Notícias
MEIO AMBIENTE Sema e PM devolvem ao habitat natural 5 pacas resgatadas de cativeiro em Tabaporã
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), com o apoio da Polícia Militar, resgatou cinco pacas que estavam em cativeiro em um sítio no município de Tabaporã (673 km de Cuiabá). Os animais foram devolvidos ao seu habitat natural.
GERAL Negros enfrentam desigualdades no mercado de trabalho, diz Dieese
Pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que persiste a desigualdade entre pessoas negras e não negras no mercado de trabalho. O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (18), destaca ainda a desigualdade de gênero nas relações de empregabilidade.
SEGURANÇA Sesp-MT lança operação integrada para redução de homicídios em Sorriso e região
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) lançou, na noite desta sexta-feira (18.11), a Operação Integrada Vitae, no município de Sorriso (397 km de Cuiabá). O principal objetivo da ação, que também terá atuação nos municípios de Nova Ubiratã e Ipiranga do Norte, é a redução dos crimes de homicídio doloso na região.
SAÚDE Covid-19 aumenta em 12 estados, diz Fiocruz
O Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado hoje (18), reforça o crescimento dos casos de covid-19, que já corresponde a 47% dos resultados positivos para vírus respiratórios nas últimas quatro semanas.Em nível nacional, o aumento moderado de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na tendência de longo prazo está presente em 12 de 27 estados:
POLÍCIA Polícia Civil cumpre 11 mandados contra investigados por ameaçar parceleiros de terra em Colniza
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Colniza, cumpriu na quinta-feira (17.11), 11 mandados de prisão e de busca e apreensão contra um grupo investigado pelos crimes de ameaça e associação criminosa para tomar áreas de parceleiros de terras da região.
ECONOMIA Apesar do recuo em setembro, balanço anual mostra bons índices de vendas
A mais recente Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), com referência ao mês de setembro, mostrou que o volume de vendas do comércio varejista no estado cresceu 0,1% sobre o mês anterior e apresentou queda de -1,9% na receita. Ainda assim, o levantamento divulgado pelo IBGE e analisado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) acumula crescimento de 12,7% no volume de vendas no estado no comparativo com setembro do ano passado, com a receita crescendo 17% no mesmo período.
Apesar da recente queda, as perspectivas para o comércio são promissoras para o fim de ano. Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, as famílias podem estar buscando gastar mais em datas comemorativas. “Mesmo com a queda de setembro, associada à expectativa de compras concentradas no fim de ano, as estimativas mostram uma alta perspectiva de consumo no estado para o último trimestre de 2022, impulsionando o comércio e a circulação de renda”.
GERAL Governo de Mato Grosso lança Escritório de Realidade Virtual na COP 27
O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Maurício Munhoz, lançaram durante a 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27), em Sharm El Sheik, no Egito, a plataforma de Negócios de Mato Grosso no Metaverso, o MTVerso. O ambiente virtual funciona como um escritório de representação global do Estado.
MEIO AMBIENTE Sema e PM devolvem ao Rio Manso 30 unidades de pescado apreendidos em operação
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) soltou 30 unidades de pescado e apreendeu 20 redes de emalhar, 32 anzóis de galho, 21 cevas, 4 varas e 4 molinetes durante operação no rio Manso, no sábado (12.11). Durante o período de defeso da piracema a fiscalização é intensificada em todo o estado.
POLÍTICA Primeira-dama recebe título de madrinha dos indígenas de MT
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, acompanhada do Cacique Rony Parecy, do líder Vilmar Kaezokemaece e do norueguês Andreas Jørgensen, diretor do Norway´s International Climate and Forest Initiative (NICFI), falou da satisfação de ser madrinha dos indígenas de Mato Grosso. A declaração foi feita na quarta-feira (16.11), via Instagram.
JUSTIÇA Ré é condenada a 48 anos de prisão por matar dois filhos asfixiados
A ré Lucilei Souza dos Santos, 41 anos, foi condenada a 48 anos de prisão, no município de Água Boa, por homicídio qualificado praticado contra os seus dois filhos. Quando o crime foi cometido, no ano de 2012, as crianças tinham cinco e um ano de idade.