Artigos
Geral A Lei Moro
Tudo aquilo que se temia começa a acontecer no Brasil em uma velocidade que traz perplexidade para alguns, e que a outros os efeitos somente serão sentidos quando eventualmente for tarde demais. O abuso identificado em algumas instâncias do sistema de Justiça, o descarado engajamento de juízes e promotores nas lides eleitorais e partidárias, está gerando um monstrengo jurídico no Congresso Nacional.
Geral Policial militar dá a vida por você!
Apesar de não serem responsáveis por todos esses problemas sociais, comportamentais e em muitas outras situações conflitantes como, por exemplo: brigas entre marido e mulher (Maria da Penha), discussão entre vizinhos por causa de um som alto (Disque Silêncio), manifestações populares, desapropriações de área; é função do policial militar mediar esses conflitos e estabelecer a ordem pública.
Geral A origem das coisas
Sobre a origem do Mundo, dizia-se que a Terra tinha saído diretamente do Vazio e que ela engendrara a si mesma, ajudada somente por Eros, o segundo a nascer no Mundo. Já o Caos engendrara a Noite, que por sua vez ensejara o nascimento do Éter, que é a luz brilhante, o fogo mais puro, e do Dia, que ilumina os Mortais. Independente da variante, é sempre Eros o animador e o elemento motor do Universo em seu princípio.
Geral Duas da política
Uma de Brasília. Foram aprovadas no Senado por grande maioria, 58 a 13, a cláusula de barreira e a proibição de coligação nas eleições proporcionais. A cláusula de barreira já valeria para a eleição de 2018. Um partido teria que ter pelo menos 2% dos votos válidos em 14 ou mais estados brasileiros. Se não atingir esses números não teria direito ao fundo partidário e o horário gratuito de rádio e televisão.
Geral Trump, eles e nós
Um presidente não consegue sozinho mudar os rumos básicos da nação. Ela é um projeto maior e acima do desejo dos presidentes. Mesmo os eleitos! Trump mexeu profundamente nos sistemas de poder encastelado em Washington, a capital, a Brasília deles.
Geral Obras da copa: Solução já!
A questão continua judicializada. Praticamente dois anos já se passaram do Governo atual. Há pouca luz no final do túnel. A obra, outrora dita “superfaturada”, vai precisar de aditivo se quiser ser terminada. A precipitação, a inexperiência e talvez a soberba, causou mais prejuízos ao Estado,
Geral O equilíbrio entre dar e receber
O equilíbrio entre dar e receber faz parte das leis sistêmicas como Hierarquia(avô vem antes do pai que vem antes do filho) e o Pertencimento(todos pertencem ao sistema familiar independente de atitudes).
Geral O debate sobre a Previdência não pode ser mais protelado
No primeiro semestre do ano que vem se discute e talvez se vote a reforma da Previdência. Um duro debate, atinge todo mundo. A discussão sobre o teto dos gastos público será água de cheiro perto do que virá no debate sobre a Previdência.
O déficit da Previdência estava em 1.2% do PIB em 2009, agora está em 2.7%. São 55 milhões de trabalhadores da iniciativa privada urbano que praticamente não tem déficit. Os da zona rural tem um déficit de 85 bilhões de reais.O déficit do setor público, com seis milhões de funcionários, é de 70 bilhões.
Geral A escolha
Uma disputa eleitoral é uma briga por cargo e pelas benesses que do poder emanam. Seus candidatos se valem, nesta briga, de todos os instrumentos que lhes são disponibilizados, e, infelizmente, dos não permitidos com o objetivo único de conquista do cargo e do poder. Eles se valem para isto também da imprensa (e isto não é de hoje), do horário político-eleitoral e, agora, das redes sociais. Igualmente recorrem à esfera do Judiciário. Esta esfera, em especial a Justiça Eleitoral, é utilizada ao longo da campanha, com as equipes de advogados dos candidatos a promoverem seus shows à parte, extrapolando os limites da arena político-eleitoral.
Geral Lições e eleições
Acaba hoje uma das eleições mais emblemáticas dos últimos tempos. Elegeu prefeitos e vereadores, figuras menores na constelação da política. Mas é no município onde vivem e choram os 205 milhões de cidadãos do país. Bom lembrar que o voto tem sofrido um monte de restrições nas mudanças na legislação eleitoral a cada eleição. Nesta não foi diferente. A lei nunca foi mudada pra atender aos cidadãos. Mudou-se pra atender aos políticos. De mudança em mudança, em 1997 permitiu-se coligações entre partidos e construíram-se blocos de poder. Com o tempo esses blocos viraram cartéis de partidos e de interesses centrados na construção de projetos de poder.