Notícias
POLÍTICA Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação
O ex-presidente Jair Bolsonaro pode ficar inelegível pelos próximos 35 anos em função da condenação na ação penal da trama golpista. Com base na Lei da Ficha Limpa, quem é condenado por decisão judicial colegiada fica impedido de disputar as eleições pelo prazo de oito anos após o cumprimento da pena.
EDUCAÇÃO PL 961/23 prevê punição a gestores que descumprirem o Piso Nacional da Educação
Tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei 961/23, que prevê punições para governantes que descumprirem o Piso Salarial Nacional dos Profissionais da Educação. A medida reforça a defesa constante do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) pelo cumprimento da Lei 11.738/2008, que regulamenta o piso salarial do magistério.
POLÍCIA Ação integrada em MT retira R$ 4,3 milhões do tráfico e prende suspeito com 300 kg de pasta base
Equipes da Polícia Militar e do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreenderam cerca de 300 quilos de pasta base de cocaína, na tarde desta quinta-feira (11.9), em Pontes e Lacerda. A ação causou prejuízo de mais de R$ 4,3 milhões às facções criminosas e prendeu um homem por tráfico ilícito de drogas.
POLÍTICA Itamaraty rebate Rubio e reafirma independência do Poder Judiciário
O Palácio Itamaraty se manifestou nesta quinta-feira (11) sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e rebateu uma ameaça feita, mais cedo, pelo secretário de Estado do governo dos Estados Unidos, Marco Rubio (foto, à direita). O norte-americano chamou o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) de caças às bruxas e sinalizou novas sanções contra o Brasil. 

JUSTIÇA Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo Supremo
Por 4 votos a 1, os ministros condenaram o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
CIDADE Trânsito na alça do CPA para Miguel Sutil será interditado nesta sexta e sábado
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informa que o trânsito na alça de acesso da Avenida do CPA para a Avenida Miguel Sutil, ao lado da academia Smartfit, será interrompido nesta sexta-feira (12.9), entre 7h e 17h. A interrupção é necessária para realizar o corte de árvores na lateral da pista, sem comprometer a segurança dos motoristas.
POLÍCIA Operação cumpre cinco ordens judiciais contra integrantes de facção criminosa
Polícia Civil cumpriu, nesta quinta-feira (11.9), cinco ordens judiciais contra dois homens, de 21 e 28 anos, suspeitos de tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo, invasão de domicílio, dano e ameaça. Os crimes foram praticados concomitantemente, em julho deste ano.
SAÚDE Sindacs/MT cobra agilidade na tramitação do PCCV dos ACS e ACE em Cuiabá
O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Mato Grosso (Sindacs/MT), Domingos Antunes, esteve em duas agendas importantes nesta quarta-feira (10). Pela manhã, reuniu-se com o procurador-geral do município de Cuiabá, Luiz Antônio Araújo Júnior, e no final da tarde foi recebido pela procuradora Lilian Alves, responsável pela recém-criada unidade jurídica da Procuradoria Geral do Município (PGM) voltada às demandas da saúde pública.
O tema central dos encontros foi o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV), reivindicação histórica dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) da capital.
JUSTIÇA Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10) para absolver o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais cinco aliados na ação penal da trama golpista. 

Após cerca de 13 horas de voto, o ministro ainda votou pela condenação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e o general Braga Netto pelo crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Apesar do entendimento do ministro nas absolvições, o placar pela condenação de Bolsonaro e mais sete réus está 2 votos a 1. Os votos pela condenação foram proferidos ontem pelos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino.
POLÍCIA Polícia Militar frustra comércio de drogas próximo a campo de futebol em Cuiabá
Policiais militares da Companhia Independente de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) prenderam em flagrante, nesta terça-feira (9.9), dois homens suspeitos por tráfico ilícito de drogas e apreenderam 19 porções de substância análoga à cocaína, no bairro Pedregal, em Cuiabá.
As equipes realizavam o moto patrulhamento tático na região, quando receberam denúncias de que os suspeitos estariam comercializando entorpcentes, nas proximidades do campo de futebol. Além de que as drogas estariam escondidas, atrás de uma árvore e por baixo de algumas pedras.
