Notícias
POLÍCIA Mais de 5,5 mil pessoas foram presas durante operações Lei Seca em MT
Mais de 5,5 mil pessoas foram presas por embriaguez ao volante, em Mato Grosso, durante as operações da Lei Seca realizadas entre 2019 a 2023. Nesse período, foram 728 operações coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em parceria integrada com instituições estaduais e municipais.
JUSTIÇA Flávio Dino reitera compromisso de atuar com imparcialidade no STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, reiterou nesta quinta-feira (22), em Brasília, o compromisso de atuar com imparcialidade nos julgamentos da Corte. No início desta noite, ele deu a primeira declaração à imprensa após a cerimônia de posse.
POLÍTICA Adiamento de reoneração para 2025 será negociado em projeto de lei
O adiamento da reoneração da folha de pagamento para 2025 será negociado no projeto de lei que substituirá a medida provisória editada no fim do ano passado, disse nesta quarta-feira (21) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele reuniu-se ao longo do dia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para discutir o projeto de lei.
“O presidente Pacheco fez uma proposta para o presidente Lula, que me consultou hoje pela manhã em relação ao fato de que os projetos que foram deliberados o ano passado pelo Congresso deveriam ser encaminhados em um projeto de lei com urgência constitucional.
POLÍTICA G20: Mauro Vieira critica paralisia da ONU em conflitos armados
A primeira reunião de ministros das relações exteriores do G20 começou agora há pouco na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. No discurso inaugural, o chanceler Mauro Vieira disse que é inaceitável a paralisia do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) diante do número recorde de conflitos no mundo, que ele estimou em mais de 170.
"As instituições multilaterais não estão devidamente equipadas para lidar com os desafios atuais, como demonstrado pela inaceitável paralisia do Conselho de Segurança em relação aos conflitos em curso. Esse estado de inação implica diretamente perdas de vidas inocentes. O Brasil não aceita um mundo em que as diferenças são resolvidas pelo uso da força militar. Uma parcela muito significativa do mundo fez uma opção pela paz e não aceita ser envolvida em conflitos impulsionados por nações estrangeiras. O Brasil rejeita a busca de hegemonias, antigas ou novas. Não é do nosso interesse viver em um mundo fraturado", disse o ministro.
POLÍCIA Polícia Civil prende cinco suspeitos de execução e ocultação de cadáver em Água Boa
Cinco criminosos foram presos nessa terça-feira (20.02), no âmbito da Operação Sodoma, deflagrada pela Polícia Civil no município de Água Boa (730 km a leste de Cuiabá) para esclarecer um crime de execução e ocultação de cadáver. Três investigados foram presos em cumprimento de mandado de prisão preventiva
POLÍTICA Câmara aprova projeto que obriga divulgação de lista de espera do SUS
A Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (21) projeto de lei que determina a publicação na internet da lista de pacientes que aguardam por cirurgias e exames nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Os deputados federais mudaram a proposta, que, desta forma, terá de retornar para votação no Senado.
POLÍCIA Abordagens da Lei Seca na ponte Sérgio Motta apreendem 82 motocicletas por irregularidades
Oitenta e duas motocicletas foram apreendidas durante duas ações simultâneas da Operação Lei Seca, na noite desta terça-feira (20.02), na Ponte Sérgio Motta, em Cuiabá e Várzea Grande, por falta de documentação, entre outras irregularidades identificadas. Ao todo, sete motoristas foram detidos por embriaguez ao volante e 243 veículos fiscalizados.
MEIO AMBIENTE Desmatamento na Amazônia cai 60% em janeiro deste ano
O desmatamento na floresta amazônica caiu 60% em janeiro deste ano, conforme monitoramento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Foi o décimo mês consecutivo de redução. Em janeiro de 2024, a área derrubada foi de 79 quilômetros quadrados (km²).
GERAL Prefeitura se manifesta sobre ação policial investigativa ainda em andamento no município
O Governo de Nossa Senhora do Livramento/MT esclarece que houve busca e apreensão de computadores e celulares, bem como documentos e demais materiais na manhã desta quarta-feira (21), no Paço Municipal e também em duas Secretarias (Obras e Desenvolvimento Rural) em decorrência de uma gestão compartilhada investigativa entre o Ministério Público Estadual, por meio do Núcleo de Ações de Competências Originárias - NACO Criminal, da Polícia Civil.
A Administração Municipal informa que tudo solicitado foi disponibilizado aos agentes, e que servidores públicos se colocaram à disposição para quaisquer esclarecimentos.
POLÍCIA Forças de Segurança impediram 18 invasões de terras e prenderam 64 envolvidos
Ações integradas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) impediram invasão em 18 propriedades rurais e urbanas, em Mato Grosso, ao longo de 2023, conforme dados da Superintendência do Observatório de Segurança Pública. Essas ocorrências resultaram na condução de 64 pessoas para delegacia.