Notícias
POLÍTICA Capitais e Distrito Federal terão passe livre para os eleitores
Todas as capitais e o Distrito Federal terão um esquema especial de gratuidade no transporte público no próximo domingo (30), dia do segundo turno das eleições para presidente e governadores em 12 estados - Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
JUSTIÇA Jovem é condenado a mais de 18 anos por estupro e roubo majorado
Em Paranaíta, município distante 830 km de Cuiabá, um jovem foi condenado a 18 anos e 2 meses de reclusão por estupro e roubo majorado. A condenação aplicada ao réu, conforme a Promotoria de Justiça Criminal da cidade, reforça a gravidade do delito e das punições.
SAÚDE OMS: 1,6 milhão de pessoas morreu por tuberculose no mundo em 2021
O número de casos e mortes por tuberculose aumentou em todo o mundo, após anos de queda no registro da doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os isolamentos ligados à covid-19 limitaram o diagnóstico e o acesso a tratamentos.
POLÍCIA Polícia Civil prende em Cuiabá casal que vendia doces misturados com drogas
Um casal que comercializada droga misturada em doces e outros alimentos, foi preso pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), na quarta-feira (26.10), no bairro Alvorada, em Cuiabá.
O suspeito de 24 anos e a mulher de 29 anos foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Outras duas pessoas responderão Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por uso de drogas.
As diligências iniciaram após denúncias de que um casal, vinham fabricando doces misturados com maconha e vendendo sob encomenda, inclusive em escolas para adolescentes e adultos.
POLÍCIA Trio que abria veículos para furtar objetos e cartões é preso em flagrante pela Polícia Civil
Policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis prenderam em flagrante, nesta quinta-feira (27.10), três criminosos suspeitos de praticar diversos furtos no interior de veículos, especialmente camionetes.
POLÍTICA Datafolha: Lula tem 49% no 2º turno, e Bolsonaro, 44%
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27), encomendada pela Globo e pela "Folha de S.Paulo", aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 44%.
POLÍTICA Cartórios deverão disponibilizar documentos em Braile
Os cartórios de Mato Grosso deverão emitir documentos em Braile. É o que prevê o projeto de lei 818/22, de autoria do deputado Eduardo Botelho (União Brasil), em tramitação desde o dia 19 deste mês, na Assembleia Legislativa.
Se aprovado, os registros de casamento, nascimento ou óbito deverão ser emitidos em Braile, sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, tradicionalmente escrito em papel relevo.
Dessa forma, os cartórios deverão se adequar para atender os clientes que solicitarem o serviço. Inclusive, divulgar em local de fácil acesso as informações sobre a nova lei, em escrita braile para o público, por meio de placa, cartaz ou similar.
POLÍTICA Entidades de fiéis e religiosos católicos manifestam voto em Lula; lideranças de MT reforçam posição
Entidades representativas de fiéis, religiosas e religiosos católicos manifestam apoio à democracia e à luta contra a desigualdade social, posicionando-se a favor do voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições. É o que aponta uma série de cartas públicas distribuídas pelas mídias digitais.
SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde faz nova convocação de cadastro reserva do processo seletivo
A Prefeitura de Cuiabá publicou nesta quarta-feira (26) na edição Gazeta Municipal nº 492, páginas 22 a 26 mais uma convocação de profissionais do cadastro reserva do Processo Seletivo Simplificado nº 01/2022, da Secretaria Municipal de Saúde, realizado em maio deste ano.
POLÍTICA Servidor foi exonerado de cargo em comissão por assédio moral, diz TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disse nesta quarta-feira (26), em nota à imprensa, que a exoneração do cargo em comissão de assessor de gabinete da Secretaria Judiciária do servidor Alexandre Gomes Machado “foi motivada por indicações de reiteradas práticas de assédio moral, inclusive por motivação política, que serão devidamente apuradas”.