Publicado em Quarta - 08 de Maio de 2024 | por Redação TA c/ Sefaz-MT

GERAL Sefaz-MT não irá exigir nota fiscal para transporte de mercadorias para ajudar vítimas no RS

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) não irá exigir nota fiscal para o transporte de mercadorias que saírem do Estado com destino ao Rio Grande do Sul para auxílio às vítimas das enchentes. Proposta por Mato Grosso, a excepcionalidade foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) em reunião realizada nesta terça-feira (07.05), e se aplicará a todos os Estados a fim de facilitar o envio de suprimentos para as pessoas em situação de risco ou de vulnerabilidade na região sul do país.




~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Leia mais...
Foto por: Secom-MT
Foto por: Secom-MT

@ Polícia Federal / Divulgação
@ Polícia Federal / Divulgação

POLÍCIA PF vai investigar fake news sobre ações de socorro ao RS

Publicado em Quarta - 08 de Maio de 2024

A Polícia Federal irá investigar a divulgação de fake news sobre ações dos governos federal, estaduais e municipais nas enchentes do Rio Grande do Sul. O pedido de abertura da investigação foi feito pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Leia mais...

POLÍCIA Operação La Catedral cumpre 132 ordens judiciais contra associação criminosa formada por presos de MT

Publicado em Terça - 07 de Maio de 2024 | por Redação TA c/ PJC-MT

Por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Primavera do Leste, a Polícia deflagrou na terça-feira (07.05) a Operação La Catedral para cumprir 132 ordens judiciais, entre prisões preventivas, buscas e apreensões, bloqueios de contas bancárias, além de sequestro de bens

Leia mais...
@ Gustavo Mansur / Palácio Piratini
@ Gustavo Mansur / Palácio Piratini

GERAL Câmara aprova decreto que reconhece calamidade no Rio Grande do Sul

Publicado em Terça - 07 de Maio de 2024

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira (6) o projeto de decreto legislativo (PDL) 236/2024 enviado pelo governo federal que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul até 31 de dezembro de 2024. A medida ainda deve ser aprovada pelo Senado.

Leia mais...

POLÍCIA Polícia Civil prende integrante de facção envolvido em crimes de extorsão em Chapada dos Guimarães

Publicado em Terça - 07 de Maio de 2024 | por Redação TA c/ PJC-MT

Polícia Civil de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), deflagrou na tarde desta segunda-feira (06.05), a Operação Contrato de Risco, para cumprimento de cinco ordens judiciais, entre mandados de prisão e busca e apreensão, tendo como alvo um integrante de facção

Leia mais...
@ Carlos Magno / Governo do Rio de Janeiro
@ Carlos Magno / Governo do Rio de Janeiro

POLÍTICA MPF pede cassação de governador do RJ, vice e presidente da Alerj

Publicado em Terça - 07 de Maio de 2024

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro pediu nesta segunda-feira (6) a cassação do governador Cláudio Castro, do vice-governador, Thiago Pampolha; e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar, por abuso de poder político e econômico e irregularidades em folhas de pagamento do Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro ( Fundação Ceperj) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 2022.

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-RJ) pediu ainda a inelegibilidade de Castro e Bacellar por oito anos, a partir das eleições de 2022. Não foi solicitada a inelegibilidade de Thiago Pampolha por oito anos, por ele ter ingressado na chapa de Castro pouco antes do pleito de 2022.

Leia mais...

GERAL Corpo de Bombeiros Militar controla incêndio em agência bancária

Publicado em Terça - 07 de Maio de 2024 | por Redação TA c/ CBMMT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado por meio do número de emergência 193, neste domingo (05.05), para combater um incêndio em uma agência bancária localizada na região central de Juína (745 km de Cuiabá).

Não foram encontradas chamas no interior do imóvel. Ainda no local, a equipe da 14ª Companhia Independente Bombeiro Militar (14ª CIBM) visualizou uma intensa quantidade de fumaça que saía do telhado, indicando a presença de fogo no forro interno e em outros pontos superiores, onde luminárias e sistemas de climatização estavam em chamas.

Após uma análise da situação, os bombeiros desligaram a rede elétrica e montaram duas linhas de combate direto para enfrentar o fogo. Utilizando cerca de três mil litros de água, as equipes conseguiram extinguir os focos de incêndio. Além disso, foram tomadas medidas para ventilar o ambiente e reduzir a fumaça tóxica.

Leia mais...
@ Valter Campanato /Agência Brasil
@ Valter Campanato /Agência Brasil

AGRICULTURA FAMILIAR “Agora a gente vai conseguir produzir o ano todo”, afirma produtor familiar que recebeu kit de irrigação do Governo de MT

Publicado em Segunda - 06 de Maio de 2024 | por Redação TA c/ Secom-MT

Produtores familiares de Tapurah poderão produzir o ano inteiro com os kits de irrigação que receberam da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), numa parceria com a Prefeitura Municipal.

Leia mais...
Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT
Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

POLÍTICA Entidades concordam com proposta do Governo de MT e projeto de ajuda de R$ 50 milhões ao RS será enviada à AL

Publicado em Segunda - 06 de Maio de 2024 | por Redação TA c/ Secom-MT

O Governo de Mato Grosso encaminhará para a Assembleia Legislativa o projeto de repasse emergencial no valor de R$ 50 milhões para ajudar na reconstrução da infraestrutura do Rio Grande do Sul, que foi assolado por enchentes e deslizamentos desde a última semana.

Leia mais...
@ Valter Campanato /Agência Brasil
@ Valter Campanato /Agência Brasil

POLÍTICA Lula envia projeto para flexibilizar liberação de recursos para o RS

Publicado em Segunda - 06 de Maio de 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, na tarde desta segunda-feira (6), no Palácio do Planalto, com os chefes dos demais Poderes da República e anunciou o envio de um projeto de decreto legislativo (PDL) para que o Congresso Nacional reconheça o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.

Leia mais...