Publicado em Segunda - 16 de Setembro de 2019 | por Redação TA c/ Procon-MT

Primeiro Mutirão da Negociação online fecha com média de 173 pedidos por dia

A primeira versão online do Mutirão da Negociação registrou, em cinco dias de campanha (de 09 a 13 de setembro), 867 pedidos de renegociação de dívidas bancárias - 173 por dia. O número equivale a quase 80% da média mensal de registros de reclamação de mato-grossenses na plataforma www.consumidor.gov.br - relativo ao primeiro semestre de 2019.

Na avaliação da secretária adjunta do Procon-MT, Gisela Simona, o resultado obtido foi positivo, principalmente porque, em Mato Grosso, a plataforma consumidor.gov.br ainda está em processo de consolidação, visto que o atendimento presencial ainda é maior do que o atendimento online.

Leia mais...
Foto: Procon-MT

Procon realiza Mutirão da Negociação na versão online em setembro

Publicado em Terça - 27 de Agosto de 2019 | por Redação TA c/ Procon-MT

Leia mais...

Consumidor tem direito de escolher data de vencimento das contas

Publicado em Segunda - 19 de Agosto de 2019 | por Redação TA c/ Assessoria

Ao contratar serviços junto a concessionárias de serviços públicos, como água e energia, o consumidor tem direito de receber seis opções de datas para vencimento da conta, conforme disposto na Lei nº 9791, de 1999.

Leia mais...

Procon Municipal orienta sobre os cuidados nas compras do Dia dos Pais

Publicado em Segunda - 05 de Agosto de 2019 | por Redação TA c/ Sicom-CBÁ

O Procon Municipal orienta os consumidores na compra de presentes com qualidade e menor preço para o Dia dos Pais, comemorado neste domingo (11). Boa parte dos consumidores aproveita a semana que antecede a terceira data comemorativa considerada como mais rentável ao comércio para comprar os presentes.

Como se tratam de presentes, nem sempre eles são do gosto de quem os recebe, ou mesmo do tamanho ou modelo desejados, sendo necessário trocá-los. A troca é um dos momentos que geram muitos desentendimentos e processos nas relações de consumo. “Por isso, a importância de verificar no ato da compra a política de troca da empresa para evitar problemas futuros”, disse o secretário-adjunto de Defesa do Consumidor, Gustavo Costa.

Leia mais...

Papelarias são fiscalizadas pelo Procon-MT no recesso escolar

Publicado em Sexta - 12 de Julho de 2019 | por Redação TA c/ Procon-MT

Seguindo a alta já esperada de clientes em busca de material escolar, a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor realiza durante o mês de julho fiscalizações em papelarias. A ação é complementar às fiscalizações preventivas

Leia mais...

Procon-MT registra mais de 17 mil reclamações no primeiro semestre de 2019

Publicado em Segunda - 08 de Julho de 2019 | por Redação TA c/ Procon/MT

No primeiro semestre de 2019, a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor do Estado (Procon-MT) registrou 17.546 reclamações em Mato Grosso, quase 5% a mais do que o mesmo período do ano anterior. Deste montante, 11.010 foram registradas de forma presencial

Leia mais...

Fiscalizações de postos, pirataria e exercício ilegal da profissão são frentes de atuação da Decon

Publicado em Domingo - 30 de Junho de 2019 | por Redação TA c/ PJC-MT

Fiscalização em postos de combustíveis, pirataria e exercício ilegal da profissão são as principais frentes de trabalhos desenvolvidas, neste ano, pela Polícia Civil por meio da Delegacia Especializada do Consumidor, que também atende demandas diversas de delitos

Leia mais...

Órgãos de defesa do consumidor pedem mais transparência durante encontro com seguradoras

Publicado em Sexta - 28 de Junho de 2019 | por Redação TA c/ Procon/MT

Após um dia e meio de debates, o Procon-MT expôs à Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) medidas que precisam ser adotadas pelas seguradoras para melhorar a prestação de serviço ao consumidor.

Leia mais...

Procon-MT orienta consumidores a evitar dívidas e aproveitar o clima da data

Publicado em Quinta - 06 de Junho de 2019 | por Redação TA c/ Procon/MT

O Dia dos Namorados está chegando e o Procon Estadual alerta os consumidores para não se deixarem envolver pelo romantismo da data e caírem em uma cilada chamada “superendividamento”.

Coordenadora de Educação para o Consumo do Procon-MT, Cristiane Vaz lembra que conflitos causados por problemas financeiros são a principal razão para separações de casais - e os estudos provam isso. Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) sobre o orçamento familiar dos brasileiros revela que quatro em cada dez (39%) dos entrevistados casados ou em união estável brigam com o parceiro por causa de dinheiro.

Leia mais...

População de Confresa terá órgão de defesa do consumidor a partir de 11 de junho

Publicado em Terça - 04 de Junho de 2019 | por Redação TA c/ Procon-MT

A cidade de Confresa, a 1.160km de Cuiabá, ganhará uma unidade municipal do Procon. Localizada na Avenida Industrial, nº 247, bairro Vila Nova, a instituição será inaugurada no dia 11 de junho, às 09h (horário de Brasília). Inicialmente, o Procon de Confresa atenderá de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 15h, mas o horário poderá ser adaptado de acordo com a demanda da população.

Coordenadora da unidade municipal, Raíra Moraes de Miranda afirma que o novo Procon inaugura uma nova fase para a população da região nordeste de Mato Grosso.

Leia mais...