Notícias
GERAL Fapemat financia pesquisa em busca de novos resultados contra o câncer de mama
A doutora em Química da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Francine Pazini, junto com as pesquisadoras Stela Regina Ferrarini e Cássia Regina Primila Cardoso, desenvolveu uma pesquisa em busca de novos compostos para o tratamento de câncer de mama.
SISTEMA PRISIONAL Mato Grosso emprega 608 reeducandos em contratos com órgãos públicos e empresas
A Fundação Nova chance (Funac), unidade vinculada à Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), tem atualmente 33 contratos com empresas privadas e órgãos públicos de Mato Grosso para a utilização de mão de obra de reeducandos em atividades laborais diversas.
POLÍTICA Cronograma de liberação do FGTS será divulgado nesta segunda-feira
A Caixa Econômica Federal anuncia nesta segunda-feira (5) o cronograma de liberação do saque imediato de parcela de até R$ 500 por conta ativa ou conta inativa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Conforme a Medida Provisória nº 889, as liberações ocorrerão de setembro deste ano a março de 2020.
POLÍCIA Polícia Civil apreende adolescente com 7 quilos de maconha em Cuiabá
Oito tijolos de maconha foram apreendidos pela Polícia Civil, na noite de sábado (03.08), em Cuiabá, durante ação da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE). As peças totalizando cerca de 7 quilos da substância ilícita, estavam em poder de uma adolescente (B.L.S. de 17 anos), e seriam levadas para a cidade de Barra do Garças (509 km a Leste).
MEIO AMBIENTE Mato Grosso reduz desmatamento e áreas afetadas por queimadas
Embora ainda precise continuar a fazer o dever de casa, Mato Grosso vem reduzindo as queimadas e os desmatamentos em seu território. Entre 2017 e 2018, por exemplo, caiu de 1.561 para 1.490 a quantidade quilômetros quadrados desmatados, tendo sido, ao lado de Tocantins e Maranhão, um dos poucos Estados da Amazônia Legal a obter este resultado.
POLÍTICA Novo protocolo busca facilitar investimentos intra-Mercosul
Entrou em vigor esta semana o Protocolo de Cooperação e Facilitação de Investimentos Intra-Mercosul para Brasil e Uruguai, que já ratificaram o documento. Argentina e Paraguai ainda precisam incorporar o instrumento aos respectivos ordenamentos jurídicos para que o acordo passe a valer também para os dois sócios do bloco sul-americano.