Notícias
POLÍTICA Eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira
A partir desta terça-feira (27) e até 48 horas depois do primeiro turno de votação, no próximo domingo (2), nenhum eleitor poderá ser preso por qualquer autoridade, a não ser que seja pego em flagrante delito ou condenado por crime inafiançável.
GERAL NOTA DE SOLIDARIEDADE
Manifesto toda a nossa solidariedade à jornalista Cláudia Aparecida Sarubo, que foi agredida por um empresário bolsonarista na segunda-feira (19) enquanto trabalhava em campanha para o presidente Lula (PT), em Itanhangá. Esse é mais um episódio de violência política em Mato Grosso e um reflexo do ódio que tem sido alimentado pelo atual presidente durante os últimos quatro anos.
Conforme noticiado pela imprensa, Claudia foi agredida fisicamente e verbalmente pelo empresário Elizeu de Oliveira, dono de um supermercado, que deu um soco no braço dela e tentou dar outro soco no rosto. Porém, ela desviou a tempo e conseguiu filmar.
Outros episódios de violência política em Mato Grosso, como o assassinato chocante de Benedito Cardoso dos Santos, eleitor de Lula morto a facadas por um colega de trabalho bolsonarista em Confresa, e a agressão cometida pelo padrasto a um jovem que criticou o atual presidente nas redes sociais em Sorriso, ambas no dia 7 de setembro, reforçam a urgência que temos de superar esse momento sombrio e virar essa página da História brasileira.
POLÍTICA Ipec: Lula, 48%; Bolsonaro, 31%
Em votos válidos, Lula tem 52%, ante 34% de Bolsonaro. Pesquisa foi realizada entre 25 e 26 de setembro. Margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos. Instituto diz que cenário é de estabilidade.
GERAL Vigilância Epidemiológica aponta que Cuiabá tem 42 casos confirmados de Monkeypox
Cuiabá contabiliza 42 casos confirmados de Monkeypox (Varíola dos Macacos), dos 60 que foram notificados até o momento. Sendo o primeiro deles registrado no dia 27 de julho deste ano. Segundo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, é importante que pessoas que tiveram contato com casos positivos fiquem atentas aos sintomas e caso percebam aparecimento deles procurem uma unidade de saúde.
“O paciente é atendido em qualquer Unidade de Saúde. Se as lesões forem características de Monkeypox, é feita a notificação imediata para a Vigilância. Com essa notificação, a equipe vai a Unidade de Saúde, junto com os profissionais, fazer a investigação. É coletado o material e encaminhado para o Lacen que envia a amostragem para o laboratório de referência nacional. Importa dizer que em qualquer local que o paciente entrar na rede é feita a coleta”, explicou Flávia Guimarães, gerente de Vigilância Epidemiológica, informando ainda, que a maioria das pessoas alvo da doença é adulta com idade entre 18 e 40 anos.
EDUCAÇÃO Mediar conflitos para melhorar a educação
Um levantamento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) apontou que o índice de violência nas escolas aumentou após o retorno das atividades presenciais, suspensas no período mais crítico da pandemia da Covid19. Em 2022, 78% das 700 escolas da rede estadual ouvidas registraram casos de violência. Em 2019, a taxa era de 69%.
SAÚDE Américas vivem momento delicado frente à ameaça da pólio, diz ministro
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira (26) que as Américas vivem momento delicado frente à ameaça de retorno da poliomielite na região. Ao discursar na 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana, ele defendeu a promoção de uma vigilância epidemiológica sensível, que permita a detecção e a investigação de todos os casos
CIDADE Tarifa social de água e tratamento de esgoto passará de 900 para 8,7 mil famílias alcançadas
A Prefeitura de Cuiabá estabeleceu nesta segunda-feira (26) a ampliação do número de pessoas beneficiadas com a tarifa social nos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Por meio do decreto assinado pelo prefeito em exercício José Roberto Stopa, a Capital saltará de 900 para 8,7 mil famílias de baixa renda alcançadas.
POLÍTICA Operação Eleições 2022 começa nesta segunda-feira em todo o Brasil
Garantir a segurança e proteção aos cidadãos, eleitores e servidores da Justiça Eleitoral é o objetivo da Operação Eleições 2022, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), a partir desta segunda-feira (26).
POLÍTICA TSE detalha a diferença entre voto majoritário e voto proporcional
No próximo dia 2 de outubro, milhões de brasileiros irão às urnas para escolher seus representantes em âmbito estadual e federal. Serão cinco votos: para deputado estadual/distrital, deputado federal, senador, governador e presidente da República.