de concessões de registros sindicais
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou hoje (6) a importância da revisão das concessões de registros sindicais. “Tem muitas denúncias de fraudes em processos, cometidos especialmente no último ano. Nós precisamos ter um tempo para olhar, reestruturar o setor e chamar atenção dos sindicatos de que é preciso trabalhar um processo de fortalecimento do papel dos sindicatos e interromper o processo de pulverização das entidades sindicais no Brasil”, disse o ministro, em entrevista aos veículos da Empresa Brasil de Comunicação.
SAÚDE No Rio de Janeiro, Lula lança programa para reduzir filas do SUS
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, lançaram nesta segunda-feira (6) no Rio de Janeiro um programa para reduzir filas de cirurgias eletivas, exames e consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Serão destinados inicialmente R$ 200 milhões.
MEIO AMBIENTE Sema-MT emite carteira de pesca amadora ou esportiva pela internet
Com o fim do defeso da piracema, a pesca nos rios estaduais volta à rotina do mato-grossense. Para pescar de forma legal é necessário ter em mãos a carteirinha com autorização. No caso da pesca amadora ou esportiva, o documento é emitido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) pela internet.
GERAL Pesquisa apoiada pela Fapemat estuda uso de óleo de pequi e baru na nutrição de frangos
Uma pesquisa realizada com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) busca melhorar a qualidade animal e segurança alimentar com a utilização de óleos extraídos do pequi e do baru na dieta de aves.
TRÂNSITO Detran-MT realiza campanha com pais e alunos para segurança no trânsito
O Detran-MT iniciou nesta segunda-feira (06.02) a Campanha “Volta às Aulas 2023 – No Trânsito, Escolha a Vida!”. Serão realizadas abordagens educativas ao longo da semana em diversas escolas de Cuiabá, Várzea Grande, e também no interior do estado com o objetivo de sensibilizar pais, alunos e comunidade escolar
EMPREGO Sine-MT disponibiliza mais de 1,9 mil vagas de emprego nesta semana
O Sistema Nacional de Emprego de Mato Grosso (Sine-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), disponibiliza 1.950 novas oportunidades de empregos para profissionais que queiram ingressar no mercado de trabalho. Os interessados devem procurar a unidade mais próxima, dentre os 33 postos do Sine instalados em 30 municípios do Estado, com os documentos pessoais e o comprovante de residência.
Em Cuiabá e Várzea Grande, para o público em geral, são 115 oportunidades de emprego nas áreas de: motorista entregador, auxiliar de linha de produção, camareira de hotel, vigia, estoquista, pedreiro, dentre outros.
GERAL Novo sistema para emissão de carteira de identidade garante mais segurança, destaca diretor da Politec
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) se prepara para a implantação de um novo sistema de emissão de carteira de identidade nacional, integrado aos dados da Receita Federal, e que irá garantir mais segurança para a população.
POLÍCIA Polícia Civil deflagrada ação para desarticular associação criminosa em Nova Bandeirantes
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Nova Bandeirantes (1.026 km ao norte de Cuiabá), deflagrou na sexta-feira (03.02), a operação "Expurgo" para cumprimento de 7 mandados judiciais, visando desarticular uma organização criminosa.
O trabalho operacional para cumprimento de seis ordens de prisão e uma de busca e apreensão domiciliar, contou com apoio da Polícia Militar de Nova Bandeirantes e da Delegacia de Alta Floresta.
Os mandados foram decretados pelo juízo da 7ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá, após investigação conduzida pela Polícia Civil de Nova Bandeirantes.
GERAL Ministra diz que é preciso garantir alimentos próprios dos yanomami
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, desembarcou neste sábado (4), em Boa Vista, para acompanhar de perto as ações interministeriais que tentam conter a crise humanitária envolvendo o povo Yanomami. Afetados pela presença do garimpo ilegal em suas terras, os indígenas têm sofrido com casos de desnutrição e doenças como malária e pneumonia, situação histórica, mas que piorou nos últimos quatro anos.
Após visitar a Casa de Saúde Indígena (Casai) e o Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira (FAB), a ministra se reuniu com integrantes do Centro de Operações Emergenciais (COE), do governo federal, para atualizar as ações em andamento. Representantes de entidades indígenas e de organismos internacionais, como a Organização Panamericana de Saúde (Opas) e os Médicos Sem Fronteiras, também estiveram presentes.