Notícias
GERAL Recadastramento para servidores com salário suspenso começa nesta sexta-feira
O prazo para os servidores inadimplentes realizarem a atualização cadastral será reaberto nesta sexta-feira (20.10). Entre servidores e empregados públicos, 791 pessoas tiveram os salários de outubro suspensos por não terem feito o recadastramento, realizado anualmente pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges).
SAÚDE Ritmo de cirurgias aumenta e esvazia corredores do Hospital Regional de Cáceres
O Hospital Regional de Cáceres (220 km de Cuiabá/MT), que desde o dia 1º de outubro retornou para a gestão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), passa por readequações administrativas e técnicas. Um dos primeiros resultados pode ser visto no corredor central que antes vivia lotado, com pacientes em macas e cadeiras, e agora está vazio.
POLÍCIA Balanço parcial de operação aponta quadrilha desarticulada e 45 prisões
Uma quadrilha com sete pessoas, sendo cinco homens e duas mulheres, suspeita de cometer roubos na região de Vila Rica (1.276 km de Cuiabá), foi desarticulada em ação conjunta entre Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar. A prisão do grupo faz parte das ações da Operação Bairro Seguro, deflagrada nesta quinta-feira (19.10) nos 141 municípios do Estado.
POLÍCIA Polícia Civil apreende 126 tabletes de maconha em Tangará da Serra
A ação resultou na prisão de dois homens e uma mulher e na apreensão de uma arma de fogo. Os suspeitos Miguel Abelha Netto, 37, conhecido como “Nettão”, e Marli Teresa de Candido, foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. O terceiro envolvido, E.K.S., 37 anos, responderá por porte ilegal de arma de fogo.
POLÍTICA TJ determina junta de conciliação para caso envolvendo assentados e Boi Gordo em MT
O conflito rural envolvendo a massa falida de Fazendas Reunidas Boi Gordo S/A, na posse das Fazendas Realeza do Guaporé I e Realeza do Guaporé II, situadas na Rodovia BR 174, km 477, em Comodoro, e as cerca de 500 famílias de posse das terras pode estar perto do fim.
MEIO AMBIENTE Ministério Público Federal investiga causas de incêndio na Terra Indígena Tadarimana em Mato Grosso
O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT) instaurou inquérito civil público para verificar as causas do incêndio que atingiu a Terra Indígena (TI) Tadarimana, na região de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Estima-se que as chamas tiveram início em 29 de agosto.
MEIO AMBIENTE MPF/MT pede que Justiça reconsidere decisão que restringe direito de manifestação dos Munduruku
O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT), por meio da unidade em Sinop, requereu que a decisão liminar proferida pelo juiz federal da 2ª Vara da Subseção Judiciária no município, Marcel Queiroz Linhares, seja reconsiderada. A intenção do MPF/MT é que o texto seja alterado e, que na decisão, conste expressamente que o fato dos indígenas da etnia Munduruku estarem impedidos de acessar tanto as obras da Usina Hidrelétrica São Manoel quanto seus funcionários, não os restrinja de se manifestarem e realizarem ações cívico-políticas de protestos no entorno dos locais, assim como na cidade.
POLÍCIA Acusado de latrocínio que vitimou policial militar aposentado é preso no Ceará
Uma operação integrada da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso e Polícia Civil do Ceará levou a prisão Welington Marques Leite, o “Lokinho”, apontado como um dos autores do latrocínio que vitimou o sargento da Polícia Militar, Carlos Venero da Silva, ocorrido em fevereiro deste ano, em Várzea Grande.
POLÍTICA Oposição vence no TJ e garante mais tempo para discutir a PEC dos Gastos
A tentativa do bloco governista da Assembleia de acelerar a votação da PEC 10 (Teto dos Gastos) não deu certo. O desembargador Sebastião Barbosa Farias acatou o pedido da oposição e garantiu cinco dias para que os deputados possam analisar a proposta, contrariando a decisão do presidente da AL, Eduardo Botelho (PSB), que havia concedido apenas 24h. Caso não haja uma sessão extraordinária, a PEC só entrará em pauta na ordinária de terça (24).