Notícias
GERAL Secretário alerta para importância do isolamento social no combate à pandemia
Mato Grosso ainda continua registrando um elevado número de novos casos do novo coronavírus. O último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), no final da tarde de sábado (20.04), mostra que o Estado registra 9.262 casos e 341 óbitos por Covid-19.
Os números elevados da doença preocupam o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, que tem orientado e reforçado à população sobre as medidas de proteção para evitar o contágio e a propagação do vírus.
POLÍTICA Sara Winter, antes de ser presa, preparava nova ‘surpresa’ para o Supremo
A prisão da militante bolsonarista Sara Winter interrompeu os planos de uma nova ação contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Winter e seu grupo, os 300 do Brasil, planejavam para este sábado (20) uma nova performance para criticar a corte. O tema, impulsionado pelo período das festas juninas, seria “A quadrilha do STF”.
POLÍTICA Barranco vota contra projeto que incentiva invasão de Terras Indígenas
O deputado estadual Valdir Barranco (PT-MT), votou contra o Projeto de Lei Complementar (PLC) 17/2020, de autoria do governador Mauro Mendes (DEM), aprovado em primeiro turno na quarta-feira (17), pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. O projeto modifica os procedimentos de análise e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no estado, autorizando o registro de propriedades em sobreposição à terras indígenas em fase de estudo, delimitadas ou declaradas pela Fundação Nacional do Índio (Funai).
SAÚDE Mato Grosso registra neste sábado 9.262 casos e 341 óbitos por Covid-19
Dos 9.262 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 5.274 estão em isolamento domiciliar e 3.247 estão recuperados. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 192 internações em UTI e 179 em enfermaria. Isto é, a taxa de ocupação está em 75% para UTIs e em 21,9% para enfermarias.
GERAL Mato Grosso registrou 6.688 mortes em acidentes de trânsito em 11 anos
Nos últimos 11 anos, Mato Grosso registrou 6.688 mortes no trânsito. O número corresponde a contabilização de óbitos comprovados por acidentes de trânsito em vias públicas, rurais, rodovias estaduais e federais nos 141 municípios do estado.
POLÍCIA Polícia Civil prende quadrilha que aplicava golpes em empresas comerciais de Rondonópolis
A Polícia Civil em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) desarticulou na quinta-feira, 18 de junho, uma quadrilha que agia aplicando golpes contra empresas do município. Três envolvidos com os golpes foram presos em investigação coordenada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Rondonópolis (Derf).
SAÚDE Brasil tem 49.976 mil mortes e 1,06 milhão de casos de Covid-19
O Brasil teve 1.022 novas mortes por covid-19 registradas nas últimas 24 horas, de acordo com atualização do Ministério da Saúde divulgada neste sábado (20). Com a soma dos novos números às estatísticas, o país chegou a 49.976 falecimentos em função da pandemia do novo coronavírus.
EDUCAÇÃO Consulta sobre nova data do Enem começa neste sábado
A consulta sobre a nova data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 poderá ser feita a partir deste sábado (20) na página do participante. Para participar, é preciso acessar a página, com CPF e senha utilizados no cadastro do portal único do Governo Federal, o gov.br, e indicar o período em que prefere fazer as provas.
São três opções disponíveis: Enem impresso: 6 e 13 de dezembro de 2020/Enem Digital: 10 e 17 de janeiro de 2021, Enem impresso: 10 e 17 de janeiro de 2021/Enem Digital: 24 e 31 de janeiro de 2021 e Enem impresso: 2 e 9 de maio de 2021/Enem Digital: 16 e 23 de maio de 2021.
GERAL Novas medidas de combate à Covid-19 serão anunciadas na terça-feira na Grande Cuiabá
Um novo decreto com a definição das medidas de combate ao novo coronavírus, causador da Covid-19, serão anunciadas na próxima terça-feira (23) pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. As medidas serão as mesmas na Capital e em Várzea Grande, conforme acordado em reunião nesta sexta-feira (19).
GERAL Governo recupera R$ 40 milhões em benefícios recebidos indevidamente
O governo federal recebeu de volta, até o dia de hoje (19), R$ 39,6 milhões correspondentes ao pagamento de auxílio emergencial a pessoas que não se enquadravam nos critérios. Foram, no total, 47,7 mil pessoas que fizeram a devolução do benefício.
Segundo o governo, entre aqueles que recebem o benefício equivocadamente, existem aqueles que se enganam, outros que agem de má-fé e um terceiro grupo incluído de forma equivocada. Para devolver a quantia, é necessário entrar no site criado especificamente para devolução, emitir a Guia de Reolhimento da União (GRU) e pagá-la.