Publicado em Quarta - 21 de Fevereiro de 2024

MEIO AMBIENTE Desmatamento na Amazônia cai 60% em janeiro deste ano

O desmatamento na floresta amazônica caiu 60% em janeiro deste ano, conforme monitoramento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Foi o décimo mês consecutivo de redução. Em janeiro de 2024, a área derrubada foi de 79 quilômetros quadrados (km²).

Leia mais...
@ Polícia Federal / Divulgação
@ Polícia Federal / Divulgação

GERAL Prefeitura se manifesta sobre ação policial investigativa ainda em andamento no município

Publicado em Quarta - 21 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ Ascom Pref Livramento-MT / MPE-MT

O Governo de Nossa Senhora do Livramento/MT esclarece que houve busca e apreensão de computadores e celulares, bem como documentos e demais materiais na manhã desta quarta-feira (21), no Paço Municipal e também em duas Secretarias (Obras e Desenvolvimento Rural) em decorrência de uma gestão compartilhada investigativa entre o Ministério Público Estadual, por meio do Núcleo de Ações de Competências Originárias - NACO Criminal, da Polícia Civil.

A Administração Municipal informa que tudo solicitado foi disponibilizado aos agentes, e que servidores públicos se colocaram à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Leia mais...
Policiais impediram invasão de terras de uma fazenda em Poxoréu. - Foto: Sesp / MT
Policiais impediram invasão de terras de uma fazenda em Poxoréu. - Foto: Sesp / MT

POLÍCIA Forças de Segurança impediram 18 invasões de terras e prenderam 64 envolvidos

Publicado em Terça - 20 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Ações integradas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) impediram invasão em 18 propriedades rurais e urbanas, em Mato Grosso, ao longo de 2023, conforme dados da Superintendência do Observatório de Segurança Pública. Essas ocorrências resultaram na condução de 64 pessoas para delegacia.

Leia mais...

GERAL Prazo para solicitar a isenção do IPTU 2024 é prorrogado até 31 de julho

Publicado em Terça - 20 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ Secom-CBA

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, informa que o período de abertura dos processos de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024 foi prorrogado. As solicitações poderão ser requeridas até o dia 31 de julho e protocolizadas exclusivamente através do Sistema GESCON, disponível no endereço eletrônico https://cuiaba.gesconet.com.br/2.0/cuiaba/portalgescon/#/login. A normativa foi publicada por meio de decreto municipal de nº 10.054 de 16 de fevereiro de 2024. A data anterior era até 29 de fevereiro.

No caso de a autoridade fiscal manifestar pela improcedência do pedido de isenção do IPTU 2024 do imóvel, será dada ciência ao contribuinte para pagamento do imposto devido sem desconto e com acréscimo de juros e multa.

Leia mais...
@ Fátima Bezerra / Twitter
@ Fátima Bezerra / Twitter

GERAL Lewandowski autoriza envio da Força Nacional para Mossoró

Publicado em Terça - 20 de Fevereiro de 2024

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou nesta segunda-feira (19) o uso da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para apoiar as buscas pelos dois presos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró (RN).

De acordo com o ministério, serão enviados 100 homens e 20 viaturas para o município. Cerca de 500 agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e da polícia local participam da operação de recaptura dos fugitivos, que já entrou no sexto dia.

O pedido para o uso da Força Nacional foi feito pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, com aval da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento foram os primeiros detentos a escapar de um presídio federal brasileiro, considerado de segurança máxima.

Leia mais...

POLÍCIA Homem é preso pela Polícia Militar com pistola e 37 munições ilegais

Publicado em Terça - 20 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ PM-MT

Um homem de 30 anos foi preso pela Polícia Militar por disparo e porte ilegal de arma de fogo, na noite deste domingo (18.02), em Cuiabá. Com o suspeito, a PM apreendeu uma pistola e 37 munições de calibre .9mm sem registro. A equipe do 9º Batalhão foi acionada, por volta de 20h20, por moradores do bairro São José

Leia mais...

GERAL Governador nomeia advogado Hélio Nishiyama como novo desembargador no Tribunal de Justiça

Publicado em Segunda - 19 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ Secom-MT

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Hélio Nishiyama como novo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), pelo quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Hélio ficou em primeiro lugar na lista tríplice do Tribunal de Justiça, com 28 votos.

Leia mais...
@ Lula Marques / Agência Brasil
@ Lula Marques / Agência Brasil

POLÍTICA Moraes nega pedido de Bolsonaro para adiar depoimento à PF

Publicado em Segunda - 19 de Fevereiro de 2024

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes negou pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para adiar seu depoimento à Polícia Federal (PF) no caso que apura uma suposta organização criminosa para elaborar um golpe de Estado.

Leia mais...

EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora do Livramento/MT divulga editais de chamamento público para contratação temporária

Publicado em Domingo - 18 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ Ascom Pref Livramento-MT

A Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora do Livramento/MT anunciou, na quinta-feira (15), a publicação de cinco editais de "chamamento público" com o intuito de contratar candidatos aprovados no recente Processo Seletivo 001/2023. Essa medida visa atender às demandas de excepcional interesse da referida secretaria, garantindo a continuidade e eficiência das atividades educacionais no município.

Os candidatos convocados por meio deste chamamento têm um prazo de oito dias, a contar deste dia 15 de fevereiro, para apresentar os documentos necessários na Secretaria Municipal de Educação.

Leia mais...
@ Ricardo Stuckert/PR
@ Ricardo Stuckert/PR

POLÍTICA Lula critica países por corte de ajuda humanitária à Palestina

Publicado em Domingo - 18 de Fevereiro de 2024

O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, criticou neste domingo (18) os cortes na ajuda humanitária à Palestina anunciado nas últimas semanas por diversos países. Em viagem à Etiópia, o líder brasileiro voltou a classificar como "genocídio" as ações militares perpetradas por Israel na Faixa de Gaza.

"Não é uma guerra entre soldados e soldados. É uma guerra entre um exército altamente preparado e mulheres e crianças", lamentou Lula. O presidente garantiu que o Brasil fará novo aporte de recursos para ações humanitárias na região.

Mais de 10 países - entre eles Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Itália, Suíça, Irlanda e Austrália - chegaram a suspender repasses para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA, na sigla em inglês).

Leia mais...