Publicado em Terça - 08 de Agosto de 2023

MEIO AMBIENTE Cúpula da Amazônia começa nesta terça-feira

Começa nesta terça-feira (8) a Cúpula da Amazônia, evento que reunirá chefes de Estado de países amazônicos para discutir iniciativas para o desenvolvimento sustentável na região. Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a cidade de Belém receberá os presidentes da Bolívia, Colômbia, Guiana, do Peru e da Venezuela.

Leia mais...
@Arte/Agência Brasil
@Arte/Agência Brasil

MEIO AMBIENTE Wilson repudia queima de maquinários pela Sema em Marcelândia

Publicado em Domingo - 06 de Agosto de 2023 | por Robson Fraga, Assessoria

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) repudiou a atitude da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) que nesta quinta-feira (3), queimou maquinários agrícolas que utilizados na fazenda Curuá Madeireiras do Amazonas Ltda, em Marcelândia (697 quilômetros de Cuiabá).

Santos é autor do projeto de lei 272/2022, vetado pelo governador Mauro Mendes em 31 de julho deste ano, que previa o repasse de maquinários apreendidos em garimpos ilegais e no desmatamento ilegal para agricultura familiar.

"Nosso projeto foi vetado pelo governo. Mas se tivesse sido aprovado, poderia servir de modelo neste ato ocorrido ontem (5), e estas máquinas teriam serventia. Por que queimar ao invés de apreendê-las até o fim do processo legal, dando ampla defesa ao proprietário

Leia mais...
@Tânia Rêgo/Agência Brasil
@Tânia Rêgo/Agência Brasil

EDUCAÇÃO Professores apontam desafios da escola em tempo integral

Publicado em Domingo - 06 de Agosto de 2023

Na última quinta-feira (3), o município Mata de São João (BA) alcançou a meta de ter todas as matrículas das escolas municipais em tempo integral. O marco foi atingido com a inauguração da Escola Municipal Professora Angelina Rodrigues do Nascimento, na Praia do Forte. Na cidade, localizada na região metropolitana de Salvador, os alunos da educação infantil e do ensino fundamental passam pelo menos sete horas por dia na escola e têm atividades de esporte, cultura e sustentabilidade.

A modalidade tornou-se política pública nacional esta semana com a sanção da Lei 14.640/2023, que institui o Programa Escola em Tempo Integral. O governo federal irá investir R$ 4 bilhões para ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica em 2023. A meta é alcançar, até 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.

Leia mais...
@Giogio Venturieri/Embrapa
@Giogio Venturieri/Embrapa

GERAL Tecnologia e inovação são caminho para sistemas alimentares amazônicos

Publicado em Domingo - 06 de Agosto de 2023

A bioeconomia é a solução para o desenvolvimento econômico da Amazônia, em detrimento de práticas ilegais, e a tecnologia e a inovação devem ser aliadas na construção de sistemas alimentares sustentáveis e para produção de alto valor agregado na região.

Leia mais...
PM/MT
PM/MT

POLÍCIA Polícia Militar impede invasão a fazenda e prende quatro suspeitos do crime

Publicado em Domingo - 06 de Agosto de 2023 | por Redação TA c/ PM-MT

Policiais militares impediram a invasão a uma fazenda localizada na Comunidade Seco, no município de Nossa Senhora do Livramento, na sexta-feira (04.08), e prenderam quatro suspeitos do crime em flagrante. A ação foi realizada pelo 4º Batalhão da PM, com o apoio da Força Tática de Várzea Grande.

Leia mais...
Reprodução PM/MT
Reprodução PM/MT

POLÍCIA Polícia Militar e PRF apreendem 50 kg de drogas após montarem barreira na MT-020

Publicado em Domingo - 06 de Agosto de 2023 | por Redação TA c/ PM-MT

Equipes da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam cerca 50 kg de drogas, na noite de sábado (05.08), em barreiras realizadas na MT-020, em Canarana, após denúncias anônimas. Os tabletes de cloridrato de cocaína e de pasta base de cocaína estavam sendo transportados em dois veículos.

Leia mais...
Assessoria Sefaz-MT
Assessoria Sefaz-MT

GERAL Governo de Mato Grosso entrega veículos para fiscalização tributária na segunda-feira (7)

Publicado em Sexta - 04 de Agosto de 2023 | por Redação TA c/ Sefaz-MT

O Governo de Mato Grosso entrega 30 veículos, na próxima segunda-feira (07.08), para o fortalecimento das operações fiscais e tributárias realizadas em todo o estado pela Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz). A solenidade será realizada a partir das 8h, na Praça das Bandeiras, no Centro Político Administrativo. O investimento é de R$ 3,3 milhões.

Leia mais...
Luiz Alves
Luiz Alves

CIDADE Avenidas em Cuiabá receberão faixas exclusivas de ônibus, o que garantirá fluidez e rapidez ao transporte público

Publicado em Quinta - 03 de Agosto de 2023 | por Redação TA c/ Secom CBA

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), está realizando um levantamento nas avenidas que serão atendidas com novas faixas exclusivas de ônibus, o que vai garantir mais fluidez e rapidez aos usuários do transporte coletivo, atendendo diariamente 205 mil pessoas. Por enquanto, a equipe de engenharia de Trânsito e Transporte adianta que as avenidas General Valle - entre a Coronel Escolástico e General Mello; Av. Djalma Ferreira de Souza - com a Av. Deputado Milton Figueiredo (Morada do Ouro) - ao lado do Massairo Okamura - chegando na Av. do CPA; Dante Martins de Oliveira (antiga Av. dos Trabalhadores), do contorno da Av. Professora Edna Affi (das Torres) até a Miguel Sutil; e a Av. José Monteiro de Figueiredo, a popular "Lavapés" - próximo do restaurante Chopão até o Talavera Bar (Santa Rosa) - nos dois sentidos, receberão trechos exclusivos para o transporte público.

Leia mais...
Assessoria
Assessoria

EDUCAÇÃO Parceria entre Seduc e Hospital de Câncer garante continuação de estudos para crianças em tratamento

Publicado em Quinta - 03 de Agosto de 2023 | por Redação TA c/ Seduc-MT

Parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) com o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), por meio do projeto Classe Hospitalar, possibilita a continuidade da formação escolar das crianças que estão em tratamento na unidade hospitalar.

Leia mais...
© Valter Campanato/Agência Brasil
© Valter Campanato/Agência Brasil

JUSTIÇA Cristiano Zanin é empossado no cargo de ministro do STF

Publicado em Quinta - 03 de Agosto de 2023

O advogado Cristiano Zanin foi empossado no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aprovado pelo Senado, Zanin poderá ficar no cargo até completar 75 anos, idade limite para aposentaria compulsória. Ele tem 47 anos.

Leia mais...