Notícias
SAÚDE Comissão Intergestores Bipartite aprova 32 propostas para o programa Mais MT Cirurgias
A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) aprovou 32 propostas para o Programa Mais MT Cirurgias em 23 municípios do Estado. A validação ocorreu durante a 11ª reunião ordinária da CIB, realizada nesta sexta-feira (10.12), no Palácio Paiaguás. As propostas foram apresentadas por municípios ou consórcios
CULTURA Escritora de Cuiabá lança livro infanto-juvenil que aborda processos de luto e morte
Acontece no próximo sábado (11) de dezembro no Museu da Imagem do Som (Misc), em Cuiabá, o lançamento do Livro “O Conto da Casa Amarela” da autora Clécia Lino. O lançamento será realizado às 18h30 no espaço cultural Museu da Imagem e do Som (Misc), localizado na rua Voluntários da Pátria, esquina com a Rua 7 de Setembro. A entrada é gratuita e contará com apresentações musicais do DJ Taba e Josi Crispim.
O livro, de literatura infanto juvenil, leva o título “O Conto da Casa Amarela” numa abordagem sobre processos de luto e morte e conta a história de um diálogo intergeracional entre o avô e sua neta. De modo literário, a autora fala sobre brincadeiras de infância, amor, amizade e sobre memórias. Cada exemplar estará sendo vendido por R$30 reais.
GERAL Contribuintes ganham mais tempo para entrar 2022 sem pendências com o Fisco Municipal
Os contribuintes de Várzea Grande, que têm pendências junto ao Fisco Municipal, ganharam mais prazo para liquidar dívidas, aproveitar os descontos especiais e entrar 2022 adimplentes. A prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Gestão Fazendária, prorrogou até o dia 23 deste mês
SAÚDE Polo de vacinação da UNIC começa a funcionar, mas procura ainda é pequena
Na quinta-feira (09) começou a funcionar o novo polo de vacinação da campanha “Vacina Cuiabá – Sua Vida em primeiro Lugar, no estacionamento da UNIC Beira Rio. O novo polo foi aberto para substituir o Senai Porto, que encerrou as atividades de imunização na última sexta-feira (03).
O primeiro dia de vacinação no polo da UNIC Beira Rio foi bastante tímido. O local tem capacidade para mil atendimentos diários e no dia do início da imunização no novo polo, apenas 277 vacinas foram aplicadas. “Acreditamos que muita gente ainda não descobriu que mudamos o local do polo central, por mais que já tenhamos divulgado. Nossa expectativa é que nos próximos dias o movimento no local aumente significativamente, especialmente porque já começamos a aplicação da segunda dose dos adolescentes e da dose de reforço para a população acima de 18 anos que já tomou a segunda dose há 5 meses”, comentou Valéria de Oliveira, coordenadora da campanha de vacinação.
POLÍCIA Policiais ambientais da PM fecham garimpo ilegal em Peixoto de Azevedo
Policiais militares do 4º Curso de Policiamento Ambiental fecharam um garimpo ilegal, nesta quarta-feira (08.12), no município de Peixoto de Azevedo. Um homem foi preso e oito armas de fogo, 151 munições e máquinas foram apreendidas.
Durante a fiscalização no “Garimpo do Gavião” os policiais encontraram várias pessoas trabalhando, máquinas e equipamentos em plena atividade. Na checagem, os policiais constataram algumas irregularidades na área do licenciamento, três escavadeiras mecânicas, cinco tratores de esteira e dois conjuntos de motor bomba.
Os policiais identificaram também três pessoas nas proximidades do alojamento, duas delas foragiram para uma região de mata. O terceiro suspeito foi contido pela PM. Os policiais apreenderam sete espingardas de diversos calibres, uma pistola Taurus G2C 9 milímitros com 03 carregadores, uma mira holográfica marca Rossi e 151 munições.
POLÍTICA Deputados derrubam veto de Comissão a Projeto que impede aumento do IPVA por conta da disparada de preços
O projeto de lei que dispõe sobre os valores da base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o exercício de 2022 em Mato Grosso, apresentado pelo deputado Ulysses Moraes e outros deputados teve o parecer contrário da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária derrubado, na última sessão ordinária (7), na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT).
No último dia 23 de novembro, o deputado Ulysses Moraes apresentou o PL nº 1098/2021. De acordo com texto, para fins de cálculo e recolhimento do IPVA no exercício de 2022, relativo aos veículos usados, serão considerados os valores constantes na tabela a que se refere ao ano de 2020.
POLÍTICA Lúdio Cabral requer providências para conter variante ômicron e cobra aceleração da vacinação contra covid
O deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT) apresentou requerimento solicitando informações sobre as providências da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para controlar o avanço da variante ômicron em Mato Grosso. Lúdio, que vem acompanhando a evolução da covid-19 e da imunização em Mato Grosso, reforçou também a cobrança para acelerar a vacinação contra a covid no estado, pois apenas 57% da população tomou as duas doses de vacina.
“A variante ômicron deve chegar a Mato Grosso em 30 ou 40 dias e a população precisa estar protegida quando isso acontecer. A redução severa no ritmo de vacinação da nossa população é um problema grave. Dos vacinados com a 1ª dose até agora, 501 mil pessoas não tomaram a 2ª dose. Temos uma cobertura com a 1ª dose de 71% da população e uma cobertura com a 2ª dose de 57%. Em outubro, Mato Grosso vacinava em média 24 mil pessoas por dia
POLÍTICA Assembleia aprova projeto que cria centros de referência para tratamento de doenças raras em Mato Grosso
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, durante Sessão Ordinária realizada na terça-feira (7), o Projeto de Lei nº 1296/2019 que institui a Política de Educação e Tratamento de Doenças Raras em todo Estado. De autoria do deputado estadual Valdir Barranco (PT), a proposta visa a criação de centros médicos para prestarem atendimentos especializados para esses pacientes.
De acordo com a redação da propositura, entende-se por doença rara a doença que afeta um número limitado de pessoas entre a população total, definido como menos de uma em cada duas mil, e que compromete a qualidade de vida e pode causar deficiências.