Publicado em Domingo - 13 de Novembro de 2022 | por Redação TA c/ PJC-MT

POLÍCIA Força-tarefa apura denúncias de exercício ilegal da profissão e venda de medicamentos contrabandeados em drogarias

Vigilância Sanitária de Cuiabá montaram uma força-tarefa para apurar denúncias de que drogarias funcionariam sem um farmacêutico responsável, comercializando medicamentos falsificados ou importados de forma ilegal.

Leia mais...
PC-MT
PC-MT

POLÍCIA Operação Retomada cumpre 29 ordens judiciais contra investigados por tráfico e organização criminosa

Publicado em Sexta - 11 de Novembro de 2022 | por Redação TA c/ PJC-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Vera com apoio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Sinop, deflagrou nesta sexta-feira (11.11) a Operação Retomada, para cumprimento de 29 mandados judiciais. A operação faz parte de ações de repressão qualificada ao tráfico de entorpecentes e formação de organização criminosa na região.

Equipes policiais das unidades da Delegacia Regional de Sinop cumpriram 17 mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Sinop, Sorriso, Vera e Várzea Grande.

Na cidade de Vera foram cumpridas 8 prisões. Ainda, uma em Sinop e uma em Várzea Grande. Outros sete mandados de prisão foram cumpridos em unidades prisionais de Sorriso, Cuiabá e Várzea Grande contra investigados que já estavam detidos por outros crimes.

Leia mais...
© Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil

SAÚDE Em 24 horas, país registra 18.622 casos e 49 mortes por covid-19

Publicado em Sexta - 11 de Novembro de 2022

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (11) mostram que o Brasil registrou, desde o início da pandemia, 688.656 mortes por covid-19. Segundo o boletim epidemiológico, número total de casos confirmados da doença é de 34.889.576.

Em 24 horas, foram registrados 18.622 novos casos. No mesmo período, foram confirmadas 49 mortes de vítimas do vírus. Ainda segundo o boletim, 34.115.188 pessoas se recuperaram da doença e 104.354 casos estão em acompanhamento.

Estados

De acordo com os dados divulgados, São Paulo lidera o número de casos, com 6,16 milhões, seguido por Minas Gerais (3,88 milhões) e Paraná (2,75 milhões). O menor número de casos é registrado no Acre (150 mil). Em seguida, aparece Roraima (175,9 mil) e Amapá (178,7 mil).

Em relação às mortes, de acordo com os dados mais recentes, São Paulo apresenta o maior número (175.825), seguido de Rio de Janeiro (75.908) e Minas Gerais (63.897). O menor número de mortes está no Acre (2.029), Amapá (2.164) e Roraima (2.175).

Leia mais...
© Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil

SAÚDE Mais de 69 milhões não tomaram 1ª dose de reforço contra covid-19

Publicado em Sexta - 11 de Novembro de 2022

Mais de 69 milhões de brasileiros ainda não voltaram aos postos para receber a primeira dose de reforço da vacina contra covid-19, segundo dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI). De acordo com Ministério da Saúde, 32,8 milhões de pessoas poderiam ter recebido a segunda dose de reforço contra a doença

Leia mais...

GERAL Governo de MT publica decreto com redução de expediente em dias de jogos do Brasil

Publicado em Sexta - 11 de Novembro de 2022 | por Redação TA c/ Secom-MT

O Governo de Mato Grosso publicou, em edição extra do Diário Oficial nesta sexta-feira (11.11), decreto com redução de expediente nos órgãos e entidades do Poder Executivo nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022, disputada no Catar (Qatar).

Leia mais...
Foto: Ministério da Saúde
Foto: Ministério da Saúde

SAÚDE Mato Grosso recebe 19.440 doses de vacina para a faixa etária de seis meses a três anos

Publicado em Sexta - 11 de Novembro de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu, na manhã desta sexta-feira (11.11), 19.440 doses da vacina Pfizer, destinada ao público de seis meses de idade e a menores de três anos. De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, este quantitativo deverá ser destinado à aplicação de três doses

Leia mais...
PJC-MT
PJC-MT

POLÍCIA Operação prende mandantes e executores dos homicídios de quatro trabalhadores em Nova Monte Verde

Publicado em Sexta - 11 de Novembro de 2022 | por Redação TA c/ PJC-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu nesta sexta-feira (11.11), em duas cidades da região norte do estado, 13 mandados de prisão e de busca e apreensão contra alvos investigados por homicídios consumados e tentados nas cidades de Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde.

Leia mais...

SAÚDE Kalil autoriza a construção de mais duas UBS, anuncia credenciamento de mais 46 ESF e dobra cobertura da Atenção Básica

Publicado em Quinta - 10 de Novembro de 2022 | por Redação TA c/ Secom-VG

O prefeito Kalil Baracat e o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo Aparecido de Barros, assinaram, nesta quinta-feira (10), Ordem de Serviço para início de construção de mais duas Unidades Básicas de Saúde, a serem construídas nos bairros Jardim Maringá I e São Mateus II. As unidades estão orçadas no valor de R$ 1 milhão e serão construídas por meio de recursos próprios.

Kalil assegurou que a saúde, assim como o saneamento básico, são as principais prioridades de sua gestão. Para ele, saneamento e saúde são indissociáveis, de modo que paralelo ao maior investimento da história da água em Várzea Grande que está sendo feito pela Prefeitura, é necessário fortalecer a atenção básica, secundária e terciária.

“Temos 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Vamos construir mais estas duas unidades e até o final do meu mandato mais cinco. Com isso, queremos avançar na promoção e prevenção à saúde, evitando o agravamento de doenças como diabetes, hipertensão, tabagismo e Infecções Sexualmente Transmissíveis, além de fortalecer a vacinação”, disse o prefeito.

Leia mais...
Coleta de amostras em aves - Foto: Assessoria
Coleta de amostras em aves - Foto: Assessoria

GERAL Indea pede reforço na biossegurança em MT após casos confirmados da doença na América Latina

Publicado em Quinta - 10 de Novembro de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria Indea-MT

Os casos confirmados de influenza aviária na Colômbia e no México, nas últimas semanas, ligaram sinal amarelo na produção de aves em Mato Grosso. Médicos veterinários do Indea/MT orientam para o reforço nas medidas de biosseguridade e a atenção com a sanidade avícola, em granjas e criações de aves de fundo de quintal.

O Brasil nunca registrou a influenza viária, mas nem por isso os cuidados devem ser deixados de lado. A Doença de Newcastle, que também atinge aves, teve um caso notificado em Mato Grosso, em 2006, no município de Lambari d’Oeste.

Como medida de prevenção e monitoramento, médicos veterinários do Indea têm percorrido as granjas comerciais para coleta de amostras.

Leia mais...