Notícias
GERAL Intermat firma parceria com MDA e defende tema fundiário na pauta da COP30
O Intermat representou Mato Grosso em um encontro nacional que discutiu os desafios da regularização fundiária no Brasil. O evento reuniu governos estaduais e foi considerado um espaço de troca de experiências, em que erros e acertos foram debatidos com foco em avançar em políticas públicas para o setor.
POLÍCIA Suspeitos são flagrados com cigarro do Paraguai e porção de maconha em abordagem da PM
Dois homens, de 47 e 19 anos, foram presos em flagrante pela Polícia Militar por crime de contrabando, nesta segunda-feira (8.9), no município de Querência. Com os suspeitos, a PM apreendeu 480 carteiras de cigarro contrabandeadas do Paraguai.
POLÍTICA Gleisi critica EUA por fala de uso de "poder militar" contra o Brasil
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, criticou nesta terça-feira (9) declaração do governo dos Estados Unidos de que o país poderia usar seu "poder militar" para retaliar o Brasil por causa do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
CIDADE Orla de Santo Antônio do Leverger será entregue em breve com calçadão, bares e playground
As obras de construção da nova orla de Santo Antônio do Leverger entraram na fase final e já estão com mais de 90% de execução. Os trabalhos estão já na fase de acabamento, com a empresa responsável finalizando a instalação do piso.
GERAL Mais de 80 mil contribuintes já estão em dívida ativa por atraso no IPVA 2025 em MT
Os contribuintes com atraso no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), referente ao ano de 2025, ainda têm a oportunidade de regularizar sua situação antes de os valores serem inscritos em dívida ativa e, assim, evitar a judicialização.
POLÍTICA Líderes do Brics defendem ampliação de mecanismos de comércio no bloco
Os líderes dos países do Brics discutiram, nesta segunda-feira (8), como ampliar os mecanismos de comércio entre as nações do bloco de países emergentes. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva organizou uma cúpula virtual com o objetivo de coordenar estratégias centradas no multilateralismo
POLÍCIA Líder de facção alvo da Operação Ludus Sordidus volta a ser preso em Cuiabá
O principal alvo da Operação Ludus Sordidus, deflagrada pela Polícia Civil no mês de agosto, com alvo em uma facção criminosa envolvida em crimes diversificados, dentre eles, jogos de azar, estelionatos, tráfico de drogas e lavagem de capitais, teve um novo mandado de prisão preventiva cumprido na manhã desta segunda-feira (8.9), em Cuiabá.
POLÍCIA Homem que matou ex-namorada a facadas é preso após se apresentar com advogado
A Polícia Civil cumpriu, no final da tarde de sexta-feira (5.9), o mandado de prisão contra o autor do feminicídio ocorrido no município de Novo Santo Antônio. O suspeito, de 28 anos, se apresentou na Delegacia de Polícia de Ribeirão Cascalheira acompanhado de um advogado.
O foragido era ex-namorado da vítima, e estava com a prisão preventiva decretada por homicídio qualificado (feminicídio). O homem vinha sendo procurado pelos policiais civis e militares desde o dia do crime.
A vítima, Maquiane de Brito Arruda, de 28 anos, foi morta dentro de sua residência no bairro Vila Trindade, no município de Novo Santo Antônio, no dia 28 de agosto.
GERAL Judocas de Tangará da Serra brilham em Buenos Aires e conquistam ouro, prata e bronze
A equipe de judô da Escola Estadual de Tempo Integral Ramon Sanches Marques, de Tangará da Serra, levou o nome de Mato Grosso ao pódio durante a 26ª Copa Hacoaj Internacional de Judô, realizada nos dias 6 e 7 de setembro, em Buenos Aires, Argentina.
GERAL Aldeias Umutina e Menanehaliti abrem portas ao turismo sustentável em Mato Grosso
Duas comunidades indígenas de Mato Grosso receberam a Carta de Anuência emitida pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para o desenvolvimento de atividades turísticas em seus territórios a partir deste ano de 2025. O documento, com validade de três anos, autoriza de forma oficial a realização de projetos de ecoturismo e etnoturismo, respeitando as tradições, a cultura e o modo de vida de cada povo.
A autorização foi concedida à Associação Indígena Balatiponé-Umutina, responsável pelo plano de visitação na Terra Indígena Umutina, que envolve seis aldeias, e às Associações Waymare e Halitinã, que coordenam o Plano de Visitação Menanehaliti, que compreende cinco aldeias.