Notícias
JUSTIÇA STF condena a 17 anos de prisão terceiro réu por atos golpistas
O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira (14) Matheus Lima de Carvalho Lázaro, terceiro réu pelos atos golpistas de 8 de janeiro, a 17 anos de prisão. Também ficou definido que o condenado deverá pagar solidariamente com outros investigados o valor de R$ 30 milhões
MEIO AMBIENTE Corpo de Bombeiros Militar extingue incêndio em barracão de algodoeira
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combateu um incêndio no barracão de uma empresa algodoeira, localizada na Avenida Perimetral das Samambaias, no bairro Industrial Norte, em Nova Mutum, nesta quarta-feira (13.09). O trabalho durou cerca de 22 horas.
MEIO AMBIENTE Amazônia reúne 22% das mortes de defensores da terra em todo o mundo
Mais de um em cada cinco assassinatos de defensores da terra e do meio ambiente no mundo , registrados em 2022, ocorreram na Amazônia. No total, 177 pessoas perderam a vida em todo o planeta, sendo 39 (22%) na maior floresta tropical. É o que mostra levantamento da organização não governamental Global Witness
SAÚDE Pesquisadores da Fapemat levam capacitação sobre agroecologia e geotecnologia a indígenas do Médio Xingu
Pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com o Governo do Estado, levaram capacitações sobre agroecologia e geotecnologia ao povo Ikpeng, do Território Indígena do Xingu. As oficinas também envolveram debates e trocas de técnicas e conhecimentos
GERAL Leverger sedia primeira audiência pública para discutir o BID Pantanal
Começou nesta terça-feira (12), o ciclo de quatro audiências públicas promovidas pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso para debater o programa Bid Pantanal. O primeiro encontro, realizado na Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger, foi solicitado pelo deputado estadual Juca do Guaraná (MDB), tendo como coautor o deputado Wilson Santos (PSD).
O objetivo é discutir ações voltadas para saneamento público, equipamentos, sanitários, abertura de estradas, educação ambiental, geração e distribuição de renda para 12 municípios mato-grossenses. Para estes fins, o programa, criado em 1990 pela iniciativa do então governador de Mato Grosso, Dante Martins de Oliveira, reserva cerca de R$ 1 bilhão oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Wilson Santos lembrou que o programa estava parado desde 2003, e hoje está a ser revitalizado pelo ministro da Agricultura, o senador licenciado, Carlos Fávaro (PSD).
GERAL Serviços online de abertura e regularização de empresas estão disponíveis para todos os municípios de MT
A Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat) pôs fim às filas de espera e a burocracia nos atendimentos de abertura e regularização de empresas em todo o estado, com a integração dos 141 municípios à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresa e Negócios (Redesim).
POLÍCIA Polícia Civil prende mais três envolvidos no assassinato de comerciante no Shopping Popular
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Cuiabá (DHPP) cumpriu nesta terça-feira (12), na capital, três mandados de prisão contra envolvidos no assassinato do comerciante Josionaldo Ferreira de Araújo, ocorrida no Shopping Popular, em dezembro do ano passado.
JUSTIÇA STJ autoriza prisão de três condenados pela chacina de Unaí
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou, nesta terça-feira (12), a prisão de três condenados pelo assassinato de fiscais do Ministério do Trabalho, em 2004, no município mineiro de Unaí. Pela decisão, o colegiado autorizou o início do cumprimento das penas de Norberto Mônica
SAÚDE Riscos dos pneumococos para crianças e adultos vão além de pneumonias
Meningite pneumocócica? Apesar do nome pneumococo, essa família de bactérias está associada a doenças que vão além dos pulmões, podendo causar infecções graves nessas e em outras partes do corpo, incluindo quadros generalizados e letais.
MEIO AMBIENTE Audiência pública discute projeto que quer proibir empresas de usarem garrafões exclusivos de água
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou audiência pública, na tarde desta segunda-feira (11), para debater o projeto de lei 1622/2023, de autoria do deputado Diego Guimarães (Republicanos), que estabelece a obrigatoriedade do sistema retornável intercambiável para garrafões destinados ao envase de água mineral natural e água potável de mesa.
A proposta veda a produção e comercialização de embalagem retornável de uso exclusivo em todo o território mato-grossense, bem como a inclusão de marca moldada, seja da empresa envasadora ou do distribuidor, em novos garrafões destinados ao envase de água mineral natural e água potável de mesa. Conforme Diego Guimarães, a principal finalidade do projeto é assegurar liberdade ao consumidor para que possam adquirir a água da empresa que escolherem.