Publicado em Sábado - 10 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ PM-MT

POLÍCIA Operação Carnaval terá reforço de 1,2 mil policiais militares em toda baixada cuiabana

A Polícia Militar deflagrou, nesta sexta-feira (09.02), a Operação Carnaval 2024, durante solenidade na Praça Ipiranga, no Centro de Cuiabá. Até a próxima quarta-feira (14.02), 1,2 mil policiais militares intensificarão o policiamento na Baixada Cuiabana

Leia mais...

@ Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
@ Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

SAÚDE Momento histórico, diz ministra sobre início da vacinação de crianças

Publicado em Sexta - 09 de Fevereiro de 2024

Ao comentar o início da vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos no Distrito Federal, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, avaliou o momento como histórico. “Há 40 anos, se espera uma vacina para a dengue. Tentamos trabalhar, já havia vacina desenvolvida, mas não tão bem sucedida. Agora, temos uma vacina incorporada ao SUS [Sistema Único de Saúde].”

“Mesmo sem epidemia, nós começaríamos essa vacinação porque a dengue é um problema de saúde pública há muito tempo. Neste momento, é muito importante falar dessa conquista que é termos uma vacina”, reforçou Nísia.

Leia mais...
Foto: Luiz Alves
Foto: Luiz Alves

GERAL Prefeitura garante ônibus extras para atender demandas de Carnaval e eventos religiosos de Cuiabá

Publicado em Sexta - 09 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ Secom-CBA

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), informa que haverá reforço nas linhas de ônibus durante a realização do Carnaval 2024 e dos eventos religiosos que acontecem entre os dias 10 e 13 de fevereiro. A medida visa adequar a oferta à demanda de usuários. Há uma programação especial de coletivos urbanos nas linhas que circulam nas proximidades da Arena Pantanal, onde vai acontecer a 37ª edição do Vinde e Vede, e também nas linhas que fazem proximidades com o Grande Templo na Avenida do CPA, onde ocorrem reuniões evangélicas.

Leia mais...
Foto: Secom-MT
Foto: Secom-MT

CONCURSO PÚBLICO SES prorroga prazo para inscrição em concurso público

Publicado em Sexta - 09 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ SES-MT

O prazo para inscrições no concurso público da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) foi prorrogado para as 16h do dia 14 de fevereiro. A informação foi publicada em edição extra do Diário Oficial desta sexta-feira (09.02). O pagamento da taxa de inscrição (DAR) poderá ser feito até o dia 15 de fevereiro

Leia mais...
Foto: Secom-MT
Foto: Secom-MT

GERAL Expediente nos órgãos estaduais na Quarta-feira de Cinzas (14) começa às 13h

Publicado em Sexta - 09 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ Secom-MT

O Governo de Mato Grosso publicou, em edição extra nesta sexta-feira (09.02), decreto que altera o expediente nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual na Quarta-feira de Cinzas (14 de fevereiro). Conforme o documento (veja ao final da matéria), neste dia, o expediente começa às 13h.

Leia mais...
@ Lula Marques / Agência Brasil
@ Lula Marques / Agência Brasil

POLÍTICA General defendeu rompimento institucional para manter Bolsonaro

Publicado em Sexta - 09 de Fevereiro de 2024

O general Augusto Heleno defendeu, durante a reunião da cúpula de governo do então presidente Jair Bolsonaro, rompimentos institucionais e uma “virada de mesa” antes das eleições de 2022. Na mesma reunião, o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) manifestou preocupação com o risco

Leia mais...
Foto: Luiz Alves
Foto: Luiz Alves

SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde recebe 50 mil testes rápidos de Covid-19

Publicado em Sexta - 09 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ Secom-CBA

O secretário de Saúde, Deiver Teixeira, recebeu nesta sexta-feira (8) a carga de 50 mil testes antígenos, conhecidos como testes rápidos para a Covid-19. Os testes foram comprados por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, para conter avanço da doença em Cuiabá.

Leia mais...

GERAL Ministério da Pesca não concorda com novas regras do "Transporte Zero"

Publicado em Sexta - 09 de Fevereiro de 2024 | por Robson Fraga, Assessoria

O deputado estadual Wilson Santos (PSD-MT) esteve nesta terça-feira (6), em Brasília, como ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. Em pauta, o andamento das discussões no Governo Federal sobre o novo decreto do Governo de Mato Grosso, publicado no dia 1º de fevereiro, que muda artigos da Lei 12.197/2023, conhecida como Transporte Zero.

No dia 25 de janeiro deste ano, o Supremo Tribunal Federal, através do ministro André Mendonça, tentou uma conciliação entre a União e o Estado para buscar a flexibilização da Lei 12.197/23, que proíbe o transporte, armazenamento e venda de peixes dos rios de Mato Grosso por cinco anos, a partir de janeiro de 2024.

Leia mais...
@ Carolina Antunes/PR
@ Carolina Antunes/PR

POLÍTICA Detalhes sobre tentativa de golpe de Estado expõem Bolsonaro e aliados

Publicado em Quinta - 08 de Fevereiro de 2024

O dia 8 de fevereiro foi o dia escolhido para a deflagração de uma operação da Polícia Federal (PF) que teve como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro e integrantes de seu governo, incluindo ministros de Estado e militares. Eles são investigados de formarem uma suposta organização criminosa para atuar na tentativa de golpe de Estado. A operação foi batizada de “Tempus Veritatis”, ou “Hora da Verdade” em tradução livre.

A operação foi deflagrada nesta quinta-feira (8) após o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, ter fechado acordo de colaboração premiada com investigadores da PF. O acordo foi enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) e já recebeu a homologação do STF.

Leia mais...
@ Arte / EBC
@ Arte / EBC

CONCURSO PÚBLICO Entenda como vai funcionar cadastro reserva do Concurso Unificado

Publicado em Quinta - 08 de Fevereiro de 2024

Quase 20 mil pessoas podem ser consideradas aprovadas no Concurso Nacional Unificado (CNU), o Enem dos Concursos, já que os editais preveem a formação do cadastro reserva com pelo menos o dobro do número de vagas disponíveis. Os concurso públicos, em geral, formam esse cadastro, além das vagas para preenchimento imediato. O CNU oferece 6.640 vagas em 21 órgãos federais.

Como o concurso tem duração de um ano, com possibilidade de ser prorrogado por mais um, as pessoas que foram aprovadas na lista de espera podem ser chamadas, dentro desse período, para ocupar a vaga de alguém que tenha desistido ou que não foi aprovado na fase de curso de formação ou prova de títulos, por exemplo. A homologação do resultado está prevista para 30 de julho,

Leia mais...