Notícias
EDUCAÇÃO Inep nega falha na correção das redações do Enem
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), negou ter havido erros nas notas de redação da edição 2020 do exame. “Não há problemas técnicos identificados entre a disponibilidade das referidas notas pelo consórcio Cesgranrio-FGV, contratado para operacionalização do Enem, e o instituto”, informou em nota divulgada hoje (2).
Desde a última terça-feira (30), quando com o acesso às notas foi liberado, estudantes fizeram reclamações nas redes sociais. Eles questionaram a correção, alegando que haviam tirado notas muito mais baixas do que em exames anteriores.
O instituto afirmou não ter havido falhas nas correções.
SEGURANÇA Série de reportagens especiais discute se feminicídio pode ser evitado
A primeira reportagem da série especial abordará o perfil identificado das vítimas femininas que registraram as ocorrências e os obstáculos rompidos por elas ao procurar ajuda.
SAÚDE Mães relatam avanços e desafios para crianças autistas na pandemia
Neste 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, mães relatam como o isolamento social tem sido desafiador para esse grupo social, mas afirmam que também é possível mostrar avanços no desenvolvimento.
ESPORTES Arena Pantanal deixa de ser elefante branco
A Arena Pantanal deixou de ser considerada um elefante branco, como são conhecidas as obras que acabam sem finalidade. É o que destaca o site especializado Uol Esporte, nesta sexta-feira (02.04), apontando que a boa utilização dos recursos pelo Governo do Estado fez com o local cumprisse o papel multifunções para o qual foi construído.
GERAL Governador autoriza atividades religiosas neste sábado e no domingo (03 e 04.04) com 30% da capacidade
O governador Mauro Mendes autorizou, de forma excepcional, a prática de atividades religiosas em igrejas, templos e congêneres no próximo sábado e no domingo (3 e 4 de abril).
Mauro Mendes explicou que nos dias 3 e 4 de abril os templos poderão funcionar até às 20h, desde que respeitem o limite de até 30% da capacidade máxima do local, “distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas e o uso de máscara de proteção facial”.
O decreto com a permissão foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (01.04), e levou em consideração a Semana Santa, que celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus. O ciclo dessa tradição encerra no dia 4 de abril.
POLÍCIA Criminoso condenado por tráfico de drogas e venda de armas para organização é preso pela Polícia Civil
A Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol) da Polícia Civil prendeu na quarta-feira (31.03) um integrante da cúpula de uma organização criminosa, que responde na Justiça estadual a diversos crimes, entre eles tráfico de drogas na região metropolitava, sequestro e venda clandestina de armas.